Foto de Thiago Ferri
Salve, palestrinos, torcedores do maior campeão nacional! O assunto hoje do Papo de Torcedor vai além de uma demissão do MAIOR treinador que a Sociedade Esportiva Palmeiras já teve: Luiz Felipe Scolari. Mais para frente no texto, vamos discorrer sobre Mano Menezes também, nada contra o novo treinador, mas sim a maneira como foi conduzida a sua vinda! Antes de mais nada, um pequeno desabafo sobre o que aconteceu pós jogo diante do Flamengo.

26 de agosto de 1914: quatro imigrantes italianos fundaram o Palestra Itália que futuramente veio a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras. Vieram na força, sem Crefisa e derivados. Quando o problema vinha como boicote à Itália durante às grandes guerras, eventos sociais sustentavam o clube. Não uma patrocinadora. Mas sim dirigentes que atuavam com amor ao clube. Atuavam porque queriam o sucesso do Palestra e não o seu fim. E assim o Palestra sobreviveu até entrar novamente no futebol como Palmeiras.

Este texto, caro torcedor, é para refletir. O trecho acima é apenas um pequeno pedaço da história, resumido, do Palmeiras. Mas ali, tem uma identidade. Identidade de presidente, dirigente, amor ao clube. Vamos aos dois personagens da foto de capa: Maurício Galiotte (presidente) e Alexandre Mattos, o contratador. Depois de perder o jogo diante do Flamengo no domingo (1), Mattos demitiu Scolari, o que soou normal para a torcida. Mas agora, caro torcedor, vamos parar para refletir.

Sigo alguns jogadores em rede social como o Instagram. Acompanhei demissões de Oswaldo, Marcelo Oliveira, Cuca, Eduardo Baptista, Roger Machado e agora, Felipão. Apenas no último vi os jogadores que eu sigo como Dudu, Willian, Felipe Melo fazendo manifestações de carinho e gratidão ao Felipão. Não vi com outros treinadores. Aí começaram a vir questionamentos na minha mente: "caramba, mas será que o Felipão era todo o culpado? O que será que aconteceu porque nunca vi um treinador sair assim de um clube, ainda mais depois de eliminação e derrota dolorosa!". Eis que começaram a pipocar na mídia alguns fatos.

Primeiro foi uma suposição de que Alexandre Mattos (realmente NÃO dá para CRAVAR) havia começado a sondar Mano Menezes cerca de um mês antes da demissão de Felipão (dia 9 de agosto de 2019). Inclusive a informação teria vindo do assessor de Felipão, Acaz Felleger, em uma matéria do blog do Juca Kfouri no UOL. Mattos tem carta branca para negociar pelo Palmeiras. Nada impede que pode ter ligado para Mano Menezes em um dia de folga, algo assim. Porém, fica palavra x palavra, sem nenhuma prova, mas se analisarmos bem, coincide com uma certa queda de rendimento da equipe. Inclusive com as alterações meio inexplicáveis de Scolari. (Para ver a matéria do Juca, acesse este link).

Mas podia piorar! Teve o aniversário do Palmeiras. Inicialmente o ex-goleiro e ídolo Vagner Velloso não foi chamado. Nem convidado. Isso manifestado pelo apresentador Neto, dos Donos da Bola da TV Bandeirantes. Segundo o ex-ídolo do Corinthians o motivo foi pelo qual Velloso trabalha com o corinthiano. Mas depois alguns outros ídolos do Palmeiras falaram que não foram chamados como Marcos (isso mesmo, o SÃO MARCOS), Alex, etc. E nenhum deles trabalha com o Neto. Só que principalmente o Marcos que participou do título mais importante do clube tece duras críticas (com razão) ao Palmeiras. Não bastasse Marcos, o ex-jogador do Palmeiras Valdivia teceu duras críticas a Alexandre Mattos. Afinal quem são os ídolos que convidam para a festa do Palmeiras? Andres Sanchez? Leco? Aonde querem chegar? E aonde estão o Galiotte e o Mattos para dar explicação? Contratações caríssimas e aí a bomba cai pra quem? Felipão? 

Contratam Carlos Eduardo por uma bomba de dinheiro! Aí a torcida cobra quem? Dudu que foi protagonista em uma Copa do Brasil e dois Brasileiros? Em cima do Bruno Henrique que não pode dar uma volta com o cachorro e a esposa? Em cima do Fernando Prass que veio pro Palmeiras quando o time estava uma FEZES (por que palavrão não pode aqui)? REFLITA! TORCEDOR PALMEIRENSE! REFLITA SOBRE QUEM TEM QUE SER COBRADO! REFLITA SOBRE QUEM ESTÁ ACABANDO COM A IDENTIDADE DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS! E aí eu pergunto a TODOS: em quanto tempo a bomba vai estourar nas costas do Mano Menezes? É assim que trataram Luiz Felipe Scolari: 1 Libertadores, 2 Copas do Brasil - uma com um time limitadíssimo tecnicamente -, 1 Brasileiro com uma série invicta de 33 jogos! Agora vem o Mano Menezes que era o sonho de quem: Alexandre Mattos! Reflita, torcida do Palmeiras!

Bienvenuto, Fratello Menezes!

Mano Menezes terá sucesso no Palmeiras? Foto: Acervo JC
Palestrinos, em primeiro lugar, manifesto meu TOTAL REPÚDIO à turma do "Fora Mano Menezes". Ele pode ter identificação com rival, mas já vimos casos de treinadores identificados com rivais terem sucesso com outro. Exemplo grande: Brian Clough na Inglaterra tinha enorme identificação com Derby County, mas teve sucesso no rival Nottingham Forest. Mas voltando ao Brasil, Mano Menezes realmente é um mal treinador para gerar todo esse repúdio?

A resposta é não. Mano teve trabalhos de sucesso. A começar, em 2004 quando era desconhecido, carregou o XV de Novembro de Campo Bom-RS para uma semifinal da Copa do Brasil, em que foi eliminado pelo Santo André (futuro campeão). Mas o sucesso em grandes clubes começou com acesso com o Grêmio e um vice campeonato da Libertadores em 2007. No Corinthians teve ótimas campanhas que o levaram à seleção Brasileira onde não teve tanto sucesso. Passou rapidamente por Flamengo, Corinthians novamente, mas se estabeleceu no Cruzeiro em que teve uma manutenção e grande sucesso na Copa do Brasil. Em resumo, não é mal treinador.

A grande crítica da torcida é o estilo de jogo. Parecido com o de Felipão, por ser considerado "retranqueiro" a torcida acredita que seja uma troca 6 por meia dúzia. Se era realmente para trocar de treinador, trocassem a filosofia de jogo. E aí vem uma pergunta a vocês, palestrinos: com base no que foi falado no trecho de cima da matéria, qual o respeito que Mano terá com os jogadores do Palmeiras? Qual a chance do treinador ser obedecido por seus funcionários? Será que conseguirá ao menos obter o sucesso que teve com o rival e o Cruzeiro? Eu tenho muitas dúvidas!

Mas para nós, resta apoiar e torcer para que os jogadores abracem o Mano Menezes. Já trabalhou com alguns jogadores do time como Jean, Weverton, Diogo Barbosa, Dudu, Bruno Henrique, Willian, etc. Mas se o time não encaixar, tem informações sobre o que pode ter ocorrido. Está no começo desta matéria. Se a bomba das derrotas começarem a cair sobre Mano Menezes, Dudu, Fernando Prass, etc., que a bomba das cobranças CAIA nas pessoas certas! Boa sorte, Mano Menezes!



Se inscreva em nosso canal no Youtube: TV Jovens Cronistas e confira nossos conteúdos esportivos, dê sua opinião que é fundamental, seu like e divulgue para os amigos! 

Curta nossa página no Facebook: Jovens Cronistas!, siga-nos no Insta: @jcronistas 

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours