Amigos! Nação Corinthiana! Estamos juntos mais uma vez, em mais uma semana com o Corinthians em campo, na sequência de decisões que o time vem tendo e, se não ainda o ideal, o desempenho do time nos duelos ante a Universidad de Chile e o Botafogo/RP foi o suficiente para render as vitórias por 2 x 0 e 1 x 0 respectivamente. O primeiro abriu caminho pra classificação ante um adversário duro, que se não é o mesmo de duas, três temporadas atrás, é um time que mostrou que poderia ter dificultado muito a classificação aqui. E no segundo, a garantia da classificação as semi do Paulista, em um duelo difícil, ante a segunda força do interior paulista atualmente, é claro, poderia ser menos difícil, mas o time parece que pode evoluir, além das limitações que tem, e das que lhe são impostas.


No duelo do meio de semana, além da assustadora postura dos torcedores visitantes, que teve de ser repreendida com força pela PM e salvo as mulheres que estavam perdidas ali no meio da confusão e deveriam ter sido devidamente separadas dos vândalos, a atuação foi perfeita e que o adversário pague os prejuízos. Com a bola rolando tivemos momentos de apreensão, o time chileno teve mais volume de jogo e criou muitas oportunidades, mas finalizou mal. O Corinthians era totalmente dominado, quando aos 40 minutos veio o gol, a praticamente única jogada ofensiva da etapa inicial foi muito bem trabalhada, uma blitz, um chutaço maravilhoso de Gabriel, o goleiro Johnny Herrera (ele mesmo, do Kia) desviou a bola bateu na trave, Arana parou novamente no goleiro, mas Rodrigo, sempre ele chegou pra marcar.

Apesar do gol, o panorama era o mesmo na etapa final, os chilenos indo pra cima, controlando o jogo, mas finalizando mal. E novamente, na segunda vez que chegou ao gol, gol. Bate rebate na bola parada e o cobrador, Jadson pegou a sobra da própria batida na veia, no canto do Superboy pra definir o placar. Após o gol o domínio territorial adversário cessou, as mudanças foram positivas e o time poderia atpe ter ampliado.


Veio então o domingo e a decisão pela vaga na semi do Paulista ante o Botafogo/RP. Após a atuação tenebrosa na ida e a vitória, digamos, oportunista, mas de toda forma motivadora ante La U. a expectativa era de um grande jogo, mas novamente foi um jogo onde o time ficou preso, não impôs seu melhor jogo ante o adversário interiorano, que disputará a Série C do Brasileiro e correu riscos. Mas a vitória veio com gol solitário, aos 38 da etapa inicial, de novo ele, Rodrigo, em mais uma assistência de Jadson. Há que destacar também a a grande defesa de Cássio na etapa inicial, um lance que poderia ter mudado a história da partida, dada a postura adversária.


Vejam, como já dito semana passada, é difícil saber o que é "verdade" e o que é "mentira" no desempenho do time como um todo. O que se pode definir é o que merece elogio e o que merece ser observado com atenção. Começando pelo fim, não pode vir um time aqui na Arena em uma competição internacional e dominar as ações do jogo. Independente do resultado de vitória, tivesse o adversário maior poder de fogo, tivesse o adversário concluído com qualidade as chances que criou, a história poderia ser bem diferente e estarmos falando de um cenário muito mais alarmante hoje aqui.

Ante o Botafogo, o time não soube usar e criar a atmosfera para construir um melhor placar, para dominar as ações do jogo, ante um time equilibrado e duro de ser batido, mas inferior claramente. Carille também mexeu mal ante o time de Ribeirão, precisou de três mexidas para obter o efeito de talvez uma, a última. Outra crítica em relação a Carille é que por muitas vezes, a proposta de jogo parece limitar a capacidade do time. Não que a capacidade do time seja fenomenal, mas é maior, basta ver o que o time produz quando bota a bola no chão e vai pra cima, o gol que abriu o caminho pra vitória no meio de semana e outros, são a grande prova disso.

Por fim, há que falar de dois caras, Cássio fez uma grande defesa no duelo ante o Botafogo e foi seguro ante o time do Chile. A gente (o torcedor em geral) cobra do Cássio por que sabe a capacidade que ele tem, o torcedor não cobra do Nei, do Yamada (que é gente boa), do Wilson Macarrão, o torcedor cobra de Cássio, Dida, Ronaldo Giovanelli, Gilmar, por saber da capacidade que estes tem. Não vamos aqui dizer que ele "se recuperou", goleiro tem que provar, tem que passar segurança a cada dia, que siga passando então.

Sobre Rodrigo, o papel que este tem no time é fundamental, ele não é "craque", não é Renato Augusto, ok, mas está jogando muito bem, está sendo uma peça chave, apesar de errar, por que não é..Vocês sabem. Mas o fato é que ele é TITULAR e uma peça de suma importância, há que PARAR DE PEGAR NO PÉ DELE, ele dá motivo HOJE pra isso? Ele assediou (a la Zé Mayer) a mulher de alguém? Ele pegou grana de alguém emprestado e não devolveu? Ele fez fofoca de alguém? Enfim, nós o conhecemos pessoalmente, sabemos algo que desabone seu caráter? A resposta para todas essas perguntas evidentemente é NÃO. Se essa é a resposta então por que razão NÃO IR COM A CARA do sujeito? Deixemos ele trabalhar, aliás, HOJE eu o trocaria apenas pelo próprio Renato, ou por Paulinho.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: GazetaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours