Vamos acompanhar semanalmente o mandato do prefeito tucano João Dória à frente da Prefeitura de São Paulo. O Gestor, como ele bem frisa, terá muito trabalho no comando da maior cidade da América Latina, e estaremos atentos a todas as suas ações. Portanto, todo sábado, traremos aqui um compilado do que o mandatário realizou em suas atribuições.

Inscreva-se no canal "Mais SP" no Youtube (Clique!) 



38ª Semana De Prem Baba em casa a Rock in Rio 



O prefeito João Dória, além de bom comunicador – publicitário formado pela FAAP -, é cheio dos “contatinhos”, e “contatinhos” de peso. No domingo (17), Dória recorreu a sua agenda e recebeu em sua casa, no Jardim Europa, Zona Oeste, o guru Prem Baba para uma “conversa muito agradável”, talvez, já fazendo suas preces para a corrida à Presidência da República no próximo ano. 


Presidência da República que já é um fato para o prefeito. No mesmo domingo (17), Dória esteve nos estúdios do SBT para gravar o programa Cenários 2018 comandado pelo jornalista Kennedy Alencar, já com o foco na corrida eleitoral das próximas eleições gerais. O programa receberá possíveis candidatos ao cargo de chefe do Executivo Nacional para entrevistas, assim como as tradicionais sabatinas também comandadas por Kennedy Alencar. Este pensamento exclusivo no próximo ano levou Dória a viajar, na segunda-feira (18), para mais um de seus encontros com líderes políticos. O prefeito passou parte da segunda-feira (18) em Porto Alegre, onde esteve palestrando com prefeitos do estado do Rio Grande do Sul, incluindo o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan (PSDB-RS), aquele que apoiou o encerramento antecipado da mostra “QueerMuseu”, semana passada.  


Desde que o Ministério Público aceitou o pedido do PT (Partido dos Trabalhadores), na quinta-feira (14), para investigar as viagens de Dória, muitas em horário de expediente na Prefeitura, o prefeito tem publicado, com certa repetição, vídeos em que mostra ele tarde da noite, em alguns casos na madrugada, ainda em seu gabinete no Edifício Matarazzo. Esse tipo de vídeo, usando de “emoji” com relógio, tem sido publicado tanto em ocasiões noturnas como também pela manhã, logo cedo, quando, em tese, o prefeito acorda e inicia seu dia de trabalho. Em alguns vídeos, Dória se expõe ao ponto de se gravar praticando exercícios numa estação de musculação, acredito, instalada em sua casa. 


Muitas das publicações trazem dados que nem sempre são detalhados ou disponibilizados pelas próprias secretarias. Na semana passada, Dória publicou e, de certa forma, alardeou a criação de 7 mil vagas pelas creches da cidade. Na oportunidade, ele traçou um comparativo com números – não encontrados oficialmente – do primeiro ano da administração anterior, também no campo de criação de vagas.  Nesta semana, Dória trouxe números de mortes no trânsito da cidade e a divulgação de um chamamento para a contratação de professores para a rede pública de educação. 


Quanto aos óbitos provocados pelo trânsito na capital, Dória, baseado no mais recente relatório do InfoSiga – indicador de mortes no trânsito, criado pelo Governo do Estado -, a redução de mortes no comparativo ao mesmo mês do ano passado. O InfoSiga da conta de 57 mortes no mês de agosto passado, contra 103 no mesmo mês em 2016. A Mais SP acessou os dados do InfoSiga e, analisando números de ambos os anos, levando em conta ser este ano o primeiro de Dória e 2016 o último de Fernando Haddad (PT-SP), já que não conseguimos o relatório referente a 2013, primeiro ano do petista,  houve redução de 6%, ou 36 óbitos a menos, em relação as mortes no consolidado entre janeiro e agosto deste ano.


Na educação, a Mais SP tentou encontrar algo sobre o chamamento de 9 mil novos professores para a rede pública, anunciado pelo prefeito em sua redes sociais, no portal da Secretaria Municipal de Educação.  A ultima informação, oficial, em relação a professores, foi a convocação de 680 professores aprovados em concurso realizado ainda sob a administração Haddad, número muito inferior ao divulgado pelo prefeito. 


Prefeito este que passa horas em reuniões com empresários ou representantes de consulados, sempre, de acordo com ele, em busca de parcerias para projetos de zeladoria ou benfeitoria. Sem muita identidade popular, Dória não participa muito de discussões que dizem respeito a cidade. Em nove meses de administração, o prefeito enviou onze projetos para debate e aprovação na Câmara dos Vereadores. Entre os projetos, a criminalização da venda de sprays e a penalização de pichadores com multa e a inclusão de seus nomes em uma lista que os impede de trabalhar no funcionalismo público; a entrega do Pacaembu para a iniciativa privada pelo programa de desestatização da Prefeitura e, agora, o projeto que pretende taxar os serviços de streaming como Netflix e Spotify a partir do próximo ano, caso seja aprovado pelos vereadores. O projeto ainda não chegou à Câmara dos Vereados. Os projetos têm algo em comum: Dória se coloca irredutível quando se contesta algo sobre eles. 


O prefeito inaugurou dois novos CTA (Centro Temporário de Acolhimento), versão da prática do teórico “Espaço Vida” prometido por Dória em campanha. O primeiro, inaugurado na quarta-feira (20), no Butantã, Zona Oeste, o prefeito discursou com sendo um CTA propriamente dito, usando da sigla (CTA) para promover as novas instalações. Na segunda inauguração da semana, já na quinta-feira (21), o prefeito entregou a unidade Prates, no Bom Retiro, do CTA, mas com uma diferença, enquanto a fachada do prédio traz o nome Centro Temporário de Acolhimento, a placa de inauguração, a pantogravura, chama a unidade de “Espaço Vida Prates”. Ainda em campanha, Dória prometeu a entrega de “Espaços Vida” para o acolhimento de moradores em situação de rua. Ele dizia que esses “Espaços” seriam construídos em parceria com a iniciativa privada, mas, parece, não rolou, e a solução tem sido inaugurar os CTA.  


O prefeito passou parte de quinta-feira (21) em Brasília e Rio de Janeiro, em mais uma de suas viagens. Na mesma quinta-feira (21), a Câmara dos vereadores aprovou o pacote de concessões de parques e do sistema de bilhetagem, o Bilhete Único, para a iniciativa privada.  

Dória, que não apresenta seu programa Olho no Olho há duas semanas, destinou a noite de quinta (21) para jantar com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA). Há quem diga que Rodrigo Maia esteve na cidade para cortejar o prefeito que, se não for escolhido como presidenciável pelo seu partido, o PSDB, será bem-vindo ao DEM de Maia. Assim como Fábio Ramalho em Minas Gerais. Lembrando que o DEM, além de liberal, é descendente da ARENA, forte aliado durante a ditadura militar.  


Na manhã de sexta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, o prefeito foi para seu gabinete no Edifício Matarazzo usando do transporte público. No vídeo publicado em seu canal no Youtube, Dória diz que foi dormir próximo das 2 horas da manhã, indicando que o jantar com os deputados foi até altas horas da noite.  Ainda no vídeo, o prefeito mostra não conhecer a parada de transporte coletivo mais próxima de sua casa (minutagem de 2:51 a 2:55)  e, no ápice da experiência em andar de “busão”, não entende o mecanismo de Bilhete Único na passagem da catraca (minutagem de 12:57 a 13:17). Aliás, se não fosse o auxilio do cobrador, o mesmo que ele prometeu extinguir até o fim de seu mandato em 2020, Dória não teria conseguido passar a catraca. Talvez, após o constrangimento de não saber onde e como usar o cartão do Bilhete Único, o prefeito repense a respeito da importância da figura do cobrador em auxiliar o motorista e, principalmente, como no caso, o passageiro. (Vídeo abaixo)  

 Vídeo: Reprodução / Canal "Dória News" no Youtube

O prefeito passou parte de sábado (23) na Zona Leste. Na Vila Prudente, o prefeito comandou a 39ª etapa do Cidade Linda com intensa atividade de zeladoria. À noite, Dória foi curtir a penúltima noite de shows do festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro. 
Imagem: Reprodução / conta de João Dória no Instagram

 Assista e compartilhe a reportagem especial que foi em três - das cinco - regiões da capital para contar a vida de nordestinos.


Fiscalize conosco o Prefeito na página da Coluna "Mais SP" do JC! (Clique) 

Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. O engraçado é que em SP está rolando o "SP Trip" com atrações de Rock que estão no Rock in Rio, por que não prestigiar um evento da própria cidade? Mas se este fosse o "pecado" das ações de Dória, seria pequeno.

    ResponderExcluir
  2. Talvez, porque o "Rock in Rio" conta com a presença de Roberto Medina, amigo de LIDE e publicitário, responsável pelo festival de música em conturbadas terras cariocas. E mais, certamente na "SP Trip" ele não seria cortejado com "Dória presidente".

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir