A marcha dos 100 mil contra a Ditadura (FolhaPress) 

Olá pessoal, neste texto misturo opinião e poesia e foi escrito antes do novo partido de Bolsonaro que remete a ARENA, ou seria a ressurreição do mesmo que apoiava a tortura, a censura e disseminava o medo? Você lembra do que estudou em História sobre a Roma Antiga onde havia uma arena onde gladiadores lutavam até morrer  e leões famintos devoravam as pessoas,para divertir o público? Ver sangue, sentir prazer na dor do outro se tornou comum para muitas pessoas,na ditadura militar no Brasil, torturadores chefiados pelos governos eram sádicos sentiam prazer em torturar. O Arena veio como governo e armou o espetáculo democrático permitindo o surgimento do MDB, justamente para que as pessoas não notassem que estavam em um regime autoritário.



Arena
A arena me lembra
De jogos sangrentos
Da Roma Antiga
Dos Leões fazendo das pessoas sua comida.
Arena me conta de um tempo que eu não conheci
De uma política dura dentro do meu País
Tão dura que corpos como que de barro
Se esfacelavam
E sumiam seus cacos
De um ditado até hoje muito usado:
Quem souber morre
Me lembra do pau de arara
Não minha gente
Não era o carro que levava os nordestinos fugidos da seca
Era tortura viu
E tem gente viva
Que dela sofreu
Pra que nunca se esqueça.
Falar que um novo arena vem aí
Me dá um nó na cabeça.
Me faz pensar em retrocesso
Em Malvadeza
Foi no Arena e seu proposto opositor que o ar de democracia se deu.
Mas não se enganem,pois foi um teatro do mal,para fazer o mau.
E quer retornar
Na primeira montagem os atores principais eram coadjuvantes
Mas hoje querem o estrelato
A glória
É preciso deixar a plateia vazia.
Quem sabe se o fracasso da peça
Não nos dará um espetáculo digno?
O que estar por vir é terrível.
Qualquer filme de terror perde, qualquer vilão de novela se aproxima do mocinho ou da mocinha.
Porque lá é ficção
E aqui realidade.

Se você já viu na televisão ou pessoalmente uma cratera se abrir repentinamente por causa da água que encharcou  a terra, saibam que todos nós no Brasil atual podemos ser engolidos pela cratera formada pela enxurrada de retrocessos, vejamos o que acontecerá.



Se inscreva em nosso canal no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nossos conteúdos, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos! 

Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas


Compartilhe:

Edenbergue Lima Neres

Olá sou Edenbergue Lima Neres,sou soteropolitano, Professor de História, gosto de literatura e estou aqui falando um pouco sobre cultura, não sou especialista e como a grande maioria dos brasileiros não tenho uma condição privilegiada a ponto de desfrutar de maneira integral das manifestações culturais. No que estiver ao meu alcance apresentarei textos informativos e reflexivos sobre cultura nacional e internacional quando possível. Esta coluna não é uma coluna para falar de política,mas como a cultura também é política os textos tem certo aspecto político,a cultura muitas vezes foi usada para dominar,mas meu interesse é falar da cultura do nosso povo. Vai ter textos sobre música e outras manifestações artísticas.Ter ou não ter cultura é sinônimo para muitas pessoas de ter uma educação,ou um nível de conhecimento superior ao comum entre a grande maioria da população chamada de massa. Mas o conceito,o que dizem sobre cultura é muito amplo mas a pergunta que tentamos responder é :cultura é o que? Reflita e um grande abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours