(Fotografo: Nelson Almeida)
Salve, palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir a derrota e classificação do Palmeiras ante o Cerro Porteño-PAR para as quartas de final da Libertadores 2018, texto que só saiu agora porque os acréscimos do juiz acabaram de se encerrar - brincadeiras à parte. Fato que o Palmeiras tinha um jogo tranquilo para confirmar a classificação, mas se complicou sozinho. Palmeiras não. Felipe Melo tratou de ser imprudente, prejudicou o Palmeiras, mas o verdão lutou bravamente e está classificado. Vamos ao jogo.

Palmeiras foi a campo com Weverton, Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Bruno Henrique, Moisés, Willian, Dudu e Borja. Mas o jogo começou ruim para o verdão quando aos três minutos Felipe Melo deu uma solada imprudente no jogador do Cerro e levou merecidamente o cartão vermelho. Desmontado o esquema do Palmeiras, o Cerro ganhou território e tocava a bola na intermediária. Moisés recuou para ajudar Bruno Henrique na marcação e sair para o contra ataque. Willian e Borja passaram a marcar atrás da linha do meio de campo, já que o importante era não sofrer gols. Mesmo retrancado, o Palmeiras criou suas oportunidades: em uma delas, Diogo Barbosa quase aproveitou cruzamento rasteiro de Willian. Em outra, o próprio Willian recebeu bom passe de Borja para exigir boa defesa do goleiro Antony Silva. Mas a equipe paraguaia teve duas boas chances: uma com Ruiz que chutou livre da marca do pênalti e outra com Churín de cabeça, mas que passou longe da meta de Weverton.

Na segunda etapa, era esperada alguma mudança no Palmeiras para melhoria ou reforço do setor de marcação. Mas Felipão preferiu aguardar. Logo de cara, Rojas trombou de cabeça com Borja e precisou sair de ambulância do estádio, forçando o Cerro a fazer substituição. Minutos mais tarde, Arzamendia recebeu nas costas de Mayke e cruzou. A bola tomou outro rumo e enganou todo mundo, até mesmo Weverton que não estava bem posicionado para fazer o 1x0 para os visitantes. Felipão, imediatamente, colocou Thiago Santos no lugar de Borja. 

Arzamendia "cruza" para fazer o gol do time paraguaio (Globoesporte.com)
Depois do gol, virou um "ataque contra defesa", mas sem aquela grande chegada da equipe paraguaia, pois literalmente o Palmeiras se trancou. Para quem acompanha futebol italiano das antigas, deve lembrar do "catenaccio" (cadeado), a famosa retranca italiana. Foi isso que o Palmeiras fez. Felipão ainda promoveu outras alterações: Deyverson no lugar de Willian e Jean no lugar de Moisés. Deyverson entrou bem como referência e foi expulso bisonhamente por provocar o adversário, sem fazer nada - juizão bem parcial por sinal, mas pelo menos levou o jogador do time paraguaio para fora junto. A entrada de Jean permitiu que o Palmeiras desafogasse a saída de bola pelo lado direito e a partir daí, mesmo com a prorrogação acrescida pelo árbitro, conseguiu prender a bola no ataque desde os 40 do segundo tempo e ficar mais tranquilo. Ufa! Quartas de final!

Jogar 101 minutos com um jogador a menos não é fácil. Portanto, não critico nenhum jogador do Palmeiras, mesmo Weverton com a falha, pois o responsável pelo volume de jogo do Cerro Porteño em boa parte foi o Felipe Melo que por muito pouco não "Melou" nossa classificação. Burrice à parte, Diogo Barbosa fez mais uma partida muito boa com Felipão, foi muito bem no seu setor de campo, Mayke idem. Vai um reconhecimento para Borja que abdicou várias vezes do ataque para recompor a marcação, mesmo atrás do meio de campo, ajudou demais e por muito pouco não foi letal com as subidas ao ataque (o mesmo vale para Willian). Felipão poderia já ter voltado do intervalo com o Thiago Santos no time do que esperar o adversário sair na frente; ainda mais, não tiraria o Borja porque estava ganhando as bolas no ataque e marcando bem, mas sim Willian que só subia de vez em quando ao ataque (compreensível, mas o jogo oferecia mais para o Thiago entrar em seu lugar). De resto, Thiago Santos fez uma boa partida, assim como vem fazendo, e merece entrar no lugar do Melo. Thiago pensa mais no Palmeiras do que nas babaquices de "ousadura", hashtags, etc. Fica esperto, Felipão. Dudu foi bem mais uma vez nas jogadas pelos lados e fundamental para prender bolas no ataque. De maneira geral, o Palmeiras jogou com o regulamento, arriscado, mas sobrecarregado por uma ato displicente de seu camisa 30. Pena que a diretoria é OMISSA porque se não fosse, o "Pitbull" ia rodar e muito. 

De resto, os jogadores do Palmeiras honraram o hino "ostentando sua fibra" para classificar o Palmeiras para as quartas de final da Libertadores, algo que não ocorria desde 2009. Adversário da vez é o Colo Colo do Chile que já mostrou que não é bobo. Time limitado, mas traiçoeiro, catimbeiro, etc. Precisa ter cabeça no lugar. Para isso, nada melhor do que mexer no time. Thiago Santos tem que começar de titular nos jogos importantes; é limitado? Sim. Mas fala pouco e pensa no time como um todo. Banco para Melo ou ele que jogue nos jogos em que se destaca: contra times fracos, ruins, decadentes, etc. Porque em jogos importantes, a verdade é que Felipe Melo vem deixando e muito a desejar. 
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours