Estou lendo uma série de textos do jornalista norte-americano do New York Times Larry Rohter. Ele trabalhou no Brasil como correspondente no período do governo Lula. Em uma leitura dos textos do jornalista me chamou atenção o título do texto que dizia: “Praias para os esbeltos, onde as calorias se revelam”. A crônica foi escrita em 13 de janeiro de 2005.


O artigo começa com seguinte pergunta: “brasileiros gordos?” interrogando uma pesquisa oficial feita em 2005, que dizia que o brasileiro estava vivendo uma epidemia de obesidade.


A pesquisa foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o relatório dizia que cerca de 40% da população adulta brasileira estava acima do peso. Na época, um em cada dez adultos, ou mais de 10 milhões de pessoas, sofriam obesidade, segundo os padrões internacionais. 

Tanto o levantamento como o artigo do jornalista mostram a então preocupação de nutricionistas e médicos diante da situação epidêmica de obesidade, a partir da explicação dos hábitos alimentícios do brasileiro. A então realidade: o brasileiro estava se alimentando mais.

E hoje, qual a preocupação dos especialistas? A epidemia da fome voltou e já estava nas portas do brasileiro bem antes da Covid-19. O Brasil retornou para o mapa da fome. O desemprego sobe a cada semana, estamos vivendo um cenário apocalíptico. O País que se preocupava com a obesidade do povo, hoje, se preocupa com a fome que arrasa. A conclusão que o jornalista Larry Rohter chegaria hoje seria a de que estamos vivendo um retrocesso.
Compartilhe:

Jonas Carreira

Historiador -- Insta: @profjonascarreira -- Twitter: @jonasmcarreira

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours