Amigos e Nação Corinthiana! Estamos de volta para infelizmente, comentar uma atuação tenebrosa, das piores que vi em 31 anos de vida (27 de memória) na noite desta quarta (13) na Arena Fonte Nova ante o Bahia, o time parecia absolutamente desnorteado em campo, foi dominado em todos os momentos, Walter lutou muito para salvar o time da derrota, mas o 1 x 0 no instante final do jogo fez justiça ao que o time não produziu, nesta bizarra exibição.


Na etapa inicial o time da casa dominou completamente, o sistema defensivo do Corinthians inexistiu, deixando Walter vendido nas jogadas e demonstrando até certa insegurança, Pedro Henrique salvou uma em cima da linha e era quem tentava dar alguma sustentação a defesa, mas as laterais não funcionavam, Gabriel muito mal, Henrique atordoado, faziam com que o Bahia tivesse muita facilidade pra trabalhar entre um bico e outro da nossa área.

Ofensivamente o time foi nulo, o pobre Roger não recebeu qualquer bola limpa, tentou até sair da área pra trabalhar, tentou até ser o mais lúcido do time. Era consenso que Vital não acrescia nada ao time, mas a opção por Marcos Gabriel se mostrou muito pior, um jogador insolente, indolente, que bate na bola com fadiga, que corre pra não chegar, que faz menção do drible pra perder a bola. Pedrinho coitado, tentava, mas era deixado isolado e não conseguia dar sequência as jogadas.


Na etapa final, Sidcley, que estava muito mal no jogo, mas ao menos é um jogador de futebol profissional, deu lugar a Marcelo da Guian...Digo, a Capixaba que foi o que é, terrível, inexplicável pagar o que foi pago nisso, é um dinheiro que não vai voltar. O time foi ainda pior no segundo tempo, a desorganização se seguiu e o time baiano perdeu várias oportunidades, até decair fisicamente.

Quando essa queda física adversária aconteceu, se escancarou de vez o caos do time, que não tinha força nenhuma pra criar, novamente com Pedrinho isolado e insistindo demais pela esquerda com a patética figura de Marcos, que errava todos os lances que tentava e tinha ainda agora uma companhia para o pastelão, o Marcelo da Renovação & Transparência, Capixaba. Roger ainda chegou a enfiar bela bola pro camisa 31, que displicente, bateu pra fora.

Dutra e Sheik foram as alternativas de Loss, que evidentemente não funcionaram e percebendo a fragilidade do Corinthians, o Bahia no final da partida resolveu dar aquela carga final, no sacrifício pra tentar a vitória, Walter evitou o pior momentaneamente com grandes defesas sendo o único jogador digno de nota em campo da nossa parte, mas foi castigado no fim com o golaço de Mena, que já havia perdido duas grandes chances. Triste como torcedor, triste ver a decepção de nosso lutador goleiro ao fim, muitas vezes injustiçado pela torcida, mas como comentarista tenho de dizer que foi um resultado justo e que foi massacrante assistir essa partida.


Massacrante senhoras e senhores, esse é o adjetivo que ilustra o sentimento do torcedor ao assistir uma exibição terrível como essa. Entendam, não estou dizendo que lutaremos contra o rebaixamento, quero crer que quem seguir no time e sobretudo QUEM CHEGAR, tenha condições de recolocar o time na luta da parte de cima da tabela e nos mata-matas que ai vem, mas eu não via atuações como essa desde 2007, o time não sabia o que fazer. As duas laterais muito mal, eu defendi arduamente Mantuan quando de sua falha ante o Inter, mas não dá mais, sem condenar, sem xingar, sem querer destruir o menino (afinal, isso é mau-caratismo), mas sim PROTEGÊ-LO, não dá, ele não se recuperou, é medroso, inseguro, por medo de errar acaba errando mais, é preciso contratar um lateral para quando não tivermos Fagner, talvez dois.

Todo o sistema defensivo esteve muito mal, gosto bastante do Sidcley, mas ele precisa de uma sombra, o "Marcelo" não é jogador de futebol, não dá para Capixaba, eu faria o simples, repatriaria Uendel, que conhecemos, é bom jogador, doamos ao Inter e ele perdeu espaço lá. Henrique é bom jogador, bom zagueiro, aprovei com louvor sua convocação, mas tem falhado e neste jogo em particular estava mentalmente confuso. Gabriel vem muito mal, neste jogo entregou várias bolas ao adversário e não protegeu a defesa, é bom jogador, mas precisa se recuperar. E toda essa atuação ruim, evidentemente refletiu-se numa produção ofensiva inexistente, o Corinthians não jogou futebol em Salvador.


As observações acima são pra dizer que não dá pra entender o que vem acontecendo, claro, o time está desfalcado, mas o nível técnico dos que ficaram está abaixo do habitual deles. Não sei se o time perdeu confiança com a saída do técnico, se é mal orientado por Loss (creio que não, é a chance da vida dele), se há algo além quatro linhas acontecendo, mas este desempenho é pífio, é inaceitável, o time já entrou derrotado neste duelo, o gol só demorou demais a sair, em parte pelo extraordinário goleiro reserva que temos.

Quero confiar no trabalho de Loss, primeiro porque ele é discípulo de uma filosofia vencedora, que além dele, não tem mais herdeiros, caso resolvam mudar o comando, será uma nova filosofia e issojá não deu certo com Oswaldo e Cristóvão, por isso penso que há que esperar um pouco mais, dar tempo de trabalho, a parada da Copa surge pra isso. O time precisa se reforçar, dispensar Marcos Gabriel e Dutra e trazer outra opções para suas vagas, precisa trazer um ou dois laterais direitos, um esquerdo, um segundo volante (para além de Mantuan, que precisa ficar disponível na posição original, até porque Maycon não é mais jogador do Corinthians e era a ÚNICA opção) e no que tange ao técnico trabalhar muito, caso nas primeiras rodadas após a Copa o time tenha retornos e contratações e não dê resultados, aí sim, pode se pensar em desistir dessa filosofia que tivemos até hoje.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: Lancenet (Will Vieira) 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours