Início da década de 60, os Beatles começavam a tomar conta dos bares, das rádios britânicas e internacionais, o hits da banda começavam a ganhar o país e o mundo quando ao mesmo tempo a Inglaterra começava a se preparar para sediar a sua primeira Copa do Mundo. O país criador do futebol finalmente passaria a sentir o sabor de sediar o maior torneio do mundo entre seleções.

Para sediar a Copa do Mundo, os ingleses bateram a Alemanha (a Espanha que era a outra concorrente, mas desistiu da candidatura pouco antes) por 34 votos a 27. Os ingleses teriam o prazer de jogar uma Copa em casa, na mesma década em que a "The Football Association" comemorava o seu centenário. O sonho havia se tornado realidade.

1ª curiosidade: Antes do início da competição, a Taça Jules Rimet foi roubada causando muita correria pelas ruas do país, mas um cachorro virou símbolo de heroísmo após ajudar a resgatá-la "sã" e "salva".  A Taça foi descoberta em uma das ruas de Londres, no meio de alguns arbustos, enrolada em alguns jornais quando um cão a farejou. O cachorro chamado Pickles ganhou fama e o merecido reconhecimento, afinal, um campeão sem taça não seria nada agradável... Ufa! Teremos um campeão erguendo um troféu! Tudo certo para iniciarmos a competição. Segue o jogo!

2ª curiosidade: Foi em 1966 que tivemos o primeiro mascote de uma Copa do Mundo. O leão World Cup Willie foi o primeiro da história das Copas. O leão é um símbolo típico do Reino Unido e a escolha foi coerente.

OS ESTÁDIOS


Oito estádios receberam a honra de sediar a competição. Quatro deles foram construídos no século 19, outros quatro eram mais recentes, do início do século XX. O mais novo era o Wembley, na época com capacidade para quase 100 mil pessoas e que também seria o palco da grande final. A lista de estádios foi essa:

- Wembley (Londres) - Capacidade para 100 mil pessoas
- Goodison Park (Liverpool) - Capacidade para 60 mil
- Villa Park (Birmingham) - Capacidade para 43 mil
- Hillsborough (Sheffield) - Capacidade para 40 mil
- White City (Londres) - Capacidade para 40 mil
- Roker Park (Sunderland) - Capacidade para 32 mil
- Old Trafford (Manchester) - Capacidade para 32 mil
- Ayresome Park (Middlesbrough) Capacidade para 25 mil

* Capacidade da ÉPOCA.

AS ELIMINATÓRIAS


Foram nas eliminatórias que as polêmicas em torno da competição começaram quando os países africanos boicotaram a competição. A regra da FIFA, na época, era que o melhor africano ainda teria que jogar uma repescagem (contra um asiático ou uma seleção da Oceania) para então ir até à Inglaterra, ou seja, os países africanos não teriam direito a uma vaga direta a fase de grupos. Convenhamos... os africanos estavam certos. Não era justo. Outros dois países foram excluídos de qualquer possibilidade de irem à Inglaterra, eram eles: A África do Sul e a Coreia do Sul, ambas por questões políticas.

Dos 110 países filiados, 70 se candidatam para disputar a competição, jogando em cada continente as Eliminatórias. Eram 14 vagas em aberto: Brasil, campeão em 1962 e Inglaterra, anfitriã de 1966, já estavam garantidos na fase final.

Os outros países classificados, além de Brasil e Inglaterra foram:

- Itália
- Alemanha Ocidental
- Portugal
- Hungria
- Suíça
- França
- União Soviética
- Bulgária
- Espanha
- Argentina
- Uruguai
- México
- Chile
- Coreia do Norte.

3ª curiosidade: A Copa do Mundo de 1966 foi a primeira das seleções de Portugal e da Coreia do Norte, que viriam a surpreender na competição.

SELEÇÃO BRASILEIRA - DE FAVORITA AO TÍTULO À QUEDA NA PRIMEIRA FASE





A Copa do Mundo iniciou com a seleção brasileira entrando como a grande favorita para se tornar a campeã da competição. Afinal, não se esperaria outra coisa de um time com a dupla Garrincha e Pelé, não é mesmo? O Brasil vinha de dois títulos mundiais consecutivos e caiu num grupo com Portugal, Hungria e Bulgária. Difícil... mas ainda era o Brasil, não é mesmo?

Nossa estreia foi contra a seleção da Bulgária, jogo que vencemos por 2 a 0, com gols deles: Pelé e Garrincha. Pelé, na época tinha 25 anos e vivia um grande momento, Garrincha fisicamente não estava no auge,mas ainda contávamos com os garotos Gérson, Tostão e Jairzinho, mas infelizmente a vitória na estreia seria única do Brasil naquela Copa. Perderíamos de forma irreconhecível as próximas partidas para Portugal e Hungria, ambas por 3 a 1 e daríamos adeus ao sonho do tri.

OS GRUPOS:


Grupo A

- França
- Inglaterra
- México
- Uruguai

- Os anfitriões ingleses não jogaram um futebol encantador, mas o "pro gasto" inglês, com um futebol bem pragmático, mas que foi o suficiente para os donos da casa avançarem às quartas em 1º lugar, com o Uruguai colado em segundo. França e México deram adeus a competição.

- Individualmente a Inglaterra tinha um elenco bem interessante. Contavam com as lendas Gordon Banks, Bobby Charlton, Bobby Moore e Geoff Hurst. Ou seja, o time inglês era bom, não era bobo, mas nos jogos o time jogava o básico e fazia o suficiente para vencer seus jogos, defendendo muito bem e fazendo poucos, mas suficiente gols.

Grupo B

- Alemanha Ocidental
- Argentina
- Espanha
- Suíça

- A Alemanha Ocidental, sem dúvidas, era a grande seleção do grupo B. Apesar do grupo contar com a forte e interessante seleção argentina, a Alemanha confirmou o favoritismo e avançou em primeiro lugar na chave, com 5 pontos, com a Argentina empatada em número de pontos em segundo lugar.

- Neste grupo, a Alemanha Ocidental fez a maior goleada da Copa de 1966, ao vencer a Suíça por 5 a 0.

Grupo C

- Brasil
- Bulgária
- Hungria
- Portugal

4ª curiosidade: Brasil 2 x 0 Bulgária foi a última partida de Pelé e Garrincha juntos.

5ª curiosidade: Portugal iniciou sua trajetória em Copas do Mundo da melhor maneira possível, três vitórias nos três jogos da primeira fase, incluindo uma contra a seleção brasileira. Os portugueses foram comandados pelo moçambicano Eusébio, ídolo do futebol português que viria a ser o melhor jogador da Copa e o artilheiro da competição, com 9 gols. UMA LENDA!

- Portugal com 6 pontos e Hungria com 4, avançaram à próxima fase. Brasil e Bulgária foram eliminados.

Grupo D

- Chile
- Itália
- Coreia do Norte
- URSS

6ª curiosidade: A Coreia do Norte foi a outra grande surpresa da competição. Caindo num grupo fortíssimo que tinha um país sul-americano e duas fortíssimas seleções europeias, os norte-coreanos conseguiram a façanha de avançar às quartas de final, após vencer a Itália num jogo decisivo válido pela terceira e última rodada da fase de grupos. A bicampeã Itália caiu; a estreante Coreia do Norte avançou!

- URSS com 3 vitórias em 3 jogos e a Coreia do Norte com uma vitória, um empate e uma derrota, avançaram de fase;  Chile e Itália foram eliminadas.

ARBITRAGEM E OS PAÍSES SUL-AMERICANOS




Uma das coisas negativas dessa Copa foram as péssima arbitragens em jogos que envolviam as seleções da América do Sul, quando estas enfrentavam os países europeus. O Brasil sofreu isso na pele contra Portugal e Hungria; a Argentina sofreu no jogo contra  Inglaterra, nas quartas e com o Uruguai não foi diferente. Os europeus batiam e os árbitros "fechavam" os olhos.

- Em uma das muitas teorias que se ouve daquela época, é de que os europeus temiam muito, principalmente as seleções do Brasil e do Uruguai porque estavam entre os times mais técnicos e fortes. Dá para ficar sim, com uma pulga atrás da orelha, não é mesmo? Vida que segue...

ARTILHEIRO E CRAQUE DA COPA


Eusébio foi o grande nome dessa Copa do Mundo. Talvez maior até mesmo do que o futebol apresentado pelos anfitriões ou pelas outras grandes seleções. Um atleta tem que ter muito "peito" para chegar numa Copa do Mundo, vestir a camisa da sua seleção, ainda que esta nunca tenha disputado outra Copa, e puxar a responsabilidade tornando-se o grande nome do torneio. Eusébio chamou a responsabilidade, anotou 9 gols na competição (QUATRO em uma só partida, contra a Coreia do Norte) e foi eleito CRAQUE da Copa, ofuscando inclusive, a favoritíssima seleção brasileira na fase de grupos. CRAQUE!!!

COREIA DO NORTE 3 x 5 PORTUGAL - "O JOGO" DA COPA!



Coreia do Norte e Portugal já haviam mostrado ao mundo para o que vieram. De estreantes para classificadas às quartas de final de uma Copa do Mundo. Agora, as duas tinham a missão de avançar a semifinal e manter vivo o sonho de um título mundial. Imaginemos aqui, num rápido exercício, o ambiente que cercava aquele jogo. O clima era fantástico!

A Coreia do Norte abriu incríveis TRÊS a ZERO logo no primeiro tempo. Parecia que tudo estava encaminhado para a classificação norte-coreana quando Portugual, ainda na primeira etapa, reduziu a diferença em um gol: 3 x 2. Eusébio foi o autor dos dois gols portugueses. No segundo tempo ele faria mais dois, Portugal mais três, naquela que seria para muitos a maior virada em uma edição de Copa do Mundo. CINCO a TRÊS! Portugal classificado!

Quartas de final:

- Inglaterra 1 x 0 Argentina (Com "aqueeela" ajuda da arbitragem)
- Alemanha Ocidental 4 x 0 Uruguai
- Coreia do Norte 3 x 5 Portugal ("O JOGO!")
- URSS 2 x 1 Hungria

Semifinais:

- Alemanha Ocidental 2 x 1 União Soviética
- Inglaterra 2 x 1 Portugal

A FINAL E NOVAMENTE A ARBITRAGEM "ROUBANDO" A CENA



Inglaterra e Alemanha Ocidental se enfrentaram naquela que viria a se tornar a final mais polêmica da história das Copas do Mundo. Ambas seleções fizeram um belo jogo no tempo normal. A Alemanha abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo com Haller; aos 18, Hurst empatou para os ingleses e Peters, aos 33 do segundo tempo virou. A Alemanha ainda empataria novamente a partida aos 44 da segunda etapa e levaria o jogo para a prorrogação.

Aos 11 do primeiro tempo da prorrogação surgiria aquele lance que ficaria marcado na história, Hurst chutou de longe, a bola bateu no travessão e... não entrou! Mas a arbitragem validou o gol dos ingleses num lance polêmico que ficaria eternizado na história não somente da Copas, mas do mundo do futebol. A Inglaterra ainda faria o quarto e último gol da partida. 4 x 2!

INGLATERRA, CAMPEÃ DO MUNDO!




Obs: A intenção do escritor da matéria não foi, em nenhum momento, de diminuir o feito dos ingleses. Foram campeões e merecem os créditos, mas não podemos deixar o nosso compromisso de lado com o leitor e  deixarmos de informar sobre a péssima arbitragem que envolveu aquela competição e a final, não é mesmo?

Num geral, a Copa de 1966 foi bem interessante por todo o contexto que envolveu a mesma. Um Brasil vindo de um bicampeonato; uma Argentina e um Uruguai bem interessantes; uma Alemanha Ocidental bem favorita e com um belo time; uma União Soviética fortíssima; uma seleção de Portugal que estrearia contando com um dos maiores e melhores jogadores daquele tempo: EUSÉBIO! Além, é claro, da surpresa que foi a Coreia do Norte batendo uma das favoritas na primeira fase, a Itália; A Inglaterra conquistando seu primeiro título mundial em casa... Enfim, tivemos uma COPA!




Se inscreva em nossos canais no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nosso novo canal exclusivo de esportes, o JC Esportes e nossos conteúdos esportivos, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos!


Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas


Compartilhe:

André Luís de Freitas

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours