Hoje, 12 de Outubro de 2013, o Coritiba completa 104 anos de glórias. É nessa data que cada torcedor coxa-branca se emociona, ao lembrar de momentos épicos como a conquista do brasileirão, no Maracanã, os 36 títulos paranaenses, o Torneio do Povo em 1973, muitos dizem que esse título não tem importância, porém o mesmo foi o primeiro ganho por um time do Sul do Brasil.



Exatamente nesta data, há exatos 104 anos, um grupo de curitibanos se reuniu no Teatro Hauer e tratou dos detalhes relativos à viagem e ao confronto contra um grupo de jogadores da cidade Ponta Grossa, que veio acontecer 12 dias depois, nos Campos Gerais. Em janeiro de 1910, o dia 12 de outubro foi oficializado como a data de fundação do Coritiba Foot Ball Club. De lá para cá se passaram 104 anos de vitórias e alegrias com as conquistas. E, a cada dia, a razão de ser do clube se renova, com o nascimento de um novo coxa-branca.






Há vários jogos que jamais vão sair da memória de um coxa branca, citarei das últimas décadas:

Anos 80:

 Coritiba 1x1 Bangu, com um campeonato confuso, o Bangu acabou chegando à uma final de campeonato Brasileiro. A final foi em um jogo, na capital carioca. Quem ganhasse o jogo, levava a taça. O Coritiba abriu o placar com Indinho mas o Bangu acabou empatando quando Lulinha chutou e a bola desviou, enganando o goleiro Rafael. Então a final foi para os pênaltis e coube ao Gomes bater a última cobrança. Coritiba campeão de 1985.





Anos 90:

O Coritiba tinha passado pela sua maior crise da história, sem ganhar títulos desde 1989, o Coxa foi a mais uma final de campeonato paranaense contra o Paraná Clube. Precisando de uma vitória o coxa fazia pressão e nos acréscimos o Darci, faz o gol do título.



Anos 2000:

Depois de um rebaixamento, em 2005, veio o inesperado e o coxa não consegue subir em 2006. Mas em 2007 o verdão foi muito bem e com várias rodadas conseguiu o acesso. A torcida queria o título, para coroar a subida, e mais uma vez o título veio com sofrimento. No jogo Santa Cruz x Coritiba, em Recife foi emocionante. O zagueiro Henrique abre o placar para o Coritiba. Depois os pernambucanos viraram o jogo, todos estavam se conformando com o vice e os jogadores do Ipatinga comemorando o título da série B. Mas havia 9 jogadores em campo (dois jogadores do coxa foram expulsos) que ainda acreditavam e aos 45 minutos Keirrison empata a partida, faltava um gol e no ultimo minuto do campeonato o iluminado Henrique Dias vira a partida, Coritiba campeão da Série B:





Anos 2010

Em 2011 o  Coxa vinha de 23 vitórias seguidas, algo nunca visto no mundo, o coxa era o favorito para ganhar o jogo. Mas ninguém imaginava que seria um jogo de tantas comemorações. Coritiba aplica 6x0 no time do Palmeiras. No primeiro tempo Emerson abre o placar após um escanteio, no segundo gol Bill passa a bola para Davi concluir e fazer 2x0, minutos depois Leo Gago chuta de longe, a bola desvia e engana o goleiro Marcos e fecha o placar do primeiro tempo em 3x0. No Segundo tempo Bill entra na área e sofre pênalti, ele bate e converte. Quando todos acharam que o placar ia ser de 4x0, após os 40 minutos, o Geraldo faz o 5°do coxa. Nos acréscimos o atacante Anderson Aquino quis fazer o seu também, Coritiba 6x0 Palmeiras, jogo inesquecível para qualquer um que estava no Couto Pereira.




Parabéns ao time mais glorioso do Paraná, time na qual tem mais títulos e mais torcida que o seu rival. Já é 104 anos de alegrias e conquistas, que seja assim nos próximos anos, que hoje vença o Vitória. Esse é o presente de aniversário ideal para o Coxa....


Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours