Brasileirão 2017 - São Paulo 1 x 2 Atlético-MG

Escalação

Renan Ribeiro; Lucão, Maicon e Militão; Jucilei, Marcinho, Cícero e Junior Tavares; Cueva, Wellington Nem e Lucas Pratto.

O jogo

O São Paulo enfrentou o Galo no esquema 3-5-2. Vimos um time que avançava muito por causa das jogadas de Jucilei com Lucas Pratto, e às vezes para Wellington Nem. O jogo sofrido chegou cedo após uma bola espirrada da intermediária. Cazares ajeitou e finalizou na entrada da área. Renan Ribeiro deixou passar. Pratto ainda perdeu uma bela oportunidade, mas bateu marcado logo que recebeu passe dentro da área. Mesmo erro o Atlético Mineiro com Cazares livre de marcação.

Veio o segundo tempo e Nem saiu para entrada de Thiago Mendes. No primeiro minuto Junior Tavares fez bela jogada para Marcinho girar e estufar as redes empatando a partida. Na jogada seguinte Victor saí da área para isolar a bola, mas ela bate em Cueva. Apesar da correria foi marcado toque de mão. Cazares arriscou de novo, mas foi para fora. Ceni tirou Militão para entrada de Bruno. O SPFC insistiu muito pela esquerda com Marcinho em contrapartida o Galo aplicava o que podia em contra-ataques após saída de Robinho.

Aos 38 minutos o lance decisivo da partida. Luan pela esquerda passa rasteiro na área. Ela chega direto para Lucão. Este em vez de isolar na bicuda apenas chuta fraco pra frente. Rafael Moura pegou e finalizou desmontando a partida. Só aí Ceni quis colocar Gilberto tirando Cícero que pouco fez o jogo inteiro. Para que? Nada! Nenhum lance com participação do artilheiro. Fim de jogo.

Então...

O São Paulo, em síntese, jogou bem e criou jogadas. Muito em função de Pratto com cruzamentos e bolas enfiadas. Jucilei trabalhou como falso 10 por muito tempo até Marcinho no segundo tempo formar dupla com Tavares. O primeiro gol das duas equipes não foram nada demais apesar de bonitos.
O lance que causou alegria aos mineiro e frustração/raiva tricolores foi o gol de Rafael Moura. Não pela beleza, nem comemoração do adversário, mas pela falha de Lucão. Mais uma em sua longa lista de erros e entregadas. 

Fator Lucão

O moleque bancado por Ceni já vem queimado não é de hoje. Suas decisões em momentos críticos depoem contra a qualidade que o técnico acha que ele tem. Oportunidade nunca faltou. Se depender do ex-goleiro vai continuar tendo. Sua declaração ao fim da partida dizendo que a torcida pega no pé e logo irá embora caiu muito mal.

O que a torcida tem a dizer é "Foi tarde, Lucão". Você ganha e muito bem pra ter pressão da torcida, treinar e jogar bem. Você está num clube de elite. Quer sair simplesmente saia. 22 mil pessoas virão in loco a bizarrice protagonizada por você. Fora mais de 16 milhões de torcedores apaixonados que seguem o Tricolor Trimundial pela tv, rádio e internet.

Fator Defesa

Falando do setor mais perigosamente carente do SPFC. Setor composto principalmente por Rodrigo Caio, Douglas, Militão, Maicon, Lugano e Lucão. Sentiu o drama?

Destes o melhor até pouco tempo atrás era incontestavelmente Maicon. O "god of zaga" parece que foi tragado para um má fase sem igual e não vem realizando partidas seguras. A última informação foi que o SPFC vendeu Maicon por R$ 25 milhões para o Galatasaray. Jogador que custou R$ 22 milhões mais 50% dos direitos sobre Lucão e Inácio.

Hoje Rodrigo Caio ocupa posição de destaque. Ganhou notoriedade da mídia maldosa após o Fair Play na partida como rival Corinthians, ainda no Paulistão. Como se isso justificasse sua convocação à seleção. Coisa que até mesmo Ceni desmereceu e foi contra. Tem suas qualidades que precisam ser melhor aproveitadas e ter bons companheiros perto da área.

Militão vem jogando toda partida mais para recompor ausências. O mesmo se diz sobre Douglas. Jogam pro gasto e estão longe de conquistar titularidade com suas atuações.

Sobraram Lucão e Lugano. O que faz alguém pensar que Lugano, enfim de carreira, seria pior que Lucão? A declaração de Ceni na coletiva após a derrota foi no mínimo controversa. Perguntado se confia na qualidade e se ainda conta com Lugano o ex-goleiro respondeu que conta o camisa 5 sempre. Que ele confia no trabalho e na qualidade do uruguaio e que mesmo em fim de contrato pode colocá-lo na partida.

Ceni, se você quisesse já teria colocado há muito tempo. Se a zaga é lenta que pelo menos seja de raça. Que não dê chute mole ou deixe a bola passar para o adversário finalizar. Lugano não pode mais dar o primeiro combate, mas faria coberturas perfeitamente. Tenho certeza que isolar ia a bola de qualquer jeito. Assim como Fabão fazia, lembra? Ainda fazia gol de cabeça!

Não dá pra admitir um clube do tamanho e expressão do SPFC ficar refém de diretoria, equipe técnica e jogadores medíocres. Mediocridade esta que vivemos há 10 anos. Perdendo quase sempre em clássicos, eliminações precoces (várias delas para times menores) e com atuações pífias. O momento de alegria do torcedor é uma vitória ou outra. Mais um ano jogado no lixo e sem perspectiva.

Querem saber o resultado contra o Atlético-PR? Derrota. Como sempre foi. Queda mais acentuada na tabela e depois ter que lutar em casa contra o Fluminense. Se perder para o time carioca vai ter um texto ao ídolo, ao ex-goleiro-artilheiro e hoje técnico (ainda não formado) Rogério Ceni.

Vamos fazer nossa parte como torcida. Apoiar e torcer durante 90 minutos e cobrar fora de campo. Até porque nós torcedores PAGAMOS e não somos PAGOS para isso.
Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours