Acompanhamento semanal do mandato de João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, tem muito trabalho no comando da maior cidade da América do Sul, e estamos atentos a suas ações. Portanto, todo sábado, trazemos aqui um compilado da semana de Dória.



54ª Semana de presença em marchinha à "sonha Dória, sonha" 


Em ritmo de carnaval, esta semana iniciou com menção honrosa ao prefeito numa marchinha de carnaval. Produzida pelo grupo carnavalesco mineiro Orquestra Royal, a marchinha intitulada de “Bolsomico” (vídeo abaixo), cita Doria e outros personagens que saíram das catacumbas do reacionarismo, abertas pelo atual estado de (des)governo por qual passa o País. 


Marchinha "Bolsomico", do grupo "Orquestra Royal"; Vídeo: Reprodução/ Canal Orquestra Royal, no YouTube

Abusando de produções audiovisuais, esta coluna traz mais um vídeo, desta feita publicado pelo prefeito em suas redes, onde comenta e faz um balanço do primeiro ano sob a administração Doria. Entre informações infundadas, algumas negadas pelas próprias secretarias, o prefeito volta a culpar a administração anterior, por um déficit de 7,5 bilhões de reais no orçamento do ano passado. 


"Fim da Indústria da Multa" hahaha; Vídeo: Reprodução/ Canal João Doria News, no YouTube

O vídeo é todo produzido com aspectos de campanha eleitoral, como se o prefeito estivesse pleiteando algum outro cargo. E tudo indica que está mesmo. Dória tenta, agora, viabilizar sua partida para o Palácio dos Bandeirantes como candidato tucano à vaga que será deixado por Geraldo Alckmin em outubro próximo.

Enquanto ele, de certo modo, comemorava seu primeiro ano em vídeo, os paulistanos comentavam o “suportável” disparado pelo prefeito em relação ao aumento na tarifa dos transportes na cidade. Se na semana passada ele, insensivelmente, já tinha dito que o reajuste “facilita o troco”, nesta semana garantiu ser “suportável” 0.20 centavos a mais por um sistema de qualidade questionável. 
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)
O prefeito voltou a ser criticado por ter, mais uma vez em menos de duas semanas, matriculado crianças, de 0 a 3 anos de idade, em creches ainda em construção. Desta vez, os canteiros de obra escolhidos por Doria para acomodar crianças ficam na Freguesia do Ó, Zona Norte, e Aclimação, na Zona Sul. Com as descobertas jornalísticas do jornal Agora SP, de crianças matriculadas em instalações ainda em obras, há forte dúvida se realmente o prefeito conseguiu abrir mais de 26 mil novas vagas no sistema pelas creches da cidade. As creches estão com inauguração prevista para o dia 05 de fevereiro, quando recomeça o ano letivo.

Na rádio Bandeirantes, Dória comentou seu primeiro ano de administração à frente da Prefeitura. Em entrevista à bancada do Jornal Gente, na terça-feira (09), o prefeito prometeu a entrega dos hospitais Parelheiros, na Zona Sul, e Brasilândia, na Zona Norte, ambos em construção, ainda neste ano. Outro tema - considerado pelo cronista como polêmico – comentado pelo prefeito foi a burocracia, para ele, personificadas pelos conselhos da cidade.

O prefeito mostrou-se, de certa forma, incomodado com a existência de conselhos, muitos integrados por representantes da sociedade civil, que fiscalizam e avaliam os trabalhos da administração pública municipal. Dória disse que são muitos os conselhos e, numa infelicidade,  comentou que “daqui a pouco vamos ter o 'Conselho do Espirro'”, esperando que todos fossem rir, mas não “colou”. (Clique aqui e ouça o prefeito "não querendo estigmatizar")
Imagem: QUADRINSTA (@Quadrinsta no Instagram e no Twitter)
Para o cronista, o posicionamento de Dória à Bandeirantes ratifica o que esta coluna comentou à época da eleição para o Conselho Participativo do Município, quando desconfiávamos de sabotagem na organização. Baseado no que disse o prefeito sobre os conselhos, acredito, houve mesmo sabotagem. E mais, atentemos ao tratamento que esta gestão dá a participação popular. 

A aura que tomou – para alguns, de “assalto”- o Brasil e trouxe figuras conservadoras – para não dizer reacionárias, e talvez, fascistas - como Dória, também intensificou suas ramificações no Legislativo, na Câmara Municipal. Por lá, rememoremos o projeto que previa cota para pessoas transgêneras em concursos públicos, rejeitado por 6 a 2 ainda na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ, a primeira fase de tramitação para um projeto de lei na Câmara. Nesta semana, o portal 32xSP elaborou reportagem sobre o assunto, retomando um dos muitos pontos desconsiderados pela Câmara Municipal no ano passado. O PL de 2015 definia que 2% das vagas em concursos públicos no município fossem destinados ao grupo de transgêneros, que tem apenas 10% de seus integrantes trabalhando com carteira assinada. A mesma classe política que, em discursos hipócritas e puramente eleitoreiros, se diz preocupada com o fortalecimento do mercado de trabalho, é a mesma que barra, nega-se a discutir e aprovar mecanismos que aliviariam o sufoco de grupos marginalizados. 

O prefeito aproveitou a semana para repassar seu cheque, no estilo showbis, com o salário deste mês, naquela promessa populista de campanha em doar todos os seus vencimentos pelos “trabalhos” à frente da Prefeitura. O salário de janeiro, no valor de R$ 17.948,00, para a Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, a AHPAS, com trabalhos no transporte de crianças com câncer. Para a cidade, seria melhor ver Doria “torrando” todos os seus vencimentos, sem a hipocrisia de doar seu salário a “instituições do 3° setor” – como ele define as organizações que recebe o “Salário do Prefeito” -, que um prefeito que paga de “bom moço” uma vez no mês, enquanto enfraquece políticas inclusivas como, coincidentemente - já que estamos falando de transporte de crianças -, os cortes no transporte escolar gratuito. 

O prefeito encerrou a semana revelando seu sonho para 2018. Em entrevista à Maria Lydia, do Jornal da Gazeta, na TV Gazeta, Dória disse que passa suas noites sonhando com o povo brasileiro fazendo a escolha “certa” nas eleições de outubro (clique aqui para assistir ao vídeo). E qual seria a escolha “certa”? Para Dória, Geraldo Alckmin, o “santo” na lista da Odebrecht. Sonha Dória, sonha...


Aceitamos críticas e sugestões. Para isso, deixe sua opinião na seção "comentários" logo abaixo. Pedimos também que compartilhe, retweete, republique nosso material pelas redes sociais!
Em parceria com o projeto cultural Cine Favela, lá da Rua do Pacificador Nº 288 (clique!), em Heliópolis, região do Sacomã, na Zona Sul da cidade, a Coluna Mais SP exibe 13 anos de produções, de trabalho intenso do grupo. Linkaremos curtas, documentários e reproduções de peças teatrais com os nossos artigos. As produções são autorais e desenvolvidas com a colaboração, maciça, de moradores daquela comunidade. Clique aqui e curta a página do projeto no Facebook.






Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Cada vez caprichando mais Claudio, muito oportuna a marchinha e grandes ponderações. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário. É importante observar que o conteúdo está sendo explorado e usado como meio concreto para contestações.

      Espero estar colaborando.

      Excluir