Olá pessoal em minha estréia aqui no Blog quero apresentar uma pequena análise a respeito do que podemos esperar do Grupo H desta edição da Copa do Mundo.


Temos uma particularidade nesse grupo que é a diferença nas escolas futebolísticas e estilos de jogo utilizado pelas seleções da Colômbia, Polônia, Senegal e Japão. Somente esse fato já coloca aquela pulga atrás da orelha nos aficionados em bons jogos de futebol e aquela famosa pergunta “Será que vem uma surpresa por ai?” que nos acompanha desde a definição do sorteio.

Os holofotes estarão voltados aos destaques individuais, principalmente ao cobiçado Robert Lewandowski que depois das espetaculares temporadas e de suas médias astronômicas na Bundesliga de gols defenderá pela primeira vez as cores da sua seleção no mundial, chance de ouro também para o senegalês Sadio Mané que poderá mostrar  sua habilidade e como se comporta sem seus grandes parceiros do Liverpool Mo Salah e Bob Firmino.


Começando a destrinchar detalhadamente o grupo vamos ao azarão Japão que nitidamente não fez uma boa eliminatória asiática e os resultados ruins dos amistosos internacionais fizeram que os nipônicos apostassem em uma estratégia ousada demitir o técnico bósnio Vahid Halilhodzic  há exatos 66 dias para o início da competição.

O momento é conturbado para a seleção japonesa a aposta caseira em Akira Nishino, não tem dado o resultado esperado (duas derrotas nos últimos amistosos) e a convocação do comandante tem sido contestada por contemplar a experiência de alguns jogadores como Honda e Kagawa e não o desempenho de alguns jovens como Nakajima destaque do Portimonense e Doan revelação do Groningen-HOL.

 A grande aposta dos Samurais Azuis é na sua disciplina tática e empenho durante os noventa minutos e principalmente os contra-ataques fulminantes em velocidade marca registrada dessa esquadra em um momento de distração costuma definir seus jogos.


Correndo por fora  para o 2º lugar no grupo temos a seleção de Senegal, em sua segunda participação no torneio conta com sua característica e estilo de jogo compartilhada com as demais seleções africanas que é imposição e vigor físico e a velocidade absurda de seus atletas principalmente dos meias laterais e dos atacantes de ponta.

Passou por uma evolução técnica durante esse longo inverno distante das principais seleções do continente africano, para 2018 conta com um grande reforço técnico o atacante Mané, claro que não é aquele primor técnico como o nosso Mané Garrincha, mas em suas atuações pelo Liverpool o senegalês mostrou que é decisivo dentro da pequena área adversária.

A vantagem de Senegal em relação a sua grande adversaria polonesa é a experiência de seu meio campo em grandes jogos e principalmente de grande movimentação ofensiva visto que todos os convocados atuam na Premier League.


A seleção polonesa apesar da desvantagem citada acima é a grande favorita para se classificar a fase mata-mata da Copa do Mundo, espelha sua maneira de jogo no futebol alemão, misturando a força física europeia dos anos 90 e as funções técnicas e triangulações dos anos 2000, além de contar com o decisivo Lewandowski é a arma fundamental do time o que acaba criando certa “dependência” deste jogador tão importante.

O que credencia os Polacos a assumir o 2ºlugar é a experiência contra as grandes seleções europeias, principalmente na Eurocopa, vale lembrar essa experiência em copas e torneio entre nações com resultados expressivos nas olimpíadas.


Por fim a seleção Colombiana, grande candidata a ser primeiro lugar neste grupo e cabeça de chave nas oitavas final, o favoritismo foi conquistado pela ótima atuação nas eliminatórias sul-americanas mesmo com a queda de rendimento nas rodadas finais fato que é compreensível devido  ao excesso de viagens e pouco tempo para treino e correções táticas do time. É o modelo de futebol que mais se assemelha ao jogado pelos brasileiros e essa geração não é mais uma promessa de bons resultados, mas sim uma realidade desde a Copa do Mundo 2014, que o jovem James encantou o mundo do futebol com seu talento.

Passado esses quatro anos o coletivo se fortaleceu e vem de grandes jogos no cenário regional e também no internacional, novamente James Rodríguez é o grande armador do time e terá a companhia de Falcão Garcia que embora não viva o fino de seu futebol é uma peça que pode ser decisiva nos momentos de dificuldade que surgiram durante o campeonato.

Podemos esperar grandes jogos extremamente abertos, que por mais a inegável existência das favoritas as vagas serão decididas jogo a jogo, isso só será possível pela imprevisibilidade táticas dos times, o que funcionou em um jogo talvez não de certo na próxima partida, será um grande desafio aos treinadores e um espetáculo para quem assistir.




Curta: Jovens Cronistas! (Clique)




Compartilhe:

Victor Ricardo

Apaixonado por esporte. Adoro ler,assistir e escrever. Minha maior satisfação é levar conhecimento sobre o futebol para você, meu caro amigo. Curta o nosso trabalho e estou à disposição para qualquer dúvida, elogio ou crítica. Forte abraço!

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours