A foto é emblemática. Mostra com fidelidade o momento que o Grêmio vive: união de todos e vontade de alcançar o objetivo final. No entanto, sabemos que a trajetória é complicada e isso ficou mais do que comprovado no confronto da noite de ontem (23/10). O Grêmio derrubou um gigante ontem, com a marca registrada do time comandado por Renato Portaluppi: se não joga um futebol que encha os olhos da crítica, sobra vontade, espírito de equipe e organização tática.

O Corinthians é simplesmente o atual campeão mundial. Isso por si só já valoriza a classificação obtida pelo Grêmio. No entanto, a questão foi muito além disso. Grêmio e Corinthians fizeram um confronto de iguais, e não estou falando da grandeza dos dois clubes, já que isso é algo que ninguém discute. Os times atuais possuem as mesmas virtudes e defeitos: defesas muito fortes e ataques fraquíssimos, treinados por profissionais qualificados e vencedores. Foi um confronto marcado pela entrega de ambos os lados, marcação forte e pouca efetividade no ataque. Enfim, um equilíbrio total e absoluto. A manutenção do resultado de 0x0 tanto em São Paulo quanto em Porto Alegre acabou, dadas as circunstâncias, sendo normal e previsível. A decisão acabou, então, no drama da disputa de pênaltis. Eis que aparece, então, Dida. Ele mesmo, que chegou a ser criticado por uma parcela de gremistas por "não defender mais pênaltis como fazia no passado". Pois o gigante adormecido resolveu despertar e se transformou em uma barreira quase intransponível, fazendo 3 defesas dos 5 pênaltis cobrados pelo Corinthians. Foi uma noite dramática, mas digna de grandes jornadas épicas do passado do Grêmio. Um verdadeiro teste para cardíaco num jogo de iguais, onde qualquer um deles poderia sair vencedor. Enfim, foi uma daquelas vitórias que emocionam o torcedor, lavam a sua alma e o enchem de confiança para as próximas batalhas que estão no horizonte, que serão tão complicadas como esta contra o valente time do Corinthians.

Na verdade, todo este drama para a torcida do Grêmio poderia ter sido evitado se um dos "protegidos" da torcida não fosse um jogador tão burro e irresponsável. Mais uma vez, Vargas desapontou e deixou o Grêmio na mão quando se precisou dele: bateu um tiro de meta com a goleira corinthiana vazia no primeiro tempo, errou um gol inacreditável (somente ele e o goleiro Walter no lance) no segundo tempo, e foi expulso de forma infantil e inaceitável para um jogador experiente e titular de seleção classificada para a Copa do Mundo. Eu já escrevi uma crônica aqui neste blog falando verdades sobre o Vargas e acabei criticado por isso, mas eu não me abalo e o meu pensamento continua o mesmo: este jogador não serve para o Grêmio, só nos prejudica quando precisamos dele, e por mim pode comprar uma passagem só de ida para a Itália. A minha bronca só não é maior porque conseguimos a classificação APESAR dele, mas isso não significa que vou fechar os olhos para algo que já se mostrou nocivo ao Grêmio em situações passadas e que ainda podem acabar se repetindo novamente nessa reta final. Torço para que não aconteça, mas sinceramente, tenho este temor.

Foi uma vitória com a cara do Grêmio copeiro e peleador. O Grêmio pegador, operário, solidário, que "xoga fêo e dá balón" como adora dizer o nosso adversário que nunca nos esquece. Tudo isso com organização tática e sem precisar dar pontapé em ninguém. Exatamente como o Grêmio dos tempos áureos jogava futebol, e que Renato Portaluppi resgata a cada partida. Eu não tenho como garantir que seremos campeões, mas uma certeza eu tenho: nós não vamos nos entregar, e quem quiser nos despachar vai precisar lutar mais do que nós. Tenho muito respeito pelo Atlético-PR, que é o nosso adversário da semifinal. Está fazendo um ano muito bom, tem um time muito bem montado e não chegou até esta fase por acidente. Também tenho muito respeito pelos semifinalistas do outro lado da chave Flamengo e Goiás. Agora, também não tenho medo de nenhum desses 3 adversários. E eu sei que todos eles também nos respeitam e sabem que estão enfrentando um gigante que é o maior vencedor desta competição. O sonho da 5ª estrela continua vivo. Todos tentam, mas só o Grêmio pode ser penta. E do jeito que o Grêmio está jogando, isso tem grandes chances de acontecer. Vamos à luta, Imortais Tricolores. NADA PODE SER MAIOR!

Saudações gremistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours