Na foto, jogadores do Palmeiras comemoram o título e o acesso para a série A 2014.


O objetivo do Palmeiras foi alcançado no ano de 2013. Com certeza os torcedores palmeirenses não esperavam outro resultado para o ano, se não o acesso para a série A, acompanhado do título. Com uma campanha muito boa o verdão retornou à elite do futebol nacional. Foram vinte e quatro vitórias, sete empates e sete derrotas. O Palmeiras se tornou o grande campeão da série B com 79 pontos, sete pontos a mais que a vice-campeã Chapecoense. 

O time de Santa Catarina que vem crescendo de uma maneira até surpreendente no cenário nacional, vai disputar pela terceira vez na sua história uma série A. O clube do oeste catarinense terminou a série B com 72 pontos, alcançando a marca de vinte vitórias e apenas seis derrotas. Uma derrota a menos para o Palmeiras. Se algo impediu o verdão do oeste de brigar até a última rodada pelo título, foi por conta do grande número de empates. Foram doze empates na competição e isso custou caro para os catarinenses. 

Na terceira colocação da série B tivemos o Sport Recife, com 63 pontos. O clube pernambucano venceu o mesmo número de jogos da Chapecoense, empatou apenas três, mas sofreu com 15 derrotas no torneio. O ataque do Sport até foi positivo, foram 64 gols marcados, atrás apenas do Palmeiras, que marcou 71 gols, mas a defesa deixou a desejar, sofrendo incríveis 56 gols. 

A última vaga para a primeira divisão de 2014 ficou com o Figueirense. O Furacão do Estreito conquistou o acesso de uma maneira surpreendente, arrancando nas últimas rodadas, logo após golear o Avaí na Ressacada por 4 a 0. A goleada sobre o maior rival na trigésima terceira rodada com certeza serviu como combustível para o time catarinense chegar até a última rodada com chances de conquistar o acesso. 

Três clubes chegaram na última rodada, brigando por apenas uma vaga para a Série A 2014: 

Na última rodada, Figueirense, Icasa e Ceará chegaram com chances claras de buscar o acesso. O Figueirense só dependia de si, mas apenas empatou com o Bragantino, em 1 a 1. Enquanto isso, Icasa e Ceará jogaram fora suas chances de ir à elite, quando saíram derrotados por Paraná e Joinville, respectivamente. Os clubes nordestinos não aproveitaram a oportunidade que tiveram. Com o tropeço do Figueira, Icasa e Ceará só dependiam de suas próprias forças, de uma vitória para conquistar o acesso. Mas, ambos perderam seus jogos.

Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA caem para a terceira divisão:

Nem tudo são flores. Se acima falamos sobre a festa dos quatro clubes que retornaram para a elite do futebol nacional, agora vamos falar sobre a tristeza que torcedores de quatro equipes sofreram com as quedas de seus clubes do coração para a "sofrida" série C. 

Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA foram rebaixados para a "terceirona". Dois clubes chamam a nossa atenção: O Paysandu, conhecido por todos nós, com uma imensa torcida, retornava esse ano da terceira divisão que disputou em 2012, para a série B. Muitos no início da competição apostavam no clube paraense e colocavam como um dos favoritos ao acesso. O outro time que decepcionou, no meu ponto de vista, foi o São Caetano, aquele mesmo, que jogou duas finais de brasileirão (2000 e 2001), uma final de libertadores (2002) e foi campeão paulista em 2004. 

Artilharia de 2013:

31 gols: Bruno Rangel (Chapecoense) 
22 gols: Marcos Aurélio (Sport)
20 gols: Magno Alves (Ceará)
14 gols: Alan Kardec (Palmeiras), Lima (Joinville), Rafael Costa (Figueirense) e Rodrigo Silva (ABC).
Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

6 comments so far,Add yours

  1. Grande matéria André!

    Sobre Palmeiras, ok, fez a obrigação, mas acho que á fez com louvor, Paulo Nobre conseguiu montar um time bastante competitivo com algumas peças boas e muitas outras peças de reposição não de nível de Palmeiras exatamente, mas acima do nível de Série B, um elenco que foi até inchado, mas que foi efetivo e Gilson Kleina soube usálo de forma correta e coerente, conseguindo mantêr todos motivados dentro do elenco, o Palmeiras pode inclusive repetir o feito do CAP (sabemos que ele e o Goiás voltaram da Série B para fazer excelente campanha) e chegar forte em 2014. sobretudo se o nível da Série A, seguir tão baixo.

    A Chapecoense foi uma grata surpresa, um time bem montado e com Bruno Rangel, que mostrou que centroavante bom é o que FAZ GOL, o resto é "plus". Apenas temo que o time se enfraqueça demais para 2014 e seja um saco de pancadas como foi o Náutico esse ano.



    Eu apostava para a última vaga nos clubes do Ceará, não deu, parabéns ao Figueira pelo surpreendente acesso, a arrancada magnifica na reta final após um campeonato de muitas dificuldades, do qual ele era um dos favoritos.

    Infelizmente o Papão não teve forças para se mantêr, e o São Caetano é o típico exemplo de time Paulista que recebe o apoio de uma empresa e do Municipio e caminha para a morte quando perde isso, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Adriano. Mas sobre o Palmeiras, o clube levou muita, mas muita sorte que a Chapecoense tropeçou em diversos momentos no meio do caminho. Se não fosse o número alto de empates, o verdão do oeste brigaria por esse título. Pra mim já não é mt surpresa ver a Chapecoense brigando ali em cima, pq eu vejo o trabalho, muito bom por sinal, que a diretoria deles vem fazendo. O clube recebe um apoio muito grande da cidade (Chapecó) também. Em 2014 a briga é para permanecer na elite, mas se ficar, deve dar trabalho a partir de 2015. Tem tudo para se tornarem um clube muito bem estruturado futuramente ...

      Excluir
    2. Assim espero viu André, quanto mais equipes fortes surgindo, melhor pro nosso futebol. Mas tenho medo de investimentos públicos, veja o caso da A.D São Caetano. Depende muito da administração, de que partido é, se simpatiza ou não com a "causa".

      Excluir
  2. André, só uma correção: não é a primeira vez que a Chapecoense disputa a Série A, é a terceira. Já disputou em 1978 e 1979

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh amigo, vou corrigir ali. Obrigado pela correção. Toda ajuda é bem vinda!

      Excluir
    2. Nossa, eu achava que era a 1ªvez também, grato Tarta!

      Excluir