Amigos, tivemos o aniversário do controverso Superstar, John Cena. Então eu fiz uma crônica que analisou de forma IMPARCIAL a carreira deste Superstar que desde (praticamente) o início de sua carreira esteve no topo. Eu iria falar esta semana sobre "The Undertaker", mas como o tema da semana passada desagradou tanto á Cenations, como á "Cena Haters" que criticaram meus argumentos e gostariam que eu tivesse sido mais PARCIAL á bem ou á mal (coisa que eu jamais serei). Faz-se necessário tratar sobre esse tema hoje.

Amigos, algo que ficou bem claro após essa Crônica é que muita gente vê WWE e o Wrestling em geral apenas no que diz respeito á Ring, e esta é uma indústria muito maior do que o resumo do que acontece dentro do Ring. Vejam, eu tive que ler de Cenations: "Como pode dizer que Cena não chegou onde merecia, ele venceu tudo", "É leviandade dizer que Cena foi carregado na técnica nos combates, Cena carregou eles." Vejam, Cena foi carregado na parte TÉCNICA dos combates sim, afinal, a parte técnica o que é? Vamos fazer um paralelo com o futebol; No futebol o jogador técnico é aquele batedor de faltas, que passa corretamente, isso é técnica, o JOGO BONITO. Já há aqueles que jogam com a força. Nos grandes combates de Cena, como eu citei lá: Michaels, Taker, Punk, Edge, Mysterio..Os adversários carregaram a parte TÉCNICA com variedade e plasticidade de movimentos, e Cena carregou a parte de força, com seus Slam's, Suplex, e suas "reações fenomenais" que lhe rendem para os maldosos o apelido de "SuperHero". Uma bobagem. Já os seus Haters disseram: "Foi uma Crônica, 'Pró-Cena', "Cena não é lutador", "Cena não tem talento", "Cena não merece o Main-Event", e por aí vai.

Gente, a WWE é uma Industria de ENTRETENIMENTO ESPORTIVO, assim como a TNA á cada ano vai se tornando mais, será que isto está claro para as pessoas. Vieram me falar que os Superstars que tem alterações na sua Gimmick Original, ou que (vejam a heresía) recebem PUSH da empresa, não merecem respeito. Vieram me falar que os Superstars tem que ser o que são. Oras, quer dizer que Undertaker deve ser o Deadman em sua casa? Kane é sempre um monstro? Jeff Hardy vai pra cama com a cara pintada? Oras por favor. É necessário entendermos uma coisa, NADA acontece na WWE ou na TNA que esteja FORA DO ROTEIRO, nada acontece nessas empresas que não receba o crivo dos Oficiais e do ChairMan. É simples de se notar isso quando temos na WWE golpes de nomes como Orton, CM Punk e Sheamus que foram vetados. Ou vocês acham que Punt Kick e Pale of Justice foram cortados á toa?

Vocês sabem o que é Push? Push é a visibilidade que a Empresa dá para seu lutador, não existe interpretação CONSPIRATÓRIA, não existe "Invenção de Talento", existem (justas ou não) medidas da empresa para dar visibilidade maio ao Wrestler, isso é o Push, Sheamus chegou destruindo tudo e todos, foi Breakout Superstar of the Year, WWE Champion "Relâmpago", isso foi um Push, mas não foi leviano, cada Superstar que tem chance, isso já é um Push, NÃO EXISTE outra interpretação para esse termo no Pró-Wrestling.

É necessário para que possamos entender as companhias principais do Wrestling, entendermos o seu aspecto de negocio, Cena tem vocação para Face, ele consegue convencer as crianças com seu comportamento que por vezes é até infantil, suas vestes (criadas pela WWE) sua imagem caricata que agrada as mulheres (muito pela parte física) e por fim, seus discursos, que graças á uma boa voz conseguem convencer aos Pais dos consumidores de Cena, que são também fãs, que permitem que seus filhos confiem nele, por também estarem convencidos de que Cena é um bom "Mocinho", o mesmo se aplica á Sheamus e sua imagem caricata, que rendeu muito á WWE após o Face-Turn. Tudo nestas companhias tem uma razão de ser, por que a a TNA apostou tanto em nomes como Hulk Hogan e Jeff Hardy, por que ela precisava se ligar á grandes Entertainers, á figuras que hoje são até Folclóricas dentro da companhia para atrair uma fatia maior de espectadores.

Nada acontece por acaso, é tudo milimetricamente pensado, é claro que há muitas falhas na equipe criativa dessas duas grandes companhias, mas ao ver deles o que estão fazendo é correto. Portanto, é um erro colocar o Wrestling como armado, ou como uma luta onde os golpes não acertam, eu já ví isso Ao Vivo em SP, (House Show do RAW em SP) 70% do que ví os golpes acertaram de forma bem credivel, o que temos que entender é que nessas companhias existe um ROTEIRO á ser seguido, que determina basicamente as sequências que devem ser executadas, o tempo médio de cada combate, e por fim, qual deve ser o resultado final. Mas nem por isso deixa de ser interessante, temos que acompanhar de forma lúdica, e apreciar o show.

Portanto, temos que apreciar o Wrestling com isenção, com parcialidade, conhecendo os métodos de negócio, sabendo a importância que deve ter o fator FATURAMENTO, tudo tem a sua razão de ser, e temos que ver de forma lúdica e livre de Preconceitos, o Pró-Wrestling pode e deve ser interessante, mesmo com seu Roteiro e com os fatores que lhe rendem faturamento, basta que tenhamos bons combates e boas histórias, e felizmente nomes como: CM Punk, Sheamus, Randy Orton, Chris Jericho, Jeff Hardy (Apesar de estar Folclórico), Austin Aries, Daniel Bryan, Kane, Dolph Ziggler, e por que não o Main-Eventer John Cena (claro, que falta gente aí, mas taí a parte controversa disso) são capazes de nos proporcionar os bons combates, basta então que os homens das "Equipes Criativas" destas companhias façam sua parte.


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours