Olá fãs do futebol holandês! Hoje reinauguramos uma seção que deixou saudades no blog (principalmente à mim). Os resumões de cada rodada da Eredivisie voltaram! E logo de cara, trazemos tudo o que rolou na 27ª rodada do campeonato holandês, recheada de gols e de resultados um tanto surpreendentes, que trouxeram ainda mais emoção e drama para o final do campeonato. É hora de voetbal aqui no JC!

Heracles Almelo 2-1 Twente

Já na sexta-feira, um jogão pra abrir a rodada a mil por hora! Arquirrivais, Heracles e Twente se enfrentaram em Almelo com objetivos bem diferentes. Desesperado na luta contra o rebaixamento, o Twente precisava de pontos, enquanto o Heracles queria entrar de vez na luta pelos playoffs da UEL.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livre
Fonte: Heracles Almelo/Divulgação
O primeiro tempo acabou sendo pouco movimentado, com um Heracles apático e que deixava espaços para o time visitante. Comandado pelo experiente Gertjan Verbeek, o Twente relutava em se expor demais ao ataque, mesmo necessitando de pontos. Foi somente na segunda etapa que vieram os gols.
Em contra-ataque rápido, Tighadouini recebeu sozinho na entrada da grande área e abriu o placar para os Tukkers. A vantagem durou somente 7 minutos, quando a zaga vermelha falhou e Peterson contou com a sorte para empatar a partida. Seis minutos depois, nova falha da defesa dos visitantes: em cobrança de escanteio, Pröpper cabeceou fraco e quase sem ângulo. A bola passou por todo mundo e, ao tentar tirar em cima da linha, Maher marcou contra e deu números finais ao jogo.
A vitória colocou o Heracles em excelente posição na luta por uma vaga no playoff europeu, apenas 4 pontos atrás do sétimo colocado (Zwolle). Já do outro lado de Overijssel, fica praticamente impossível imaginar o Twente escapar do rebaixamento sem passar pela Nacompetitie. São 8 pontos de desvantagem para o Willem II, restando apenas 7 jogos. Drama não faltará para o time de Enschede nas últimas rodadas da Eredivisie...

ADO Den Haag 0-2 NAC Breda

Poucos imaginavam, mas ADO e NAC foi só a primeira das várias zebras que apareciam em terras holandesas nesse fim de semana. Precisando de uma vitória para encostar no 7º colocado Zwolle, o ADO contava com o apoio de sua torcida para esquecer a derrota pro lanterna Sparta Rotterdam e vencer o também ameaçado NAC Breda. Pois é, mas isso esteve longe de acontecer...
A equipe de Haia até começou pressionando nos primeiros cinco minutos, porém viu o adversário crescer no jogo e o 1 a 0 veio logo aos 18 minutos, com um lindo gol de El Allouchi. Mesmo com a vantagem, o NAC seguiu criando as melhores oportunidades, limitando o ADO ao seu campo de defesa. Não demorou muito e surgiu outra grande oportunidade. Umar saiu livre na cara do gol e foi derrubado por Kanon: pênalti e cartão vermelho para o zagueiro dos mandantes. Ambrose bateu e fechou o placar no Cars Jeans Stadion.
Com a vitória, o NAC chega aos 27 pontos, e com mais duas vitórias deve facilmente se manter na Eredivisie para o ano que vem. Já o ADO perdeu a grande chance de se acercar do sétimo lugar, mas segue brigando por uma improvável vaga na Liga Europa: o próximo jogo contra o Excelsior em Roterdã é importantíssimo para as ambições do time nessa reta final de temporada.

Willem II 5-0 PSV Eindhoven

Não, eu não digitei o placar errado, nem você está em algum tipo de sonho! O líder da Eredivisie, com 10 pontos de vantagem, foi até Tilburg encarar o ameaçado Willem II e saiu com uma sonora goleada nas costas: 5 a 0, com direito a hat-trick de Fran Sol, agora artilheiro do campeonato ao lado de Hirving Lozano, com 13 gols marcados.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas praticando esportes e atividades ao ar livreA tônica do jogo foi um PSV superior nos minutos iniciais, mas que falhava na hora da conclusão. Quando Sol marcou o segundo dos mandantes, a equipe de Eindhoven foi para o tudo ou nada, e deu no que deu... Péssimo resultado para o PSV, que coloca em xeque a posição do time neste momento do campeonato. Cocu afirmou em entrevista logo após o jogo que a equipe não apresentava um bom futebol há muito tempo, e dessa vez, não houve nada que assegurasse um bom resultado para o time de Eindhoven.
Com a vitória, o Willem está muito próximo de confirmar a manutenção na Eredivisie por mais um ano, objetivo traçado desde o início da temporada no time de Tilburg. Já em Eindhoven, o PSV precisa de uma vitória diante de sua torcida, no próximo sábado ante o VVV-Venlo, para manter a gordura e evitar um clima de "final" no confronto direto que se aproxima contra o vice-líder Ajax.

Groningen 2-0 PEC Zwolle

Vivendo uma temporada bem abaixo do esperado, o Groningen recebeu no Euroborg o PEC pressionado por uma vitória. O cenário não era muito diferente para os visitantes, que viam a vaga na UEL ir ficando cada vez mais longe depois de uma sequência negativa de três derrotas e um empate.
E na partida, nem parecia que o candidato ao rebaixamento era o Groningen! Pressionando alto desde o início do jogo, o time da casa saiu na frente com gol contra de Ryan Thomas, mas levava perigo constantemente ao gol defendido por Boer (com direito a bola no travessão ainda antes do intervalo).
Depois de sair perdendo, Van't Schip se viu na obrigação de fazer mudanças para a segunda etapa, e promoveu a estreia do ainda adolescente Sepp van den Berg, de apenas 16 anos de idade (quarto jogador mais jovem a disputar um jogo na Eredivisie). O zagueiro até que não comprometeu, mas seu time precisava de mais do que isso, e num dia aonde os pilares do time, lê-se Ryan Thomas e Younes Namli, estiveram fortemente marcados pelo time adversário, o PEC pouco incomodou na segunda metade. Coube à Hrustic decretar a vitória verde e branca já nos minutos finais de jogo, mais uma vez com a colaboração da zaga, que desviou o chute e matou o goleiro.
Agora o Groningen chega aos 29 pontos e pode praticamente respirar aliviado na Eredivisie. Já o PEC permanece com 40, e graças aos tropeços de ADO e Heerenveen, segue com 4 pontos de vantagem na última posição que dá vaga aos playoffs para a UEL. Porém, o sinal de alerta já está ligado em Zwolle: o time precisa melhorar e muito o nível de suas apresentações se quiser chegar à competição europeia.

Feyenoord 2-1 AZ Alkmaar

Fechando a rodada, Feyenoord e AZ fizeram a prévia da Bekerfinale no De Kuip. Mais do que isso, o jogo valia a reabilitação dos Rotterdammers, que vinham de duas derrotas seguidas e ainda sonham com uma vaga direta na Europa League. Para o AZ, a oportunidade de seguir na cola do vice-líder Ajax e porque não, incomodar o líder PSV.
Fonte: First Order Historians
O time de Alkmaar começou (e muito) bem! Com um ritmo de jogo rápido, não deu sossego à meta de Brad Jones no primeiro tempo, e pode inclusive reclamar de um lance muito polêmico: após cruzamento vindo da direita, Van der Heijden tentou cortar de carrinho e meteu a mão na bola. Dentro da área, pênalti não marcado para os visitantes.
Depois do lance, a partida pareceu mais tensa, com muitas faltas seguidas e alguns cartões amarelos distribuídos. Lance bonito só mesmo o gol de Boëtius, que aproveitou a trapalhada do zagueiro e chutou forte, no canto de Bizot.
Na segunda metade da partida, quase nada de interessante aconteceu. O jogo seguiu pegado e o AZ limitado pela forte marcação dos donos da casa. No final, o artilheiro Jorgensen marcou o segundo gol do Fey, praticamente definindo o jogo. Weghorst ainda descontou nos acréscimos, mas de nada adiantou.
Mais importante que a vitória, é a sequência que se apresenta ao Feyenoord: PEC (fora), Excelsior (casa) e Twente (fora). Nove pontos são cruciais para manter o time com chances reais de alcançar o terceiro posto na classificação. Não serão jogos fáceis, mas o time de Gio van Bronckhorst tem totais condições de superar os adversários e manter vivo o sonho de uma competição continental. Para o AZ, resta secar os adversários (lê-se Utrecht e Fey) e seguir somando os pontos que puder. A equipe têm paradas duras como ADO (fora), PSV (casa) e Ajax (fora). A prioridade é a Beker, porém veremos do que os comandados de Van den Brom são capazes...

Nos outros jogos da rodada, alguns pontos interessantes para serem destacados. Começando pela parte de baixo da tabela, menção honrosíssima ao Sparta Rotterdam, que venceu a segunda consecutiva e já ultrapassou o Twente na classificação! A equipe derrotou o concorrente direto Roda JC em Kerkrade e afundou os auri-negros na lanterna do campeonato. Mesmo que não escape dos playoffs, o time de Rotterdam vem empolgado pra Nacompetitie. O contrário acontece com o Roda, que vê cada vez mais perto o retorno à segundona.

Um pouquinho mais acima, a vitória imponente do Excelsior sobre o VVV em Venlo destaca um time que ganhou corpo ao longo do campeonato. Cotado como candidato ao rebaixamento no início do ano, o time de Roterdã vem surpreendendo todo mundo e se colocou de vez na briga por uma lugar nos playoffs da UEL. Excelente trabalho de Van der Gaag, assim como o de Maurice Steijn, que pôs o VVV, campeão da segundona no ano passado, como um adversário osso duro de roer, seja em casa ou fora.

Olhando para o topo da tabela, duas goleadas estonteantes que elevam os ânimos das torcidas de Ajax e Utrecht. Os Amsterdammers venceram em casa o Heerenveen por 4 a 1, enquanto o Utrecht despachou o concorrente direto Vitesse por 5 a 1 no Galgenwaard. Excelentes resultados de dois dos times com melhor futebol no campeonato até aqui. É claro que as chances de título do Ajax dependem muito mais do que o PSV fizer do que dos próprios esforços do time da capital, mas a injeção de ânimo que o placar tem aumenta e muito as esperanças da torcida para as próximas rodadas. O mesmo vale para o Utrecht, com apenas uma derrota no ano de 2018 e que ainda alimenta o sonho de um histórico terceiro lugar e de uma vaga na UEL.

Confira como ficou a classificação da Eredivisie após a 27ª rodada:

Fonte: Soccerway

E aí pessoal, o que acharam do nosso retorno? Comentem abaixo sugestões, críticas e/ou elogios. sua interação é sempre bem vinda. Abraços e até semana que vem!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours