A NFL possui 31 times e 1 máquina. O New England Patriots não é um time de futebol americano. Não importa qual seja o seu time, é preciso admitir isso. Estou cansado dessa dinastia patriota, mas preciso assumir os motivos desse sucesso e admirar os responsáveis. 

Os Patriots são uma máquina de vencer jogos. Enquanto os demais times quebram a cabeça e se doam o máximo, o de Foxboro se prepara como nenhum. Quando uma máquina está com defeitos, a manutenção é responsável por identificar o problema e consertá-lo – seja trocando as peças ou reajustando o funcionamento. Esse é o diferencial dos Patriots. 

Considere que a máquina possui problemas graves no sistema de defesa. O pass-rush foi criticado por muitos, mas, como uma máquina, foi consertado. New England Patriots resgatou James Harrison, 2 vezes campeão do Super Bowl, 5 vezes Pro Bowler, fez parte 2 vezes do First Team All-Pro e 2 vezes do Second Team All-Pro, além de ser o melhor jogador de defesa de 2008. James Harrison chega em Foxboro e se torna a peça que faltava para a engrenagem defensiva funcionar. 

No ataque, o time perde alguns parafusos importantes como Julian Edelman e Rob Gronkowski, mas o reajuste feito na máquina, para que Danny Amendola e Brandin Cooks se tornem esses parafusos fez toda a diferença. Amendola fez uma partida inesquecível na virada do New England Patriots contra o Jacksonville Jaguars 

Quem comanda o ataque? Tom Brady. Para muitos, o maior de todos os tempos. Ainda coloco esse título para o Peyton Manning, mas não condeno quem diga que é Tom Brady. Ele é decisivo. Ele é preciso. Quando chega no quarto período, ele se torna um ser supremo. Fez isso contra o Atlanta Falcons no Super Bowl LI. Fez isso na tarde de ontem. Tom Brady é a peça que dá a qualidade para essa máquina. 

No final, toda a máquina precisa de seu engenheiro. IndiscutivelmenteBill Belichick é o maior treinador de todos os tempos. Ele é o engenheiro e o rapaz da manutenção dessa máquina. Numa famosa frase, "enquanto os outros jogam dama, Belichick joga xadrez", se resume quem é o treinador dos Patriots. Ele é o responsável por todo esse sucesso. Sem ele, não haveria máquina. Não haveriam 8 aparições no Super Bowl. Seu único erro foi a troca de Garoppolo, pondo em xeque o futuro dessa máquina.  

Você pode discutir se New England é favorecido pela arbitragem. Pode dizer que é chato (e é) ver só os Patriots vencendo a AFC. O que você não pode fazer é ignorar os méritos desse sucesso. Embora a maioria quisesse Jaguars no Super Bowl, o espetáculo ficou melhor com New England, como disse Colin Cowherd, por conta de sua efetividade. São como Netflix, Starbucks, SpotifyAmazon: melhores e mais eficazes do que utilizar qualquer outro modo de assistir filmes, beber café, ouvir música e fazer compras. New England Patriots é uma máquina de vencer jogos. 

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours

  1. Realmente, temos que parabenizar os caras pelo sucesso, se não fizessem o que fazem bem feito não teriam chegado onde chegaram.

    ResponderExcluir
  2. Um belo texto...que retrata bem o que eh o New England para a NFL

    ResponderExcluir
  3. E uma dinastia na NFL e um super time

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Gabriel, texto oportuno e sensacional. Estavas inspirado.

    O Pats causa em mim (e em muita gente, penso) diferentes sensações, na maior parte do tempo sinto "raiva" deles, por sua dominância, empáfia, é um time e sobretudo na figura de Brady, que sempre me causou essa sensação, de que são soberbos. A dominância, as vitórias sobre times que simpatizo, enfim, é como se sempre estivessem destinados a ganhar e não parece interessante isso.

    Por outro lado realmente é uma máquina, um time inspirador, perfeito nos detalhes e que tem o mais competente (não direi que é o maior, apesar de SER) QB da história. Foram muitos momentos épicos proporcionados que, de forma ou de outra sim, me fizeram vibrar. Não tenho conhecimento pra isso, mas fico me imaginando narrando um jogo deles, seria um dilema, vibrar pela letalidade de seu jogo, me deixar envolver, ou esconder a frustração de sua dominância. Ainda bem que sou apenas torcedor.

    Por mais "raiva" que se possa ter do Patriots, não se pode deixar de reconhecer sua competência em cada detalhe, texto pontual.

    ResponderExcluir