Acompanhamento semanal do mandato de João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, tem muito trabalho no comando da maior cidade da América do Sul, e estamos atentos a suas ações. Portanto, todo sábado, trazemos aqui um compilado da semana de Dória, ou "Semana do Gestor".

Siga-nos no Twitter (Clique!)

58ª Semana de "nas telonas" à carnaval com os "parças"

Acredite, minha obstinação jornalística em acompanhar às ações do prefeito Dória, chegando à 58° edição deste quadro, não impede que eu siga com vida social e profissional. Reconheço que, às vezes, pode parecer ser fixação, porém, garanto, não o é. E mais, esta aparente fixação é muito por conta de Dória, que não ajuda, não colabora. Observem só: nem mesmo em frente às telonas dos cinemas, Dória deixará passar despercebido os ditos feitos desta administração. Apesar de ser ano eleitoral, a rede de salas de cinema Cinemark ofereceu à Prefeitura 16 meses de publicidade gratuita para veicular campanhas publicitárias, com até 2 minutos de duração, entre as inserções que antecedem o início do filme. O chamamento público foi publicado no Diário Oficial de quinta (01), e a Prefeitura aguarda outras propostas antes de firmar a parceria com a Cinemark, como manda os procedimentos legais.

Sem dar brecha, ou melhor, sossego, Dória invade as salas de cinema com suas campanhas munidas de “Trabalho, trabalho e trabalho”. A oferta da Cinemark é pouco clara e garante não haver contrapartida. Porém, como diz no liberalismo que tem entre seus cegos seguidores o prefeito, “não há almoço de graça” e com isso, a acompanhar a certa contrapartida. É Dória fazendo lobby com a Prefeitura, isso, prestes a deixá-la.
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Por falar em deixar a Prefeitura, Dória, em entrevista publicada pelo jornal Metro, na edição de segunda (05), reafirmou que o PSDB terá um candidato na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes e estará avaliando  a possibilidade de ser ele este candidato. “Não é o momento ainda dessa discussão [a de embarcar rumo ao Palácio dos Bandeirantes], fui eleito para ser prefeito da cidade, e tenho foco para agir diariamente na Prefeitura de São Paulo. Nos próximos meses, vamos avaliar. Mas meu foco, minha determinação é para prefeitar.” Parece que o criador de verbetes – “prefeitar” - vai abandonar mesmo a Prefeitura. 

Já não há mais clima na Prefeitura para João Dória. Para o cronista, agora sem poder, nem mesmo, usar de sua camiseta branca com a logomarca do Cidade Linda, por conta de uma liminar do Ministério Pública, o prefeito Dória já se sente como em “Fico Assim Sem Você”, canção de Adriana Calcanhotto. Tiraram o “Frajola”, o Cidade Linda, do “Piu Piu”, o prefeito João Dória. Parafraseando Calcanhotto: “Dória sem 'Cidade Linda', sou eu assim sem você!”

A tristeza ganhou forma na última etapa do programa de zeladoria, no bairro de Sapopemba, na Zona Leste. Ainda no sábado (03), o prefeito esteve no bairro da ZL chefiando o mutirão do Cidade Linda, porém, sem estar vestido a caráter, com algo remetesse ao programa. O prefeito foi o único de sua equipe sem a camiseta estilizada com a estampa do Cidade Linda. Optou pelo azul claro, com uma camisa social.

Ele chegou a entrar com recurso no Ministério Público, pedindo seu “Cidade Linda” de volta, mas o promotores indeferiram e o prefeito segue sem seu “xodó”.

 Leia também: 
"A decisão que não decidiu nada" sobre a condenação de Lula em segunda instância (clique!)
"A Imoralidade tem vencido" e a novela da posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho (clique!) 

A semana foi de pré-carnaval caminhando para o carnaval “pra valer”. No final de semana que abriu a 58° Semana desta administração, quase quatro milhões de pessoas curtiram o carnaval nos 187 blocos de rua que desfilaram entre sábado (03) e domingo (04). Muito comemorado pela gestão Dória, o pré-carnaval serviu de teste para a Lei municipal que multa quem for pego urinando em vias públicas. De acordo com a Prefeitura, mais de 100 pessoas foram notificadas na região da Sé, Vila Mariana e Pinheiros, e vão receber, em casa, a multa no valor de 500,00 reais. No embalo de carnaval com multa, Paulo Mathias, prefeito na Regional de Pinheiros e membro do MBL, quer ser o “prefeito regional campeão em multas por xixi na rua”, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo na edição de segunda (05) do jornal Folha de S. Paulo. O prefeito regional que estava na Disney quando a área comandada por ele sofria com alagamentos, na 56° Semana, quer, agora, lucrar com uma medida punitiva com cunho, em tese, educativa.

O pré-carnaval também foi marcado por três mortes: dois homens assassinados por um frentista sem porte de arma, na Região da Rebouças, e um universitário eletrocutado após levar choque e sofrer parada cardíaca por ter encostado em um poste energizado durante a passagem do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, ainda no domingo (04).

A morte do estudante de engenharia biomédica, Lucas Antônio Lacerda, 22, recaiu sobre a Prefeitura da administração Dória. No domingo, Lucas acompanhava a passagem do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta pela Rua da Consolação, quando pulou uma das grades, colocadas para criar os corredores de atendimento, de apoio a passagem dos blocos de carnaval, e encostou em um poste, onde, dois dias antes, tinham sido instaladas duas câmeras de monitoramento na base do “gato”, com fios remendados com fita isolante, de responsabilidade da Dream Factory, empresa vencedora do certame para organizar o carnaval de rua.

A empresa que, segundo os promotores do Ministério Público, foi favorecida durante a licitação pelo secretário de Cultura, André Sturm, e pelo vice-prefeito, Bruno Covas, para cumprir uma das exigências do edital, que impõe a empresa vencedora a instalação de câmeras para o monitoramento dos foliões, contratou uma empresa, a GWA System, que instalou as câmeras sem autorização da Prefeitura. A empresa, como apontou a edição de quarta (07) do jornal Folha de S. Paulo, instalou 24, das 70 câmeras já em funcionamento - o edital prevê a instalação de 200 até o final do carnaval -, na base da gambiarra e sem autorização das concessionárias.

O dono da empresa terceirizada GWA Systems, José Malvar de Azevedo, disse ao jornal Folha de S. Paulo que havia um acordo apalavrado entre a Dream Factory e a Prefeitura. E que a carga energética utilizada para o funcionamento das câmeras é de baixa voltagem, “13 volts” de acordo com empresário. Ele passou a responsabilidade para a Prefeitura. “Pode ter sido problema no poste de iluminação. Aquela macarronada de fios no poste é da CET, eu tenho só uma caixinha com um transformador”, afirmou à Folha.

 Leia também: 
"A 'Justissa' dos privilégios" e a imoralidade dos togados (clique!)
"Velha Sampa rejuvenesce" com a homenagem aos 464 anos da nossa cidade (clique!)

Outro problema apontado pela reportagem de Mariana Zylberkan e Luciano Cavenagui, na Folha, foi a demora, quase meia hora, até a chegada da ambulância para o resgate do jovem. O estudante foi levado para a Santa Casa, na região Central, onde morreu.
Dória se limitou a dizer que a “instalação da câmera não estava autorizada. Portanto, ela não representava um instrumento oficial da Prefeitura de São Paulo. Ela foi instalada indevidamente e em condições técnicas inadequadas. Mas o laudo final nós temos que aguardar ser emitido pela polícia técnica da Polícia Civil.”

Ainda na semana, Dória firmou parceria com o Governo do Estado, do seu padrinho Geraldo Alckmin (PSDB-SP), para a contratação de 1248 unidades habitacionais para famílias de baixa renda da região de Itaim Paulista e Ermelino Matarazzo, na Zona Leste. O anúncio foi feito na sede da Prefeitura, na terça (06), onde os dois tucanos aproveitavam para gravar um vídeo. O governador, que é pré-candidato pelo PSDB à Presidência, aparece bem mais comedido do que o prefeito que não ver a hora de sair.

E parece que a decisão de deixar ou não a Prefeitura já tem data: será no dia 04 de março, quando haverá as tão esperadas prévias do PSDB para definir o candidato do partido na briga pela sucessão de Geraldo Alckmin no Governo do Estado. Nas prévias, o prefeito terá de enfrentar o senador José Aníbal, o cientista político Felipe D'Avila e o secretário estadual de desenvolvimento social Floriano Pesaro.

Ainda no vídeo (disponibilizo abaixo) do anúncio da contratação de unidades habitacionais, Dória vai longe e já vislumbra as três esferas do Executivo comandadas por eles, tucanos. “A parceria vai continuar. Governo do Estado, Prefeitura de São Paulo e Governo Federal trabalhando pelo ‘Social'”, disse o prefeito.

 Vídeo: Reprodução / Canal "João Dória News", no Youtube
O trabalho pelo “social” é tão intenso que o prefeito retirou quase 31 milhões de reais do Fundo Municipal da Criança e Adolescente, o Fumcad, responsável pelo apoio financeiro à Organizações Sociais, as OS, entre elas a Doutores da Alegria, grupo de artistas que auxilia no tratamento de crianças excepcionais. A medida, tomada no fim de janeiro e que representa corte de 30% comparado ao arrecadado ano passado – 102 milhões de reais -, trata-se de uma desvinculação do valor para outras demandas da Prefeitura, não necessariamente pertencentes ao campo do “Social”. E isso tem causado efeito negativo nas doações. Em reportagem publicada na quarta (07), no portal do jornal El País, com o movimento da Prefeitura, vários coordenadores de projetos observam, agora, certa resistência dos doadores em efetivar as contribuições, já que não há mais a certeza de que o valor será repassado para projetos sociais.

Já quase encerrando a semana, na quinta (08), o prefeito anunciou a 2° etapa do programa Asfalto Novo. O programa de recapeamento de vias terá 200 milhões de reais disponíveis para a renovação da massa asfáltica de avenidas como a do Estado e, nesta etapa, a 23 km da Local da Marginal Tietê. Apesar de parte do valor sair do intitulado “Fundo de Multas” – uma criação da tão conclamada em tempos petistas “Indústria da Multa”, agora, enfim implementada por Dória – e problemas com a qualidade do asfalto – como apontou a TV Globo numa visita à Av. Marechal Tito, primeira a passar pelo Asfalto Novo - o programa tem dado nova roupagem a algumas vias da cidade. Nesta segunda etapa, a previsão é recapear 147 km ou 60 vias por toda a cidade. Estaremos acompanhado de perto esta que é apenas uma das muitas antigas demandas dos paulistanos.

O prefeito encerrou a semana divulgando sua agenda carnavalesca. Dória acompanhou a primeira noite de desfiles das escolas de samba, no Sambódromo do Anhembi – talvez o último antes da venda do complexo à iniciativa privada – nesta sexta (09) e programou fazer o mesmo na segunda noite de desfiles já neste sábado (10).
 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)

Dória ainda seguirá para o Rio de Janeiro, onde foi convidado pelo prefeito carioca e bispo da Universal, Marcelo Crivella (PRB-RJ), para acompanhar a segunda noite de desfiles na Sapucaí, na segunda (12). Convidado pelo prefeito soteropolitano ACM Neto (DEM-BA), Dória deve passar a terça de carnaval em Salvador. Empresário dito "gestor", bispo licenciado e neto de torturador juntos aproveitando o carnaval. Que trinca, no mínimo reacionária, de prefeitos, minha gente!

Bom Carnaval! 


Aceitamos críticas e sugestões. Para isso, deixe sua opinião na seção "comentários" logo abaixo. Pedimos também que compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!
  
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Parabéns por essa obstinação, falta mais isso, quem fiscalize e cobre da gestão pública, por mais "Claudios".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Obstinação" é um princípio jornalístico. Quem não o tem ou o renega, acredito, que tenha a hombridade de recorrer a outra carreira profissional-financeiro.

      Estamos por aqui para informar e, como bem disse você, fiscalizar.

      Obrigado pelo apoio e comentário!

      Excluir