Amigos e adeptos, depois de um meio de semana quente, com polêmicas na primeira parte da meia final da Taça de Portugal, estamos de volta com a jornada de número 22 da Liga Portugal, que restabeleceu a normalidade com os quatro grandes (ou três, como queiram) a vencerem, com isto o Porto segue na liderança, seguido a dois pontos por Benfica e Sporting, com o Braga figurando na zona da Europa League. 



Braga 3 x 1 Vitória de Setúbal

Na Pedreira, o Braga foi dominante desde o princípio, atacando com muita intensidade e exigindo assim diversas intervenções do guarda redes adversário Cristiano. Porém aos 24 minutos o time de Abel Ferreira chegou ao gol de uma maneira já bastante conhecida, cobrança de escanteio pela direita de André Horta, bola na cabeça do zagueiro Brasileiro Raúl Silva. 

O Braga seguiu criando mais, mas aos 42 minutos um lance polêmico, Horta teria (e cometeu na minha opinião) cometido pênalti sobre Costinha, quatro minutos depois porém, com o auxilio do VAR, Jorge Sousa árbitro da partida não marcou a penalidade. 

Aos dois minutos, novamente o recurso entrou em ação e desta vez de forma correta, Dyego Sousa estava realmente fora de jogo, apesar dos protestos dos adeptos. Aos 18, um pênalti por pé alto do lateral Brasileiro Patrick Vieira sobre Raúl Silva que eu também não daria, gerou o segundo gol na conversão de Paulinho. Aos 33 mais um gol do Braga em contragolpe anulado por fora de jogo, corretamente, mas minutos depois Esgaio aproveitou a sobra e bateu bonito para fazer o terceiro. Aos 42, após jogada pela esquerda do ataque do turco Bassan, o camisa 77 André Pereira fez o de honra. Boa vitória do Braga, onde apesar de confusa a arbitragem (o que tem sido habitual em Portugal e em todo o mundo) não manchou o bom desempenho da equipe.  

Portimomense 1 x 3 Benfica 

O Benfica enfrentou nesta jornada fora de casa o Portimonense, que tentou resistir, mas acabou não fazendo frente aos encarnados, que figuram ao lado do Sporting, mas com melhor saldo, na segunda posição da Liga Portugal, há dois pontos do Porto. 

Cervi começou seu show aos 5, após jogada bem tramada pela esquerda, a zaga local tentou afastar, mas a bola sobrou com o argentino, que finalizou sem chances para o guarda redes. O ritmo do Benfica foi excelente até em torno dos 30 minutos, onde a equipe seguiu criando ótimas oportunidades. Depois o rendimento da equipe caiu, o que fez com que os donos da casa pudessem aparecer no ataque a gerar certo incômodo. 

Na parte final o Portimomense é quem buscou o controle do jogo, enquanto o Benfica descia em contragolpes, a persistência do time alvinegro funcionou aos 19, em cobrança de escanteio de Bruno Tabata, o também Brasileiro defensor Felipe Macedo que veio do Goiás subiu mais alto que a defesa Benfiquista para igualar o duelo. 

Depois de sofrer o gol, o Benfica retomou o controle da partida e passou a criar mais oportunidades, até que Cervi aos 32 minutos acertou uma cobrança magistral de falta, sem chances para Ricardo Ferreira. Já além dos descontos prometidos pelo árbitro o Benfica chegou ao terceiro no contragolpe com Zivkovic. Vitória importante do Benfica, com dois pontos de atenção, não se pode relaxar com apenas um gol de vantagem no placar e a aguardar informações sobre Jonas que após dividida com Nakajima deixou o campo lesionado, choque joelho contra joelho, que não seja nada grave. 


Chaves 0 x 4 Porto

Ainda sem Aboubakar, o Porto mostrou mais uma vez, agora longe do Dragão, que tem uma excelente peça de reposição para o camisa 9, Tiquinho Soares mais uma vez correspondeu e foi fundamental na vitória que garantiu aos Dragões a manutenção da liderança. 

O Porto criou as primeiras oportunidades da partida e saiu na frente aos 14, na jogada onde o torcedor local reclamou de falta na roubada de bola de Otávio, revelado pelo Internacional, a bola foi carregada e lançada por Sérgio Oliveira para Soares que tocou na saída de António Filipe. A grande chance de empate do Chaves foi também com um Brasileiro, Matheus Pereira fez grande jogada pela direita e arrematou para grande defesa de José Sá. O Porto então tratou de tranquilizar a partida, seis minutos depois jogada pela direita, levantamento de Maxi Pereira para bela conclusão do camisa 29. A primeira parte seguiu com mais oportunidades para ambos os lados, mas terminou nesta vantagem de dois gols para os visitantes. 

Na volta, onze minutos bastaram para que após tabela com Otávio, Marega chegasse ao seu gol. Três minutos depois poderia ter sido o hat-trick de Soares, mas o Brasileiro parou na trave após belo chute da entrada da área. Bonito também o último tento do duelo, Sérgio Oliveira já além do tempo regulamentar após tabelar com Hector Herrera. Grande vitória Portista. 


Sporting 2 x 0 Feirense

Diferentemente do duelo do meio de semana pela Taça de Portugal, o Sporting teve ótima atuação, partindo para cima do Feirense desde os primeiros minutos, mas não foi fácil, seja em relação a arbitragem e também pela grande atuação do guarda redes Brasileiro Caio Secco. 

Ele parou com maestria as investidas iniciais dos Leões, depois, foi Luís Ferreira, o árbitro, quem parou a jogada e voltou atrás paraanular o gol de Doumbia, após consultar o VAR e ver falta de Bruno Fernandes sobre Babanco, há um braço ali de Bruno Fernandes, mas a mim me parece mais um mergulho, não marcaria a falta. O jogo seguiu com grandes defesas de Secco que impediram o Sporting de sair na frente. Aos 43 o VAR entraria mais uma vez em cena, no lance onde Sony salva com a cabeça a finalização de Fredy Montero e o árbitro foi obrigado a voltar atrás. 

 Na segunda parte a pressão se seguiu, bem como as grandes defesas do número 22 a baliza do Feirense. Aos 24 minutos gol bem anulado por impedimento do time do Sporting, que acabou enfim chegando ao gol aos 32 em erro do goleiro na saída da meta após escanteio, com a bola sobrando para William Carvalho fazer o gol do alívio leonino. E aos 45 minutos, Montero completou para o gol a jogada de Gelson Martins, boa vitória, a produção ofensiva do time foi enorme e isto precisa ser mantido e faço coro a crítica de Jorge Jesus em relação a arbitragem e o uso do VAR no primeiro gol, não vi falta ali e mesmo que seja, não era lance pra de parar 40 segundos depois para uso do recurso de vídeo. 


Demais Resultados

Paços Ferreira 0 x 2 Tondela
Rio Ave 3 x 0 Marítimo
Belenenses 2 x 5 Desportivo das Aves
Boavista 1 x 0 Vitória de Guimarães

Moreirense x Estoril Praia (12/02 - 18h Brasília/ 20h Lisboa) 





Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Imagens: Kapta+, zerozero.pt, AFP 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours