Em momentos distintos, Porto e Sporting foram nesta quarta (7) a campo no Dragão para enfrentar-se na partida de ida das meias-finais da Taça de Portugal. As equipes chegam em momentos diferentes, o time da casa a retomar a liderança, dando uma nova oportunidade a Casillas em um jogo de Copa e não tendo Aboubakar no time. Já o Sporting muito pressionado após a derrota na última rodada da Liga Portugal ante o Estoril que lhe custou a liderança, tem a volta de Gelson Martins, mas ainda a ausência de seu grande artilheiro Dost e com Jorge Jesus muito pressionado, claro que, em grande parte, a sua trajetória no Benfica contribui para isso. Uma partida que acabou com vitória para o time local por 1 x 0 e poderia ter sido mais, não fosse a boa atuação de Coates e todo o sistema defensivo.


Na etapa inicial a iniciativa do jogo foi tomada pelo Porto, com o time se postando mais no campo de ataque, gerando sérias dificuldades defensivas a defesa do Sporting. Sobretudo pelo lado esquerdo da defesa com Coentrão e Acuña a serem envolvidos pelos ofensivos do time local. Apesar deste domínio, a partida foi para o intervalo sem a abertura do placar. A posse foi levemente maior para o Porto, a superioridade se resume no volume de jogo, no número de finalizações.


Nos minutos iniciais da segunda parte, o Porto intensificou a pressão, rondando o gol defendido por Rui Patrício, mas após os nove minutos o Sporting conseguiu atacar e chegou a ter uma falta na entrada da área, que o apagado Bruno Fernandes arrematou por cima. Mas no lance seguinte, aos 14, Mathieu rebate afastando, mas no pé de Sérgio Oliveira, que cruzou de forma primorosa na cabeça de Tiquinho Soares, sem chances para o guarda-redes da seleção de Portugal.

A pressão do Porto se seguiu, cinco minutos depois Corona invadiu a área pela direita e cruzou novamente para Tiquinho Soares que testou, para uma sensacional defesa de Rui Patrício. Após ser incessantemente atacado por 73 minutos, Jorge Jesus resolveu fazer uma mudança ofensiva, tirando o lateral Ristovski, para a entrada de Ruben Ribeiro, antes, no Porto havia entrado o ex-Internacional Otávio, na vaga de Corona, uma mudança também ofensiva.

As últimas duas mexidas no Porto foram para poupar, Brahimi e Soares deram lugar a Hernani e Gonzalo Paciência recém-chegado ao clube. Já no Sporting uma mudança mais ousada, com Coentrão cedendo a vaga a Jeferson Montero. Ainda assim foi o Porto quem atacou com Hernani e a última troca do Sporting também foi ofensiva, com Bruno César (aquele) na vage de Battaglia. Em seguida um momento de pressão dos Leões, onde a defesa dos Dragões conseguiu afastar o perigo. Nos acréscimos, lançamento nas costas de Ricardo Pereira que falha, mas Ruben Ribeiro perde o controle da bola e Casillas corta. Em seguida, Acuña chegou atrasado em Hernani e foi expulso, ao receber o segundo amarelo no último lance a merecer narração na partida, vitória Portista.


Um jogo difícil para o torcedor leonino, o Sporting simplesmente abdicou, assistiu a boa atuação do Porto, limitando-se a defender, como fosse pequeno. Não fosse a noite apagada de Brahimi e a boa atuação defensiva dos zagueiros e como sempre de Rui Patrício, a sorte verde e branca poderia ter sido ainda pior. É um jogo que não contribui em nada para aliviar a pressão sobre Jorge Jesus, ao contrário, eleva a pressão, afinal, é uma mudança para pior na estratégia, com um time ultra-defensivo, que não funcionou, a proposta de contragolpe não funcionou igualmente, bem como as alterações, feitas tardiamente e para fazer média com a torcida, visto que quem entrou não teve minutos, nem acionamentos suficientes para verdadeiramente incomodar Casillas. Aliás, dissimulada a entrevista do treinador, o número de finalizações e de volume de jogo sportinguista foi muito menor que o do adversário, não foi um excelente jogo de seu clube e com a experiência que tem ele sabe disso, mentindo no pós-jogo.

Já para o Porto foi um jogo de boa produção ofensiva em termos de volume, faltou como dito no parágrafo acima, maior criatividade ao time e isso passa pela atuação de Brahimi, que sente fisicamente, não é nada novo isso. Já para celebrar a boa atuação de Soares, que tem o resgate de seu bom futebol, ótima movimentação e uma atuação bastante convincente. Ir com a vantagem de um gol é importante, mas poderia ter sido mais, no Alvalade é provável que o Sporting jogue futebol diferentemente de hoje e visto isso, é uma vantagem boa, porém mínima pelo controle que a equipe teve.


A partida de volta (e este no nosso entendimento é um grave erro da organização da competição) acontece apenas em Abril. Já o outro duelo de meia-final ocorre entre Desportivo das Aves x Caldas no próximo dia 28, o Caldas que ocupa apenas a 8ª posição na Série (Grupo) D da 3ª Divisão, onde dificilmente chegará aos playoffs de acesso a Liga Pró, mas eliminou equipes importantes como Arouca e Acadêmica até chegar a esta fase da competição.




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: Kapta+ 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours