Mg.superesportes.com.br



Caros palestrinos, torcedores do maior campeão nacional, vamos repercutir aqui a derrota do Palmeiras ante o Cruzeiro em Belo Horizonte, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro de 2018. Um duelo palestrino para dizer a verdade: Palestra Itália de São Paulo contra o Palestra Itália de Minas Gerais. Jogo em que o Palmeiras foi mal na parte tática e as mexidas do treinador (mais uma vez) não funcionaram, ou melhor, foram bem questionáveis. Vamos ao jogo e depois uma pequena discussão sobre quem "comanda" o Palmeiras.

Palmeiras foi enfrentar o Cruzeiro com Jailson, Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena, Victor Luiz, Thiago Santos, Bruno Henrique, Lucas Lima, Keno, Dudu e Willian. E para falar a verdade, que primeiro tempo horroroso. Pouquíssimas oportunidades de gol, tanto que o único chute no gol por parte do Palmeiras foi por volta dos 37 minutos e um chute bem mascado. Sem fazer nenhuma gota de suor escorrer de Fábio. Mas o Cruzeiro também não chegou com grande perigo. Teve maior parte da posse de bola, frequentou a intermediária ofensiva, mas Sassá não conseguia concluir com perfeição a gol. Sassá teve boa oportunidade no começo, mas não alcançou cruzamento de Rafael Sóbis. Minutos mais tarde, o mesmo Sassá errou cabeçada após cruzamento de Egídio. E para ser bem sincero, isso foi realmente tudo o que aconteceu no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o jogo parecia que ia mudar um pouco. Roger veio com uma mudança interessante: Hyoran no lugar do atualmente questionável Lucas Lima. Mudança com o Hyoran que deu certo e em 8 minutos, o Palmeiras deu duas chegadas no gol celeste; em uma delas, Dudu acertou chute forte após rebote do goleiro Fábio, exigindo boa defesa do mesmo. Mas na segunda etapa, veio também o lance capital. Cruzamento da direita, Edu Dracena rebate mal, a bola sobra para Rafael Sóbis que chuta cruzado, sem chances para Jailson e fazer o gol que deu a vitória ao Cruzeiro. Minutos mais tarde, Jailson salvou quase um gol de Robinho. Roger então resolveu mexer mais uma vez: colocou Moisés no lugar do Dudu e Deyverson no lugar do Willian. E o que foi visto? Um Palmeiras correndo como uma barata tonta. Sem direção, sem rumo, praticamente perdido. Mudanças mal feitas que não deram em nada e, por incrível que pareça, pioraram o rendimento da equipe. Fim de papo.

Mal. Não dá para avaliar positivamente a atuação de hoje. Qualquer time perder para o Cruzeiro em Minas Gerais é normal, mas não dessa forma. Palmeiras entrou para ficar no 0x0, empatar, jogadores pareciam até certo ponto comprometidos com essa postura, mas é pouquíssima produção. A começar por ter dado apenas UM chute a gol em todo o primeiro tempo. Na segunda etapa, depois do gol sofrido, NENHUMA finalização por parte do Palmeiras foi dada. Roger mal na escalação; já foi dito que Lucas Lima não tem que começar o jogo (mas será discutido adiante no texto). Hyoran entrou e melhorou. Segundo o treinador, Dudu falhou na marcação no lance do gol; logo em seguida, sacou o ex-capitão, colocou o Moisés, mandou o Hyoran para ponta, onde ele praticamente SUMIU da partida. Ainda fez uma troca "6 por meia dúzia" para tirar o Willian e colocar o Deyverson! Arrisca! Tira o Thiago Santos! Bruno Henrique! Mas não o Willian! Keno teve virose antes do jogo: pra que forçar o cara a jogar? Me tira o Dudu "inteiro" e o Keno aos cacos permanece no sacrifício? Eu tento entender, defender, mas fica difícil assim!

Próximo compromisso é contra o São Paulo no Allianz Parque e pelo visto, mesmo com um plantel inferior, o tricolor é favorito. Não é possível que um time em seis meses tenha regredido tanto assim no que se propôs a ser feito.

Afinal, quem manda no Palmeiras?

Esportes.terra.com.br
Palestrinos, agora o assunto é fora de campo. Muito tem sido dito aqui no Papo de Torcedor a respeito de mudanças que precisam ser feitas na escalação. Já são mais ou menos umas cinco crônicas feitas de pós jogo que algumas mudanças são pedidas, imploradas, mas pouco são atendidas. Uma delas é a insistência do Roger no Lucas Lima. 

Incrível. Não desmereço a qualidade do camisa 20 do verdão. Pelo contrário, e respeito sua condição atual; está com problemas familiares, que vá resolvê-los. Mas cabe também ao treinador chegar para ele e falar que vai ser poupado e fica como opção, contudo se o companheiro entrar melhor, faz parte e a vaga será de quem entrou. Mas às vezes uma pergunta é feita na mente de alguns palmeirenses: será que uma "força maior" não atua no Palmeiras?

Isso que será exposto aqui é mera suposição. Não tem nada comprovado, mas é só vocês pegarem quem contratou Lucas Lima e Deyverson por exemplo. Um começa sempre titular, tem sempre pelo menos 45 minutos em campo e o outro tem recebido oportunidades, sendo que não vem acrescentando em nada. Será que é só insistência errônea do treinador? Pensem. Esses dois jogadores são apenas parte de "teimosias". 

Tivemos a teimosia com Roger Guedes em 2017, que me lembre de cabeça; mesmo arranjando encrenca e comprometendo o time por muitas oportunidades, lá estava ele na equipe titular. Este ano, a teimosia se resume basicamente a Lucas Lima  e Deyverson (quando entra do banco de reservas). Curioso que nos bastidores, noticiários, anda aparecendo muito o nome da patrocinadora, cuja dona tem fins políticos no clube. Pior, quando era Paulo Nobre na presidência, mal se via o nome da patrocinadora em noticiários.

Roger tem defeitos desenhados aqui. Mas às vezes dá uma impressão de que nenhum treinador terá carta branca da diretoria para escalar o time. O único que teve foi Cuca em 2016 e o resultado todos sabemos. Se Roger não permanecer, seja quem vier, torcedores precisam se questionar sobre quem manda no time!


Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. Vc está coberto de razão. Os erros do Roger são visíveis, todo mundo já sabe quais as substituições, ele tirou o Dudu por birra ontem.

    ResponderExcluir