O Grêmio fez a sua estreia na Copa do Brasil 2013 na última quarta-feira (21/08). O time comandado por Renato Portaluppi vinha de 3 vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, e apostou corretamente na manutenção do time e do esquema que vinham garantindo os êxitos até então.

Mais uma vez o Grêmio confirmou, dentro de campo, a sua fase de estabilização. O time, jogo a jogo, vai se acertando, apesar de alguns altos e baixos que ainda são normais nessa fase. As apresentações do time, se ainda não são de encher os olhos, ao menos têm conseguido os resultados, fazendo uma luz aparecer no fim do túnel para a nossa torcida. E esse jogo contra o Santos não foi diferente em matéria de atuação do time.

O Grêmio controlou bem o jogo. O Santos, ainda vivendo uma fase de remonte de time após a saída de Neymar, não causou grande perigo para a defesa tricolor. Após um equilíbrio no primeiro tempo, onde ambos os times "quebraram a bola" e não criaram nada, justificando um entediante 0x0, o Grêmio passou a criar e ameaçar mais no segundo tempo. Como tem sido costume nos jogos sob o comando de Renato, o Grêmio sempre joga melhor no segundo tempo em relação ao primeiro. Porém, dessa vez, o nosso ataque não funcionou. Barcos, Kleber e, principalmente, Souza, erraram gols. A chance do Souza, então, foi inacreditável: o goleiro Aranha já estava vendido, deitado no chão, e ele, desequilibrado, conseguiu chutar para fora a bola com a goleira escancarada.

Já eram mais de 35 minutos do segundo tempo quando Renato, já aceitando o 0x0, resolveu tirar Kleber e colocar o jovem volante Matheus Biteco em campo. Pensamento adequado para o momento do jogo e pensando inteligentemente no confronto de volta em Porto Alegre. Porém, não deu 30 segundos após a substituição, o Santos deu a saída de bola e, como se fosse um castigo, ACHOU um gol numa jogada isolada, sendo que não tinha criado rigorosamente nada o jogo inteiro. Quebrou todo o planejamento feito pelo nosso treinador, e agora temos um prejuízo pra reverter.

Eu estou esperançoso. O resultado de 1x0 para o Santos não diz o que foi o jogo. O Grêmio fez uma boa partida, controlou bem, criou oportunidades, e acabou levando um gol quando era melhor em campo. Não tem que mudar nada de jogadores e esquema por causa de uma derrota acidental. Isso faz parte do futebol, temos mais time, temos uma torcida que comparecerá em peso na Arena, e temos um prejuízo que não é nada impossível de ser revertido. Confio na classificação, só depende de nós. Mas antes, voltemos ao Campeonato Brasileiro porque precisamos vencer o Flamengo em Brasília para continuar a nossa caça ao Cruzeiro e ao Botafogo.

Saudações gremistas!
Compartilhe:

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours