Amigos e amantes do Calcio! Nesta quarta (9) no Olímpico de Roma, foi disputada a final da Coppa Itália, que reservava uma grande expectativa se o Milan poderia parar a Juventus e quebrar a sequência tricampeã da equipe na competição, além de garantir em definitivo através da competição sua vaga na Europa League. A missão teve êxito por 50 minutos, daí em diante o Milan se perdeu e não se pode ter nenhum tipo de vacilo ante a Vecchia Signora, que garantiu com um 4 x 0 o tetracampeonato na competição.


Nos primeiros minutos da partida a Juve promoveu em dada medida uma blitz ofensiva, impondo ao Milan dificuldades, mas aos poucos, apesar ainda da maior posse ofensiva, o time de Gattuso conseguiu controlar o impeto ofensivo adversário. O Milan chegou em dois chutes da entrada da área de Bonaventura, apesar do maior controle adversário, o time rossonero procurava ser agudo em suas chegadas, por vezes em contragolpe. Mas no final do primeiro tempo o cenário era equilibrado, com uma diferença pequena na posse em favor do time de Allegri.


Na etapa final porém o equilíbrio se desfez, um começo animador do Milan com duas chegadas perigosas, de Bonaventura, melhor em campo pelo Milan na partida até então. Porém depois disso a Vecchia Signora retomou o controle da partida, exigiu duas grandes defesas de Donnarumma, mas na terceira oportunidade aos 10 minutos não deu, na jogada de bola pra área Benatia se antecipou a defesa e fez, os jogadores do Milan ficaram pedindo falta, mas o fato é que o gol foi validado. Cinco minutos depois gol de Douglas Costa em frangaço do jovem goleiro.

Apagão total do Milan bem aproveitado muito bem pela equipe de Alegri, praticamente em seguida, novamente após escanteio, outra falha de Donnarumma e a bola se oferece para Benatia fazer sua doppietta. Os escanteios eram um verdadeiro tormento para o Milan, foi assim que aos 30 minutos virou goleada, novo escanteio com Pjanic e Kalinic (que não faz gol no ataque) desviou contra o próprio gol. Depois disso o jogo caminhou com o fim com um Milan que pouco poderia fazer, logo após o quarto exigiu duas defesas de Buffon, com Locatelli e Borini, mas o título já era da Juve, tetracampeã da competição e a confirmar apenas o hepta no Italiano.


Uma final que foi final mesmo e digna de um clássico desta grandeza nos primeiros 45 minutos, até pela tensão. Mas é o resultado da dominância da Juve na Itália, um time extremamente competitivo, extremamente letal, cujo não se pode dar qualquer oportunidade.

O controle do futebol italiano por parte da squadra bianconeri há sete temporadas se dá justamente por isso, é um time que (não é o caso desta partida, mas pra ilustrar) mesmo jogando mal, pode te meter um gol a qualquer momento e com isso assumir o controle do jogo, inclusive no âmbito emocional. Isso somado a todas as demais qualidades que tem o time e o grupo, tem sido suficiente para este controle local e competitividade continental da equipe, que quase eliminou o poderosíssimo Real Madrid da Champions. É comemorar mais uma conquista, no final de semana deve vir mais um título, deixando o torcedor mais do que satisfeito, além de dar um grande final de carreira a talvez o maior da posição em todos os tempos, Gianluigi Buffon. 


Em relação ao Milan deve ser um tanto frustrante, o time mostrou neste mesmo e em outros jogos da temporada contra a Juve o quão pode ser competitivo o quanto o clássico pode fazer com que as coisas se equilibrem. O time se perdeu totalmente após sofrer o primeiro gol, Donnarumma mais uma vez sentiu, é um espetacular goleiro, mas nos erros e momentos de falha sucumbe a um emocional ainda frágil (e é menino, é natural isso), mas a responsabilidade não deve ser toda jogada no goleiro, o time parou, em dado momento Gattuso parou, para os rossoneri o tempo parou, enquanto isso gols saiam.

Mas foi uma temporada onde a decisão da demissão de Montella pareceu acertada naquele momento, Gattuso demorou um pouco para engrenar, teve atitudes de Gattuso, salvo as oscilações que um time com lacunas e em formação tem naturalmente, este Milan reagiu na temporada e agora luta contra a Atalanta (de um fantástico trabalho) pela vaga na Europa League. Confesso que entendia Gattuso como interino, mas há que ver o mercado, credenciais para ficar e amadurecer junto com estes e outros nomes que porventura o time possa trazer, o ex-volante mostrou. Donnarumma novamente tem sua saída especulada, há que analisar o clima para ele após falhas em meio a especulações, caso se torne insustentável, o time já tem substituto com Reina, que chegará do Napoli. 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Getty e AFP. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours