A série de 5 vitórias consecutivas do Grêmio foi encerrada na noite desta terça-feira (03/09), no Estádio Serra Dourada. Definitivamente, este não é um lugar que traz boas recordações ao Grêmio. É impressionante como o Grêmio não leva sorte jogando neste palco, principalmente quando o adversário é o Goiás. Eu só me lembro de ter visto UM triunfo gremista sobre o time esmeraldino, e isso aconteceu há 5 anos atrás. Sabendo desse histórico negativo, já estava, digamos, preparado para algum resultado que não fosse a vitória. Sabia que seria um jogo dificílimo, e isso acabou se confirmando.

O Grêmio entrou em campo mantendo a proposta que vem dando resultado nos últimos jogos: 3 zagueiros e 3 volantes. No lugar do suspenso Rhodolfo entrou Gabriel e no lugar do também suspenso e convocado para a seleção paraguaia Riveros entrou o jovem prata-da-casa Matheus Biteco. Renato Portaluppi foi coerente com os resultados positivos que o seu esquema vinha apresentando. E o time fez, mais uma vez, uma apresentação razoável de acordo com aquilo que se propunha. No entanto, existe um ditado popular que diz "um dia da caça, outro do caçador". Se na partida passada contra a Ponte Preta uma falha individual do zagueiro Betão (o mesmo cabeça-de-bagre que ajudou a rebaixar o Corinthians em 2007 e nesse ano ajudará a rebaixar a Ponte Preta) acabou decidindo o jogo, ou seja, vencemos por um erro individual de um jogador adversário, hoje foi a vez de um jogador do Grêmio cometer um erro individual e, com isso, fazer com que o time acabasse derrotado.

A vitória do Goiás começou em um lance verdadeiramente bizarro, daqueles dignos de filmar nas peladas e enviar ao quadro "Bola Murcha" do Fantástico, programa dominical da Rede Globo. Os "craques" do futebol de várzea certamente ficariam envergonhados de ver um lance tão grosseiro, digno dos piores pernas-de-pau. O goleiro Dida resolveu tentar mostrar alguma habilidade com os pés numa bola recuada normalmente para ele. Ele tinha opções como dominar e tocar tranquilamente para o outro lado, ou então simplesmente dar um balão na bola. Mas não, ele resolveu mostrar toda a sua "qualidade" e acabou fazendo o q? Pegou na orelha da bola que acabou sendo um passe no peito do Walter, que aí só precisou cortar pro lado e chutar pro gol vazio. Esse erro crasso do Dida acabou quebrando toda a proposta vitoriosa do Imortal Tricolor nos últimos jogos, encaminhando a nossa perda da sequência de vitórias. O Grêmio sabia que o jogo era difícil e perigoso, portanto, não havia espaço para erros. Mas errou, e acabou pagando o seu preço por isso. O segundo gol do Goiás, do mesmo Walter (por sinal, preferem falar mais do seu excesso de peso do que do ótimo futebol que joga, mostrando um preconceito contra o jogador só por ele ser gordinho, o que eu considero inaceitável), foi apenas uma consequência natural de um jogo que acabou se desenhando de forma favorável aos esmeraldinos por causa do erro do Dida. Por sinal, foi um golaço de puro talento do Walter: balãozinho no zagueiro e chute maravilhoso de fora da área.

Uma hora a derrota aconteceria, é impossível vencer todos os jogos. Ela acabou acontecendo num jogo considerado "perdível". Claro que perder sempre é ruim e nunca queremos, mas temos que analisar o contexto, e uma derrota para um Goiás que sempre foi uma pedra no sapato do Grêmio jogando no Serra Dourada, que tem um time razoável e um grande jogador no seu ataque (mesmo pesando 100kg, o que para muitos é praticamente uma aberração, como se o peso determinasse a qualidade de um jogador), e que está invicto há 2 anos em casa, convenhamos, não é motivo para fazer terra arrasada, achar que está tudo errado, pensar que o esquema é um fracasso, etc. Só precisamos que erros individuais como o do Dida não aconteçam mais, pois podemos pagar um preço bem alto lá na reta final e decisiva do campeonato por causa disso. Essa derrota não muda em nada a minha confiança sobre o desenrolar do campeonato. Estamos no caminho certo e a derrota de hoje foi apenas um tropeço, algo que acontecerá com todos os concorrentes. Que venha a Portuguesa para fecharmos o turno com uma vitória e continuar no bloco da frente que luta pelo título. Temos todo o returno pela frente para buscar o que queremos. Estamos na luta.

Saudações gremistas
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours