Amigos, na manhã desta sexta (21) o técnico Tite anunciou os convocados para os amistosos da Seleção Brasileira na próxima data-FIFA ante Arábia Saudita e Argentina, com algumas incoerências e algumas coisas duvidosas na avaliação. Evidentemente que ele é o técnico, é legítimo que tenha suas preferências, mas também é legítimo dentro da análise as questionarmos e de forma dura.


Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Phelipe (Grêmio Sub-20)

No gol tudo normal, Ederson pediu prévia dispensa na primeira convocação nesse novo ciclo mas era natural o seu retorno, é o segundo goleiro, assim como Alisson é o primeiro, não adianta cada torcida do Brasil pedir o seu goleiro acima de 30 anos sendo que sabe que não vai chegar e mesmo quem não está acima, são dois goleiros bons e jovens que tem duas ou três copas pela frente e que inspiram confiança, o treinador faz bem em não atender egos levando dois e um da base, afinal vem olimpíada aí.

A convocação anterior deixou claro que Neto (Valência) ganhou o espaço de Cássio como terceira opção, o goleiro do Corinthians alterna falhas e momentos de gigantismo único, talvez Neto seja mais regular na visão de Tite, fez boa temporada na Espanha após anos no banco, não seria a minha opção, mas é respeitável.


Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale) e Pablo (Bordeaux) 

Bem, o problema em menor escala já começa aqui, Miranda é um zagueiro espetacular, mas não vai chegar, fica parecendo que a convocação é por prêmio pessoal, deixe o atleta seguir para o fim de sua carreira e analise as novas opções, há um Felipe (Porto) aí pedindo passagem. Nesse sentido eu discordo da convocação de Pablo, sim, ele foi muito bem no Corinthians como citou Tite, mas agora ele voltou ao Bordeaux e não está chamando atenção com grandes atuações, discordo dessa postura, mas isso gera um ranço do torcedor e do anti-torcedor que busca converter o torcedor para sua posição.


Laterais: Fabinho (Liverpool), Marcelo (Real Madrid), Alex Sandro (Juventus) e Eder Militão (Porto) 

Marcelo voltou e espero que fique, ainda que tenha problemas defensivos é o nosso melhor lateral, cabe aos volantes cobri-lo. Fabinho deve estar numa posição pessoal difícil, pois foi muito bem na lateral e deve ser o novo dono da vaga, mas onde gosta de jogar hoje é pelo meio e Militão que ainda não se firmou no Porto foi uma grande revelação no SPFC e é uma opção de versatilidade, pode atuar na zaga, pode atuar como volante, é uma convocação pensando no futuro.


Volantes e meias: Casemiro (Real Madrid), Arthur (Barcelona), Fred (Manchester United), Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Gouan/CHN) e Wallace (Hannover) 

Aí como dizia a moça do comercial da TIM (quiser patrocinar a gente aceita) "a porrada come", você tem duas vagas que a torcida questiona bastante, com o Fred a galera tá vendo seu potencial, o respeitando agora que saiu do Shakhtar e aceitando, mas Renato Augusto é bastante questionado e tem um grave ranço aí, pois o jogador foi sim importante em todos os momentos com Tite e a justificativa para o ódio ao atleta por momento é ainda pior, pois ele está simplesmente acabando com o campeonato onde joga, "ah mas é a China", as mesmas pessoas que dizem isso (preconceituosos) pedem Talisca, sejam coerentes, apesar de isso estar em falta no Brasil. Dito isto, eu digo que sim, ACEITO a convocação de Renato Augusto, mas os questionamentos são dois, com um grande jogador pedindo passagem. 

Se um é aceitável, duas são as polêmicas e Allan pede passagem arrebentando há no mínimo dois anos no Napoli, chegamos em Wallace, o treinador se enrolou todo pra explicar, o atleta foi INDISCIPLINADO no Hamburgo, aí mal tocou na bola no Hannover e foi convocado? Aí vem história de passado em Grêmio e Seleção Olímpica. Ora Professor, se decida se a convocação é por momento, por passado, se a disciplina é fator importante ou não. Convocar este BOM jogador, mas em momento obscuro e deixar um talento como Allan fora é uma contradição grave e soa como uma  ofensa ao torcedor Brasileiro. 


Atacantes: Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Everton (Grêmio), Richarlisson (Everton), Gabriel Jesus (Manchester City) e Malcom (Barcelona) 

A convocação de Everton não prejudica o Grêmio em mata-mata, pois este não está na Copa do Brasil, então a crítica por isso é injusta. Mas tu convocar Jesus agora me parece um contrassenso, primeiro por uma razão muito simples, ele ainda não se recuperou de algum motivo que tenha colocado Pedro Richarlisson á sua frente no radar de Tite, não houve tempo pra isso. Sou um defensor de Jesus, não é balela que ele cumpriu um papel ao voltar para marcar e assim deixar Neymar livre, porém nisso apareceram dois nomes em melhor momento, um está lesionado, mas o outro está aí e foi convocado, deixando o time com três caras pra mesma função e desfalcado para a ponta, fica parecendo que Tite se importou com as desonestas críticas de que estaria queimando o jogador por não tê-lo convocado. Desde quando Tite atende a pressões, ainda mais vazias, vacilou feio nisso. 

Outra coisa muito séria é chamar Malcom agora, ok, é uma opção, mas o jogador foi SER BANCO no Barcelona e David Neres segue sendo protagonista no Ajax, nesse e no caso de Allan fica parecendo que há diferentes pesos pra clubes e ligas, enfim, difícil de entender. Sobre Douglas Costa por fim, EU TAMBÉM NÃO CONVOCARIA pela questão da cusparada, isso é inadmissível. Porém Tite convocou um jogador indisciplinado no clube anterior em detrimento a Allan que é o Wallace e alçou a capitania Neymar que tem atos questionáveis em campo, aí está outra contradição gravíssima, claro que uma cusparada tem mais peso, mas se é pra ser justo e coerente (e é), sejamos sempre. 



Enfim, eu sigo sendo fã de Tite, sigo crendo que é o melhor e ÚNICO técnico Brasileiro preparado para dirigir a Seleção, sigo crendo e torcendo por seu trabalho, mas como comentarista é minha obrigação apontar estes erros, incoerências e contradições tomando por base não a raivinha moralista, mas sim parâmetros técnicos e coerentes. Quem tem raiva da Seleção e de tudo que a envolve por questões alheias ao campo e bola ou por clubismos jamais deixará de ter, agora, por alguns problemas como essa convocação teve, Tite corre o risco de perder o apoio de quem o respeita e ainda torce pelo selecionado, apesar da entidade por traz dele. 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Foto: MowaPress. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours