Pessoal, torcedores do futebol paulista, hoje o tema aqui nos Jovens Cronistas é um campeonato à parte do Paulistão. Não entendeu? Pois então vou citar alguns times aqui: Portuguesa, São Caetano, Bragantino, Juventus, Guarani, União Barbarense, XV de Piracicaba e Mogi Mirim. Você deve estar pensando agora: "nossa, é um paulistão de elite pela tradição desses clubes". Sim, são times de muita tradição no futebol paulista, mas estavam concentrados na segunda divisão, a Série A-2. Campeonato que contou não só com essas equipes tradicionais como também equipes menores, mas que viveram bons momentos recentemente; exemplos de Penapolense, Oeste, Rio Claro, Capivariano e Água Santa. Para ter uma ideia da tradição dessa Série A-2, apenas duas equipes (Barretos e Votuporanguense) nunca haviam disputado a elite (Série A-1) pelo menos uma vez.

Regulamento

O Campeonato Paulista 2017 Série A-2 contou com a participação de 20 equipes em que os quatro primeiros colocados disputariam o mata-mata em semifinais e final (esta com jogo único e mando para quem tivesse a melhor campanha). Porém, o maior receio das equipes estava na parte de baixo da tabela em que foi instituído que cairiam seis equipes para a terceira divisão, a Série A-3. O receio ocorria porque a Série A-2 é um campeonato muito equilibrado e sempre resolvido em detalhes. Dificilmente nota-se alguma grande disparidade de uma equipe.

Não foi diferente no ano de 2017 em que havia briga por posições em cima e em baixo da tabela até as últimas rodadas. Para ilustrar melhor esse equilíbrio é só pegar a tabela final de classificação da Série A-2 e vermos que o primeiro colocado na zona de rebaixamento (Velo Clube de Rio Claro) ficou a apenas 9 pontos do quarto colocado Bragantino que se classificou para as semifinais. Isso sem contar nos clássicos e grandes jogos regionais que a A-2 propiciou a seus torcedores como Portuguesa x Juventus, Rio Claro x Velo Clube, Rio Claro x XV de Piracicaba, XV de Piracicaba x Velo Clube, União Barbarense x XV de Piracicaba, Guarani x Mogi Mirim, XV de Piracicaba x Guarani, entre outros.

Definindo os acessos

Após a fase de classificação, os quatro classificados foram Água Santa, São Caetano, Rio Claro e Bragantino, nesta ordem e portanto, as semifinais foram Rio Claro x São Caetano (primeiro jogo em Rio Claro e segundo no ABC Paulista), Bragantino x Água Santa (primeiro jogo em Bragança Paulista e segundo em Diadema).

No duelo entre Bragantino e Água Santa o alvinegro de Bragança saiu vitorioso na primeira partida por 1x0, mesmo perdendo uma penalidade defendida pelo goleiro Richard. No jogo da volta, o time de Diadema conseguiu igualar a desvantagem com gol de William. Teve inúmeras oportunidades para sair vitorioso, mas faltou aquele capricho na pontaria. Capricho que acabou faltando também na hora das penalidades e o Bragantino saiu com a classificação para a final e acesso à elite. 


Bragantino saiu em vantagem e se classificou para a elite (portalbraganca.com)
Na outra semifinal, houve um duelo de azulões. De um lado, o azulão rio-clarense comandado pelo experiente treinador Sérgio Guedes enfrentou o azulão do ABC Paulista comandado pelo também experiente Luiz Carlos Martins. No jogo em Rio Claro, houve um belo jogo, aberto e um empate por 2x2. No jogo da volta, no estádio Anacleto Campanella, o São Caetano foi extremamente feliz e graças a grande atuação de Régis, venceu o Rio Claro por 3x0 garantindo mais um acesso para a elite do futebol paulista.


Régis, camisa 7 do São Caetano, foi importante na reta decisiva da Série A-2 (gazetaesportiva.com)

A final

Conforme mencionado anteriormente, a final seria disputada em jogo único, com mando do time que tivesse a melhor campanha, ou seja, a decisão foi disputada no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O azulão saiu na frente do marcador com Paulinho Silva após rebote errado do goleiro do Bragantino. Mas quem pensava que o Bragantino estava morto, se enganou. Rafael Grampola fez um verdadeiro golaço de bicicleta para empatar a partida. Contudo, o São Caetano contou mais uma vez com a estrela de Régis para sair com a vitória e o titulo da Série A-2. Mais um título de Série A-2 e mais um acesso também para a vasta coleção no quesito de Luiz Carlos Martins.

São Caetano campeão da Série A-2 2017 (globoesporte.com)
Considerações finais

Acompanhei bastante essa Série A-2, particularmente estava torcendo pelo acesso de Juventus e Rio Claro (time da cidade em que morei por 7 anos). Um deles bateu na trave. No geral, um campeonato bastante disputado, com equipes tradicionais e para 2018, o Paulistão vai ganhar em tradição. Bragantino já foi campeão Paulista, vice de Brasileiro, etc. São Caetano já foi bi-vice de Brasileiro, vice de Libertadores e possui um título de Campeonato Paulista também. Quem sabe não sigam fazendo mais história no futebol de São Paulo!

Sobre os times que acabaram permanecendo pela derrota na semifinal, é manter o que deu certo e reforçar pro ano que vem. Casos de Água Santa e Rio Claro que caíram do ano passado, mas mesmo assim se mantiveram de maneira segura na A-2. Muitas outras equipes tradicionais como Noroeste, Paulista, Rio Branco, América-SP, etc., caem da A-1 para a A-2 e no ano seguinte imediatamente para a A-3. Manter a base do time é essencial, principalmente para o Rio Claro que não pode de maneira nenhuma jogar fora o que vem sendo feito pelo também rio-clarense Sérgio Guedes. Ano que vem ainda restarão equipes tradicionais na A-2, mas mesmo assim não haverá moleza para ninguém. Este ano a camisa acabou pesando, mas nem sempre isso ocorrerá. A-2 de 2018 promete ser bem legal para quem gosta do futebol do Estado de São Paulo.



Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. Boa, como SEMPRE!! Só tradição nessa A2! Fpf fdp! Onde há se viu, derrubar 6????

    ResponderExcluir