Amigos! Amantes da velocidade! Antes da corrida, o GP Brasil de F1 da temporada 2017, muita tiração de sarro na web, que seria uma corrida de compadres, que deveriam dar carros a ex-pilotos e tudo mais que vemos na internet sempre. Parece que este pessoal não conhece Interlagos e o que pode proporcionar este traçado, esteja ele seco ou molhado e também não entende o verdadeiro sentido das corridas, não é só o campeonato que conta, é cada curva, cada ultrapassagem, cada vitória, é a adrenalina da velocidade. Uma corrida onde tivemos não apenas um vencedor em Vettel, tivemos dois e vocês entenderão nesse texto.


Na classificação há eventos que merecem ser lembrados, a batida de Hamilton em erro pessoal que levou o piloto a largar dos boxes (e posteriormente dar show), Bottas que fez uma grande volta pra cravar a pole e Massa que nos Q1 e Q2 fez grandes voltas, mas foi atrapalhado por Sainz no Q3 e acabou com o décimo tempo, nona posição por conta de punição a Riccardo. 


Porém, o show de Bottas na classificação foi ofuscado por Vettel já na largada, com uma ultrapassagem fenomenal, o Alemão mais italiano desde a saída de Schummy da Ferrari assumiu a ponta e com maestria levou o carro a frente até o final, sua parte do show foi ali na largada, o "resto" seria com os demais. Na largada Massa de cara já ganhou três posições alcançando o sexto lugar. Uma batida provocada por Grosjean (da qual curiosamente ele se salvou) acabou tirando da prova Ocon, Magnussen e Vandoorne três a menos para Hamilton ultrapassar, além de Riccardo atingido na confusão, mas estivessem lá, seriam também "trucidados" pelo mais novo tetracampeão do mundo.

Na saída do safety car Vettel abriu boa vantagem, enquanto Massa ultrapassou Alonso, do qual se manteve a frente durante toda a prova, sofrendo no terço final da corrida. A partir daí foram lindas ultrapassagens de Hamilton, sem chances de defesa para os demais, até pelo traçado da pista que permite um alto número de ultrapassagens. Com o passar das voltas, Hamilton passou a encarar os adversários em tese mais duros, como Perez, Alonso e Massa, mas ainda assim não deu chances a eles de defesa.

Com mais carro, as Red Bulls de Max Verstappen e Riccardo acabaram também superando Massa. O segundo, sofreu com os pneus no final da prova após também protagonizar belas ultrapassagens e uma extraordinária corrida de recuperação. Pneus que aliás foram problema para muitos, a pista extremamente quente fez com que fosse um festival de bolhas e teve piloto até dechapando pneu, problema que afetou também o final de prova de Hamilton, que deixou Max para trás apesar da tentativa de resistência do garoto e partiu alucinadamente pra cima de Raikkonen, tirou a diferença de cinco segundos em poucas voltas. Mas o ferrarista defendeu-se com a frieza de sempre, Hamilton acabou fritando e detonando de vez seus pneus, ficando assim com a quarta colocação na prova.

Vitória de ponta a ponta de Vettel, vice campeão da F1 em 2017. Mas não acabara ali a corrida, uma volta final alucinante com Massa, Alonso e Perez disputando a vitória, sim, a vitória entre os carros que não tem a mesma capacidade de Mercedes, Ferrari e Red Bull e o Brasileiro segurou firme a sétima posição, conseguindo a sua vitória pessoal, que seria levar o carro na melhor posição possível e foi o que fez Felipe Massa, conseguindo despedir-se (agora em definitivo né, ufa) da categoria de maneira honrosa.



E Massa não foi vencedor "apenas" nesta prova não. Não vou vir aqui com números, sou comentarista, vou me ater aos fatos. É evidente que Massa irritou-nos, sobretudo no fim da carreira, neste ano final, comendo poeira para Stroll (que entendidos disseram que era só grana) inclusive.

Mas Massa foi um piloto de bom nível, manteve-se no topo da categoria, na Ferrari por muitos anos, seguiu numa Williams que já não remete mais  seus áureos tempos, mas querendo ou não foi o nome que durante anos carregou o Brasil na maior categoria do automobilismo mundial. Não, Massa não é um perdedor, aliás, ninguém que senta num cockpit de F1 é perdedor. É preciso (salvo algumas exceções, umas destas do Brasil) ser muito bom pra sentar no cockpit até da equipe que pega a rabeira do grid e Massa foi além disso. Claro que não retiro nenhuma das criticas que fiz a ele ao longo desses 15 anos comentando automobilismo. Mas reconheço também o valor que teve para o automobilismo nacional, se Massa é tão duramente atacado, assim como Rubens Barrichello o é, é sinal de que algo significou, teve sua relevância e seu posicionamento dentro do automobilismo mundial. Coisa que muitos que passaram na F1, vários inclusive nestas "Eras" Massa e Rubinho, não conseguiram ter, relevância. Uma Era claro, muito abaixo de Moco, Fittipaldi, Piquet, Senna vai chegando ao fim com Barrichello, Massa, Castroneves, Kanaan voltando um pouco Gil de Ferran, uma era que não foi a sucessora de grandes ídolos, mas que aceitem os mais exaltados ou não, foi uma Era que manteve forte e lembrado o automobilismo Brasileiro. Vejamos agora se conseguiremos repetir ao menos tal geração, ou se teremos um declínio aí sim digno de críticas, ou não, afinal, quem é irrelevante não é lembrado, nem na hora da crítica.


Em relação as brincadeirinhas sem noção antes da prova, quem assistiu teve de engolir seco as críticas. Foi uma das melhores provas dos últimos anos, com muitas ultrapassagens, com desgaste dos carros, um enredo desenhado como que de forma personalizada, com campeão saindo de trás, ultrapassagem em disputa de vice-campeonato na largada e batida atrás, volta dos boxes com disputa de posição, chegada alucinada em disputa de posição no pódio e na vitória do 2ª pelotão, despedida, rádio fora do padrão. Interlagos NUNCA será uma corrida comum, pelo traçado que tem a pista, com subidas, aceleração extrema na reta curva dos boxes, pontos de ultrapassagem, as condições climáticas que quando seco, desgastam de forma extrema os pneus e com chuva são incríveis. Fora a competitividade, a adrenalina que envolve uma corrida de automóvel, ainda mais sendo ela a F1, por mais tecnologia que tenha sido implementada, é sempre a adrenalina e a sede de vitória, a sede de acelerar mais, a vontade de ultrapassar cada oponente que vai mover o esporte. NUNCA MAIS desdenhe de Interlagos.



Classificação da Prova
























Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: Getty, Reprodução Twitter: @F1




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours