Olá fãs da Fórmula 1! E como diria Gustavo Lima: "que pena que acabou oh oh oh"! Brincadeiras a parte, chegamos à última etapa da Fórmula 1 em 2017, e também a nossa última crônica neste ano. O palco da despedida, o circuito de Yas Marina, divide opiniões há muito. Porém, o traçado árabe reservou alguns bons momentos neste domingo durante a prova, e claro, uma dose de emoção depois da bandeirada com a despedida de Felipe Massa e aquela cena maravilhosa com os pilotos fazendo fumaça nos 'zerinhos'! Confira conosco tudo o que de melhor aconteceu no GP dos Emirados Árabes Unidos de F1:



Depois de um excelente sábado, tomando uma pole que parecia certa na conta de Lewis Hamilton, Valtteri Bottas fez boa largada e se manteve tranquilo na ponta. Aliás, não houve sequer disputa por posição entre os 6 primeiros colocados na largada. Um pouquinho mais atrás, destaque para o bom pega entre Sergio Pérez e Nico Hülkenberg, aonde o alemão acabou levando vantagem e mantendo o sétimo posto. Porém, os replays acusaram que Nico ganhou vantagem em sair da pista, sofrendo assim uma punição de 5 segundos no próximo pit stop. Punição corretíssima da direção de prova, sem dúvida.

Ainda nas primeiras voltas, quem teve a chance de mostrar serviço foi Lance Stroll. Num fim de semana bastante apagado, o canadense travou um interessante duelo com Romain Grosjean, que perdeu ali algumas voltas para ultrapassar Lance e viu suas chances de pontos praticamente terminarem. O francês porém não foi de todo mal: completou uma bela manobra para ultrapassar Stroll definitivamente, deixando claro que não é mais aquele menino inconsequentemente, pelo menos dentro da pista.


A corrida seguiu sem muitas alterações no pelotão de frente, mas com um cenário interessante na parte intermediária. Enquanto Hülk forçava o ritmo para manter o sétimo lugar (o que daria a sexta posição para a Renault nos construtores), Felipe Massa  se esforçava para vencer o bom chassi McLaren de Fernando Alonso, que batalhava por mais um ponto na temporada. Mais atrás, Carlos Sainz também se aproximava da dupla, numa batalha que se confundia com a linha do tempo da F1: dois pilotos já consolidados; com um deles se aposentando e o outro vivendo seus últimos momentos na categoria; batalhando contra uma jovem promessa que busca um lugar ao sol.

E falando em sol, assim que ele se pôs e a noite caiu em Abu Dhabi, bateu um soninho um Valtteri Bottas... Pois é, o finlandês não se adaptou à pista mais fria e aos pneus supermacios, possibilitando a Hamilton se aproximar e sonhar com mais uma vitória na carreira. Enquanto isso, alguns lugares mais atrás, Daniel Ricciardo ia dando adeus à temporada de forma melancólica. O ano que começou excelente para o australiano, terminou da pior forma possível: 3 abandonos nas últimas 4 corridas e apenas um sexto lugar no GP do Brasil.
É claro, por muitas vezes o Sorrisão não teve o que fazer para evitar o DNF, como no caso de hoje, quando a Red Bull acusou problema hidráulico via rádio. O motor Renault também abriu o bico em várias ocasiões, deixando o australiano na mão. Porém, terminar o ano assim não traz nada positivo à ninguém, sem contar que Ricci perdeu a quarta posição para Räikkönen, fechando o Mundial apenas na quinta posição. Desejamos uma melhor sorte aos touros austríacos ano que vem.

Enquanto Ricciardo ficava a pé por problemas em seu Red Bull, Sainz também teve de abandonar, mas nesse caso, apenas por incompetência da equipe. Durante o pit stop, a equipe Renault liberou o espanhol sem que o mecânico conseguisse fixar a roda dianteira esquerda, quase causando um engarrafamento na saída do box. No final, a ida de Sainz à Renault rendeu apenas um sétimo lugar em sua estreia, em Austin. O que de certa forma valeu à pena, já que sem esses 6 pontos a equipe não conseguiria o almejado sexto lugar no mundial de construtores. Veremos o que Sainz tem a mostrar contra Hülk em 2018, certamente uma excelente disputa interna!

Mesmo com Hamilton ameaçando Bottas de muito perto e Verstappen chegando cada vez mais em Räikkönen, a corrida não teve uma briga de fato pelas primeiras posições. Fruto do traçado mas também das circunstâncias, afinal não havia mais nada em jogo, e à essa altura, a última coisa que Lewis quer é causar problemas com o companheiro de equipe.

Bottas segura Hamilton e vence em Abu Dhabi. Massa se despede da F1 em 10º
Voltando ao pelotão intermediário, presenciamos as boas de manobras de Alonso sobre Massa, para garantir o 9º lugar, e de Hülk sobre Grosjean, que superou a punição de 5 segundos, voltou à frente de Pérez e passou o francês da Haas para garantir de vez o sexto lugar da equipe.

E basicamente foi assim até o final! Bottas venceu com certa tranquilidade, seguido por Hamilton e por Vettel, que em nenhum momento apareceu na transmissão da corrida. Na tradicional volta de recolhimento dos carros à garagem, um show de fogos de artifício, e vários pilotos queimando borracha no asfalto árabe. Sinal que os tempos mudaram!

Os esforços que a Liberty Media tem feito para aproximar a categoria do público e mudar a imagem da Fórmula 1 são imensos, e precisam ser reconhecidos. É claro, o automobilismo americano é diferente do europeu, logo eles irão errar e tomar decisões que parecem impopulares, mas é tudo necessário. Experiências são necessárias pra que se conheça melhor o produto e seja possível vendê-lo com ainda mais qualidade. Precisávamos de mudanças, e elas vieram! Daqui pra frente, a certeza é que teremos uma nova Fórmula 1, cada vez mais surpreendente. E mesmo sem nenhum brasileiro, o fã de velocidade tem tudo para se apaixonar cada vez mais pela maior categoria do automobilismo mundial!

E já que a ocasião é especial, trazemos hoje para vocês a classificação completa do GP do Emirados Árabes Unidos e dos mundiais, tanto de pilotos como de construtores! Confira tudo abaixo:

Classificação do GP dos EAU:

Corrida - Yas Marina - GP de Abu Dhabi (Foto: Reprodução/F1)


Classificação do Mundial do Pilotos (top 10):




Classificação do Mundial de Construtores:


Por fim, gostaria de agradecer à todos que nos prestigiaram durante o ano de 2017, seja comigo ou com o amigo Adriano Garcia nos textos. Você, fã de velocidade, é o que nos faz cuidar desse espaço do blog com tanto carinho. E fiquem ligados, 2018 é logo ali! Forte abraço e até ano que vem!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours