Amigos! Durante a temporada 2017 o nosso Henrique Júnior esteve comandando com brilhantismo o "Resumão da Rodada". Neste final de campeonato vamos fazer diferente, comigo no comando, iremos fazer um apanhado geral, com os destaques da temporada. Vamos juntos!


O competente Heptacampeão - Corinthians

O Corinthians chegou para o Brasileirão ainda desacreditado, mesmo com o título do Paulista. Mas com exibições taticamente perfeitas, fez o melhor primeiro turno da história dos pontos corridos, uma regularidade de jogo absurda, números inimagináveis, foram mais de 82% de aproveitamento. 

Como dizer que um jogo desses é feio? Eficiência absurda, fora que nos contragolpes, as trocas rápidas de passes eram perfeitas, o Corinthians sim, fez muitos gols bonitos neste campeonato. 

No returno, o time perdeu fôlego, nos clássicos foi superado, em jogos onde era favorito, o time adversário espelhava a tática e assim começaram a surgir derrotas surpreendentes. Não foi uma metade final de campeonato boa. Mas quando o time se viu efetivamente ameaçado, era o Dérbi que por sinal foi meu jogo de estreia como comentarista pela  WebRádio Gol & Rock (Clique)Ouça a íntegra no canal no YouTube (Clique), esse foi o jogo da virada, uma vitória de absoluta eficiência como as do primeiro turno, que seguiu-se se triunfos contra CAP (este também crucial), Avaí e finalmente o Fluminense. Um time que teve no coletivo o seu grande destaque, e nisso, o "cara que não ia arrumar nada com esse elenco" (E Rizek teve a grandeza de assumir o erro) conseguiu o desempenho, a regularidade e o merecimento do título. Muito se fala em arbitragem, ela é péssima, o Corinthians também teve erros contra si no campeonato, não se pode colocar na conta da arbitragem um título que foi assegurado com quatro rodadas de antecedência. 


O espírito de Condá vive

Vive e fez sua melhor campanha no campeonato Brasileiro para no ano seguinte á Tragédia (clique) que abalou e abalará sempre a todos nós. Claro que nem tudo foram flores. O time conquistou o campeonato Catarinense e vinha bem, mas problemas de relacionamento levaram a demissão bastante questionável do aspecto técnico de Vágner Mancini e a decisão controversa de trazer Vinícius Eutrópio. Outro problema foi a escalação irregular que levou o time a ser eliminado da Libertadores. Mas o time se reergueu sob o comando de Gilson Kleina, encaixou e conseguiu esse importante feito, o time teve a chance de não cair por temporadas, recusou em nome da desportividade, trabalhou e após perder a todos os integrantes do futebol praticamente, volta á Libertadores na temporada 2018. Merecem demais a mítica festa ao final da última rodada e a nossa emoção. 



Hernanes Profeta e Salvador

Foi mais um ano muito ruim para o São Paulo, um ano onde o time não brigou por coisas grandes no campeonato em momento algum (embora essa tardia e "desmerecida" esperança de Libertadores no final) brigou por coisas grandes. Erros administrativos, com a gestão que já substituía uma acusada de corrupção, transformando o clube num SHOPPING (Sim, um shopping, ou uma "lojinha do Salim Mushiba") de jogadores em detrimento do desempenho em campo, não dá pra trocar tantos jogadores assim ao longo da competição e se manter competitivo. Com isso, Ceni acabou queimado e não por falta de aviso nosso (clique), mas será que era mesmo ele o problema? Concordo com as palavras de Lugano, outro grande ídolo que deixa o campo e bola do time ao término do campeonato, que disse em entrevista a André Henning (Esporte Interativo - No Ar) que Ceni estava sim plenamente preparado, até pelo conhecimento e a vivência que teve, como jogador e como um técnico dentro de campo durante toda a carreira, mas enfim, alguma cabeça tinha de ser servida numa bandeja e foi a do ídolo. 

Eis que no grande acerto desta diretoria cheia de erros, a temporada Tricolor foi salva, Hernanes, cornetado até por jornalistas Tricolores (um abraço pro COSME e outro pro Damião) conseguiu desempenhar um futebol impecável na meia Tricolor, nas palavras dele, em entrevista ao mesmo programa do EI, foi o melhor momento de sua carreira, ainda gostei mais de suas atuações pela Lazio, mas com certeza, foi o momento onde Hernanes foi mais decisivo na carreira, gols de falta, com bola rolando, assistências, condução do time, o jogador em menos de meia temporada, ficou apenas a dois, dos 14 gols de Pratto (que fez temporada pífia) artilheiro (se é que se pode assim chamar) do time e a um de Gilberto que no todo da temporada teve média melhor inclusive que o argentino. 

O que o torcedor Tricolor deve ter como certeza é que esta salvação não basta, é preciso intensificar a pressão para uma mudança na forma como o clube é conduzido, pois quem muito flerta, em algum momento cai. 


As decepções

O Santos é aqui colocado como decepção muito mais por algumas peças que tinha, como o badalado Lucas Lima (que após fazer o Diabo, agora "ama" o Verdão), mas tem sérios problemas administrativos e falta de investimentos, além do declínio de Ricardo Oliveira. 

Pinta como a grande decepção o Palmeiras realmente por todo o GASTO que teve com o dinheiro da Crefisa e a gestão de Alexandre Mattos do Futebol do clube. Reparem na palavra, gasto difere de investimento. Entram também na roda de decepções o Flamengo, pelas mesmas razões, alto investimento onde o time acabou "não dando liga", ou se teve pouca paciência com um técnico da "nova geração" como Zé Ricardo, mas o time tem agora a chance de vencer a Sulamericana. Além do Galo, que teve decisões muito confusas ao longo do ano, teve Roger dando errado e veio se acertar apenas no final da temporada com Oswaldo de Oliveira e Otero fazendo "gols espíritas". 



O respeito voltou?

É claro que o respeito de quem curte o futebol com sabedoria nunca "foi embora" em relação ao Vasco, é muito mais uma brincadeira. Mas é claro que ninguém imaginava estar comentando a classificação do time para a Libertadores. 

Não há como condenar quem "desacreditou", afinal, esta Diretoria de EuVirus SiManda que aí fez sua ditadura dava algum motivo pra se crer no melhor? A manobra pra se manter no poder mostra bem que o interesse não é o Vasco e sim o que ele traz, não se recorre a ilegalidades pra "fazer o bem", não era o bem do clube que se queria com aquela urna. Portanto, há que valorizar ainda mais o trabalho de Zé, renegado pelo maior rival, além da referência técnica do time Nenê e todo elenco de batalhadores. 


Os Rebaixados

Este "lance" (não é um romance) aí foi decisivo para um deles, o IRRESPONSÁVEL Rodrigo eliminou qualquer chance de uma arrancada final da Ponte Preta na competição, quando em seus instintos mais selvagens introduziu o dedo entre as nádegas de Trellez botando a perder um jogo que se encaminhava pra uma grande vitória e o estabelecimento de uma arrancada final na busca da salvação. É claro que não direi aqui que a Ponte caiu neste jogo, que inclusive comentei pela WebRádio Gol & Rock (Clique) ouça a íntegra no canal no YouTube (clique), mas o jogo estava 2 x 0, era controlado, caminhava pra uma arrancada que colocaria e o time em condições de escapar e tudo foi colocado a perder. Evidente que a Ponte caiu no conjunto do que não fez em 37 rodadas, mas esta foi fatal. 

Caiu também o Avaí que tinha um time extremamente limitado e ainda tentou uma arrancada no final, foi bom o trabalho de Claudinei Oliveira com o material humano que tinha. O Coritiba teve uma reação interessante, mas na reta final voltou a cair de rendimento e com isso acabou rebaixado no último minuto de bola rolando, muita coisa precisa ser repensada no clube, que tem se habituado ao ioio do cai e sobe. E por fim cabe dizer que o Atlético/GO foi um tremendo saco de pancadas no primeiro turno, mas fez um returno bastante digno, mesmo quando não pontuou, incomodou, vendeu caro todas as partidas, caiu de pé. 

Vale enaltecer os que se salvaram na rodada final, Sport e Vitória conseguiram grande arrancada nas rodadas finais e (como era meu palpite antes da rodada final nas discussões virtuais) acabaram se salvando, merecidamente. É torcer pra que voltem fortes em 2018 e não sejam ameaçados pela degola. 



Minha Seleção: Vanderlei (Santos)/Cássio (Corinthians); Edilson (Grêmio), Balbuena e Pablo (Corinthians) e Reinaldo (Chapecoense); Gabriel (Corinthians), Arthur (Grêmio), Hernanes (São Paulo) e Thiago Neves (Cruzeiro); Bruno Henrique (Santos) e Jô (Corinthians) 



O Cara - Jô (Corinthians)

Claro que poderia também ser e seria justo Hernanes, até pelo que citei na parte do texto dedicada ao São Paulo. Mas neste voto pesa o que cada um decidiu, imagine o Corinthians sem os 18 gols de Jô, onde estaria? Percentual quase total desses gols foi decisivo, foi gol de vitória, gol de ponto crucial, mesmo em um time extremamente coletivo, o camisa 7 conseguiu ser um destaque fundamental na conquista do título e por isso é "O cara" do campeonato no nosso entendimento. 



Classificação Final


1Corinthians72
2Palmeiras63
3Santos63
4Grêmio62
5Cruzeiro57
6Flamengo56
7Vasco56
8Chape54
9Atlético/MG54
10Botafogo53
11Atlético/PR51
12Bahia50
13São Paulo50
14Fluminense47
15Sport45
16Vitória43
17Coritiba43
18Avaí43
19Ponte Preta39
20Atlético-GO36


Artilharia


Jô (Corinthians) e Henrique Dourado (Fluminense) - 18 gols

André (Sport) - 16 gols


Assistências

Gustavo Scarpa (Fluminense) - 12

Bruno Henrique (Santos) - 11

Rodrigo Pimpão (Botafogo) - 9




Discordou de algo? Comente aqui no texto, só discutindo as ideias e conhecendo as opiniões poderemos fazer um trabalho cada vez melhor. Coerente ele já é. 




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours