Brasileirão 2017 - Rodada 35 - Grêmio 1 x 0 São Paulo

Escalação

Sidão; Edimar, Rodrigo Caio, Arboleda e Araruna; Jucilei, Petros, e Hernanes; Maicosuel, Marcos Guilherme, Lucas Pratto.

O jogo

O São Paulo visitou o Grêmio em sua casa. O jogo valia para os são paulinos o acesso ao G10 e para o Grêmio valia mais como um teste para o jogo da final da Libertadores. Nos primeiros minutos da partida o São Paulo tentou ficar com a bola nos pés, porém recuou muito. O time da casa ficou que não precisava se conter para dominar o Tricolor paulista.

 As laterais eram ineficazes. Edimar não conseguia parar as subidas de Geromel. Araruna pouco fazia com Cortês e Fernandinho no encalço. Nas bolas aéreas Arboleda era rei. Estava bem nas coberturas em bolas enfiadas. Chutes perigosos contra Sidão não houve a não ser o próprio gol gremista. Num cruzamento no chão houve bate rebate e Kanemann se aproveitou para fazer um 1 a 0 "sem querer".

Do meio para frente o São Paulo não se acertava. Muitos passes errados. Marcação efetiva era na base da falta. A bola "espirrava" nos pés assim como um taco de sinuca. Pratto não recebia e quando tinha bola nos pés era chutes sem capricho. O São Paulo subiu ao ataque no final do primeiro tempo, mas sem perigo algum.

No retorno o Maicosuel saiu para dar lugar ao Lucas Fernandes. Grêmio já deu um susto com Fernandinho para cima de Sidão. Apesar de adotar postura de contra-ataque o time gaúcho viu que o SPFC não conseguia atravessar sua defesa em ótima exibição de Geromel. Petros saiu na metade do tempo para entrada de Junior Tavares.Sidão tomou sustos e teve que fazer defesas milagrosas.

Araruna foi deixado no chão após um drible desconcertante de Cortês e o gol só não saiu porque Rodrigo Caio isolou para linha de fundo. Na esperança de melhora Dorival colocou Gilberto no lugar de Araruna. O Tricolor paulista levou perigo nos minutos finais com Lucas Pratto em duas oportunidades, mas Marcelo Grohe se agigantou e não deixou.

Nem lá e nem cá

Após vacilar ao empatar com o Vasco o Tricolor perdeu para o Grêmio. Sim, é o vice lider do Brasileirão e finalista da Copa Libertadores. O Time gaucho foi com força máxima e fez valer o jogo em casa diante da torcida. O São Paulo se viu acuado e desorganizado. Só Subiu ao ataque quando o Grêmio "permitia" ainda assim as atuações de Lucas Pratto, Marcos Guilherme e Hernanes ficaram muito aquém do habitual. 

O jovem Araruna não tem cacife para jogar na lateral hoje. Não é o primeiro jogo com atuação ruim. Edimar já sabemos que também como cobrar uma atuação nota 8. Se o meio campo se perde o ataque é zero. Dorivel errou em dar nova oportunidade ao jovem lateral direito num jogo tão complicado. Só foi tirar o menino no final da partida.

Gilberto precisa entrar para jogar mais cedo. Considero desrespeitoso ao profissional entrar nos minutos finais. Se você está ganhando a partida tudo bem gastar tempo com qualquer substituição. Precisando empatar a partida ele só tira um lateral ruim para colocar um atacante quando o juiz apita?

Petros, Hernanes e Jucilei não se entendiam pela forte marcação adiantada. O link para o ataque era sempre bloqueada ou os passes era forçados e sem efetividade. Hernanes ainda tentava jogadas individuais, mas não havia como passar sozinho por toda defesa gremista. Foi um jogo bem difícil que o SPFC ainda saiu no lucro por só ter tomado um. Dorival precisará repensar a forma de escalar o time, pois agora temos desfalques de Hernanes e Arboleda contra o Botafogo.

Há pretensões?

O São Paulo jogará a próxima partida no Pacaembu contra o Botafogo. Depois Coritiba, lá no Paraná e finalizará com Bahia retornando ao Morumbi. Nove pontos em disputa. Ainda que vença todos (o que eu não acredito pela qualidade e desfalques) a Libertadores já era. O SPFC caiu para 12 lugar. Ainda está a dois pontos para garantir a série A. O prêmio seria participar da Cola Sulamericana 2018.

2018 é hoje!

O campeonato paulista não pode ser um campeonato teste. O São Paulo não vence desde 2005. O São Paulo não levanta a taça desde 2012 (Copa Sulamericana). Após a porcaria que a diretoria fez em 2017 para pagar dívidas e desmontar metade da equipe, o São Paulo namorou muito com a série B. Desde 2009 o São Paulo Futebol Clube foi a equipe paulista com menos títulos! Será que os problemas seriam apenas técnico e jogadores??? É para repensar!
Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours