Brasileirão 2017 - Rodada 5 - São Paulo 2 x 0 Vitória-BA

Olá, Tricolores Trimundiais! O São Paulo voltou para casa após o fiasco em Campinas e enfrentou a equipe do Vitória. Saiu com os 3 pontos e dois gols feitos (Thomaz e Lucas Pratto). Partida de estréias: no SPFC, Maicosuel recém contratado começou como titular; do lado baiano, o técnico Gallo fez sua primeira partida. Vamos ver o que aconteceu de importante no jogo.
Escalação

Renan Ribeiro, Militão, Maicon, Lucão e Bruno; Jucilei, Cícero, Junior Tavares, Marcinho, Maicosuel e Lucas Pratto.

O jogo

A partida não foi um primor, mas demonstrou um São Paulo mais ofensivo. Jogando em casa fez valer sua vantagem. Jogou no 3-4-3. O Vitória jogou recuado. Acuado sofreu a pressão nas finalizações de Lucas Pratto, Marcinho, uma cabeçada de Lucão e a participação de Maicosuel numa cabeçada perigosa. O goleiro Fernando Miguel trabalhou e muito. As subidas de Marcinho, Cicero e Jucilei foram importantes. Senti falta de um meia para dar mais suporte ao ataque e distribuir as jogadas. 

No segundo tempo Ceni tirou Maicosuel e coloco Thomaz. Com isso o Militão avançou para o meio-campo. Ceni optou por colocar o time no 4-2-3-1 com Militão e Jucliei cobrindo a defesa e lá na frente a movimentação de 3 "meia-atacantes" tendo o Pratto como referência. Lucão assustou o goleiro com uma cabeçada que passou perto da meta. Thomaz de perna esquerda também fez a bola passar raspando. 

Houve polêmica sobre um pênalti não marcado para o SPFC quando o Marcinho recebe uma bola do zagueiro baiano. O atacante chuta e o defensor cai no chão com as mãos erguidas desviando a bola. Na regra diz que intencional ou não o pênalti tem que ser marcado se o o jogador estende a área do corpo  abrindo os braços. O jogo seguiu e nada aconteceu.

Aos 18 minutos Thomaz abre o placar. Willian Farias bobeia feio na lateral quando tenta isolar, a bola bate em Marcinho que  recupera a bola, enfia para Pratto, que passa para Thomaz e finaliza. Com o gol Ceni recua no 3-4-3. O Vitória sentiu o golpe precisou colocar Cleiton Xavier.  Cícero saiu para entrada de João Schmidt.

Renan Ribeiro e Militão protagonizaram defesas heróicas! O goleiro defendeu duas bolas difíceis (uma dela à queima roupa) e Militão afastou em cima da linha!!!!!

Marcinho saiu para entrada de Wellington Nem. Thomaz ainda exigiu uma bela defesa de Fernando Miguel. A resposta veio com um gol de Todinho, mas Kieza desviu a bola coma mão e o árbitro anulou. 

Aos 47 minutos Lucas Pratto recebe, de Thomaz, pela direita da grande área, limpa e bate forte cruzado para dentro do gol que entra pela segunda trave. UM GOLAÇO!!! Mira e força!!! Assim acabou a partida para mais de 12 mil torcedores presentes.

A partida mostrou um SPFC ofensivo, como eu havia dito. Manteve os 100% em casa, o que é muito importante. Precisa ajustar as arestas quando joga fora. Faltou um meio-campista apoiador pensando em jogadas com Marcinho e Thomaz ou Maicosuel e criar uma oportunidade para o Pratto, Notei que algumas vezes as bolas que eram retidas pela defesa e tinham sido esticadas direto para os alas ou os atacantes de lado. É um caminho, mas não funciona sempre. 

Próxima partida é contra o líder do campeonato, um clássico, o Corinthians, na arena deles. Se eu fosse o Ceni jogaria o simples. Compacto na defesa e dando aquela estilingada no contra ataque. Jogar por uma bola. Atenção ao Jô que sempre faz gols e não é apenas centroavante. Sabe jogar pelos lados. Atenção ao Arana e Jadson que são inteligentes.

Olha quem visitou e assistiu o jogo no Morumbi. Lucas Moura!!!


Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours