Amigos! Nesta sexta (03), o técnico Tite convocou a Seleção Brasileira, que certamente sacramentará a classificação para a Copa ante Uruguai e Paraguai, com novidades boas, experiências oriundas de observações, não são chances que nascem "do nada" e são muito bem-vindas.

É claro que sempre vão existir questionamentos, até, inclusive, com relação a convocações (no singular, no caso) feitas fora do "Eixo Sul-Sudeste", mas são críticas facilmente refutáveis, com os FATOS, que estão em nossa cara esfregados, a análise é de desempenho e não de um suposto "Status", status esse aliás, que já perde um pouco de seu sentido. Em parte pelo crescimento dos clubes do Nordeste, sobretudo Sport e Vitória, inclusive pela ORGANIZAÇÃO de sua Liga Regional, a Copa do Nordeste não é a BAGUNÇA que virou a Primeira Liga, por exemplo. Quanto por altos e baixos, dos tão aclamados times desse tal "Eixo", o que aliás, é natural no futebol, é cíclico. Mas ALÉM do fator "cíclico" é o crescimento de clubes como os já citados, como o da Chape, por exemplo e outros tantos casos que poderiam ser citados. Vamos analisar como sempre, posição a posição, na hora certa, entramos mais a fundo no tema.


Goleiros - Alisson (Roma), Weverton (CAP) e Ederson (Benfica) 

A primeira das "desmistificações" já começa aí. Ora, a gente precisa acompanhar, quando não dá, precisamos NOS INFORMAR, antes de criticar uma convocação. Ederson está JOGANDO DEMAIS no Benfica, é titular absoluto, um goleiro jovem, mas com fundamentos perfeitos, com segurança, com liderança e desbancou Júlio César. Tem TODAS AS CREDENCIAIS para ter esta merecida chance e não fosse aqui, seria na Seleção Portuguesa.

"Ora Garcia, mas quem mais merecia uma chance é Diego Alves", tirando o termo "mais", que eu acho relativo. Eu concordo, o "mais" talvez seja por que o arqueiro do Valência está esperando há mais tempo por essa oportunidade. Mas o momento crucial era de garantir Ederson.

E o mais grave na nossa visão, eu COMENTO o Campeonato Italiano, portanto sei detalhadamente o que se passa nos clubes. Alisson NÃO SERÁ titular da Roma, isso já está mais que sacramentado, a menos que uma grave lesão atinja o titular polonês. Quando será que o PESO DO BANCO afetará Alisson? Ok, ele entra bem nas Copas, mas isso não basta. Neto está totalmente descartado da seleção, apesar de sua conhecida capacidade, sendo também banco, aí sim, de uma lenda, talvez a maior, Buffon. 

Outra coisa que também foge a nossa "vã compreensão" é essa "seguridade" de Weverton em nosso gol, ok, é bom goleiro, segurou a onda nas olimpíadas mesmo chamado em cima da hora. Mas não é nome inquestionável não, dentro e fora do Brasil, há goleiros em um momento igual ou superior a ele.


Zagueiros - Marquinhos e Thiago Silva (PSG), Miranda (Internazionale) e Gil (Shandong Luneng)

Vejam, Marquinhos é como um amigo diz, "imexível", eu tenho minhas restrições a ele. Mas ok, a maioria o venera e eu respeito. Thiago está num momento estranho, apesar de ser tecnicamente excelente. Talvez, com o time virtualmente classificado, em sua vaga se pudesse fazer alguma experimentação, mas nada contra sua convocação, evidentemente. Miranda é um cara que alcançou (merecidamente, por sinal) um status diferenciado na Seleção e no coração da torcida. Mas já não é o mesmo, tem sido vacilante na Inter, já começa a declinar, vejamos como chega em 18, se aguenta em alto nível até lá.

Agora, em relação ao Gil, eu não tenho preconceito algum em relação a um atleta, por opção de carreira ir para a China. Mas que NÍVEL DE EXIGÊNCIA um zagueiro tem no futebol chinês? Vi uma entrevista que Tite deu a uma TV de Portugal, onde rasgou elogios ao também ex-Corintiano Felipe (E novamente, antes de criticarem o meu elogio, vão se informar) e ele está, de fato, JOGANDO DEMAIS no Porto, chegou, botou a camisa e lidera o time. Ok, Gil atende as necessidades quando solicitado por Tite, mas por que eu não posso TESTAR que seja, um jogador que vem jogando demais, em um futebol de nível técnico superior (E aí não cabe comparação em relação ao estadual de MG e o do PE, mas isso é pra daqui á pouco) afinal, é mais do que evidente que na Liga Portugal se joga um futebol superior ao da China Super League, sem falar da diferença entre a UEFA Champions League para a competição homônima da Ásia. Portanto, Gil precisa rumar para um futebol mais competitivo enquanto é tempo ou a tendência é Felipe pedir passagem.

E rapidamente, sobre David Luiz, independente do seu comportamento estranho que gerou repulsa. Está jogando demais sim no Chelsea, mas como um LÍBERO, um PRIMEIRO VOLANTE que fecha ao time ser atacado. Ok, Tite usou Rodrigo Caio dessa forma em algumas ocasiões e evidentemente, o jogador do Chelsea tem mais qualidade que o do Tricolor Paulista. Mas não creio (ao menos ainda) que essa seja uma função que Tite use na seleção, a menos que (Deus nos livre) algo de ruim ocorra com Casemiro, ele é o "5", também com muito recurso que precisamos. Mas, de todo modo, é bom ver que David Luiz voltou a apresentar o futebol que mostrou que pode, no Benfica, no próprio Chelsea e na Seleção.


Laterais - Dani Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Vejam, na esquerda não há muito o que comentar. Não sei como a negociação se desenrolou, mas acho que a saída de Jorge do Mengo prejudicou um início de trajetória na Seleção, o via com chances de tomar a vaga de Filipe Luís, agora, tais chances são quase nulas.

Sobre a direita, o estilo EXTRA CAMPO de Dani gera reservas em muitos, mas na minha visão, com a bola nos pés ainda é soberano na posição. Uma ressalva quanto á Fagner, a reta final da temporada passada e o início desta estão bem abaixo do que ele pode, o jogador vai pouco á linha de fundo e comete faltas muito duras. Mesmo mais volante do que lateral direito hoje, Fabinho está jogando demais na espetacular temporada do Mônaco até aqui e é lateral de origem, eu no lugar de Tite passaria a observar melhor o jovem jogador e o contataria pra saber como ele se sente atuando na lateral.


Volantes - Casemiro (Real Madrid), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Fernandinho (Manchester City) e Renato Augusto (Beijing Gouan)

É por aí mesmo, Arão tem aparecido bem no Mengo, mas, de momento, Paulinho que seria o concorrente direto á sua vaga ainda desempenha muito bem e tem sua vaga no time. Elias fez opções erradas de carreira, a "última chance de vingar na Europa" no Sporting tava na cara que seria frustrada, ele foi ainda assim e se deu mal, agora no Galo certamente não será o "soberano da volância" do time, Rafael Carioca seguirá tendo o destaque que sempre teve. E essa função de Renato, mesmo este na China, mesmo com a antipatia de muitos, não vejo ninguém fazendo.

Sobre Fernandinho, tenho de dar o braço a torcer, vem em excelente momento, se recuperou bem da mácula do 7 x 1 e tem cada vez mais importância no esquema de Guardiola, que volta a dar frutos ao City. 


Meias - Coutinho (Liverpool), Willian (Chelsea), Giulliano (Zenit) e Diego (Flamengo) 

Vejam, não há qualquer questionamento quanto aos nomes de Coutinho e Willian, ambos vivem um grande momento. Giuliano é aquilo, se pegarem quando ele foi introduzido ao elenco da Seleção, ainda no Grêmio, critiquei duramente. Hoje ele apresenta sim um bom futebol na Rússia, supre a ausência de Hulk que matou suas chances na seleção ao ir pra China, escolha dele, "respeitamos", assim como também respeitamos a decisão e as observações de Tite em relação a Giuliano.

Daí se questiona a convocação de Diego. Vejam, eu concordo plenamente que seu melhor momento "pós-Santos" foi no Wolfsburg campeão da Bundesliga, ao lado de Josué e Grafite, (além de Dzeko, Benaglio, etc). Concordo também que a "camisa do Flamengo pesou" para a convocação, evidentemente. Mas este está jogando mais bola que Lucas Lima, por ele preterido. Vocês repararam na TIRIÇA que este rapaz está no Santos? Ok, pela Seleção ele tem mostrado bom futebol quando entra, mas a permanência na equipe nacional se constrói com o trabalho no clube e o de Lucas Lima, até pelo que ele PODE dar, há tempos deixa muito a desejar. Portanto, tudo certo em relação ao meia Rubro-Negro.


Atacantes - Neymar (Barça), Douglas Costa (Bayern) Firmino (Liverpool) e Diego Souza (Sport)

Rapidamente sobre Firmino, acho bom jogador, é claro que no Liverpool não vive os grandes dias que viveu com o Hoffenheim, funciona muito mais com a presença de Coutinho e teve dificuldades quando este se lesionou. Mas com Hulk praticamente abdicando a Seleção (sua convocação já era criticada quando ele estava na Rússia, imaginem na China) a tendência é de uma consolidação do atleta no grupo.

Agora sim, A ONÇA VAI BEBER ÁGUA!! Vejam, qualquer pessoa pode questionar se Diego Souza é o "melhor nome" técnica e taticamente, para a vaga de Gabriel Jesus, evidentemente, tudo é questionável, absolutamente tudo. A questão portanto não é o "questionamento" e sim a FORMA como este é feito, com que argumentos se questiona.

É claro e evidente que não se pode afirmar de forma, como dizer, COERENTE, de que Diego Souza "escolheu jogar em 'baixo nível'" por estar no Sport, essa é uma tremenda FALÁCIA, Diego Souza vem de DUAS excelentes temporadas com o time Pernambucano, em uma delas esteve perto de levar ao time á Libertadores e na outra, um time desmontado, com problemas no comando técnico, ele foi o grande destaque de uma campanha onde o time escapou do descenso até de maneira tranquila.

Um time que joga o Estadual, como todos no Brasil jogam (E salvo o de SP, que tem mais equipes reconhecidamente tradicionais e mais equipes com divisão nacional) Estadual é tudo "igual", tudo entra na conta do torneio de começo de temporada com nível técnico baixo. E sobre Liga Regional, aí não tem conversa, a Primeira Liga que tinha tudo pra se tornar um campeonato importante, foi DESVIRTUADO, INCHADO e se tornou um verdadeiro ARREMEDO, com o cúmulo e a ILEGALIDADE de termos times jogando após 34 horas do jogo anterior, até com a Chape fizeram isso. Isso é RIDÍCULO, não dá pra comparar com um Regional como a Copa do Nordeste, que mesmo inflado, mantém o calendário dentro de uma aceitabilidade e tem uma equiparação maior de nível.

Portanto, acima MORRE o "argumento" de que Diego Souza "largou um grande time - O Nense -" pra ir pra um "time menor" e que joga em "menor nível" que o clube carioca. Ora, se o Sport joga contra o Belo Jardim (com todo respeito ao clube do interior Pernambucano), o Flu jogou contra a Portuguesa/RJ, então, "na boa grande", não nos venha falar de: "Nível", isso soa uma conversa BAIRRISTA, que em 2017 já tinha de ter sido abolida do futebol, mas infelizmente permanece, inclusive (e principalmente) em setores da crônica esportiva "profissional".

Daí vem o "argumento" de que Diego Souza está "velho", uai, ele joga como velho? Em duas temporadas de grande destaque ele esteve "velho". Com Tite ante a Colômbia se desempenho foi "de velho"? E o pior, Diego Souza está "velho" (desculpem a redundância, mas se faz necessária) e Sóbis, Robinho e Fred (citados nas Redes como jogando em "mais alto nível" - É mole -) estão "novos" por acaso? O primeiro aliás, não é selecionável atualmente não, apesar de rememorar aquele ótimo atacante de Inter. 


É claro que o torcedor tem total direito de ter suas preferências, mas ao declarar o "não-merecimento" de uma convocação, há que ter argumentos convincentes para tal e os acima citados, na minha visão não são, são como diz brilhantemente o ótimo Bruno Formiga: "Opiniões que você não tem o direito de ter", não por uma Censura, estamos livres disso. Mas por que são MAL FUNDAMENTADAS e soam até PRECONCEITUOSAS, vamos virar essa página.


Agora, preferências, evidentemente que todos podem ter. Sinceramente penso que HOJE, até pelas observações de Tite, o "único" nessa ausência de Jesus que pode brigar sério com Diego Souza (que vai jogar flutuando, buscando o jogo, abrindo pra chegada de trás dos meias e revezando com Neymar) é Dudu, só que Dudu é muito mais explosão, velocidade e pra isso já temos Douglas Costa, Neymar, Willian, Coutinho. Portanto leitor, SIM, tens o direito de achar por exemplo, que Dudu, seria um melhor nome que Souza, mas dada a CARACTERÍSTICA que Tite precisa, não, não é, da mesma forma que Lucas Lima e Coutinho NÃO cumpririam a mesma função tática que Renato Augusto (que tanto pegam no pé) e por isso o ex-Corinthians segue titular e com a incompreensão de muitos, de algo que é plenamente visível em campo.


*Dudu do Palmeiras foi convocado após nova lesão de Douglas Costa. Uns pediam a sua convocação na vaga de Jesus, não foi esse o teste que Tite fez e não cabia (até parecem que não conhecem o Tite). Nessa função, de velocidade pela ponta, o palmeirense tinha como concorrente Lucas Moura, que com a chegada de Draxler e o excesso de bons jogadores do meio pra frente, começa a não ser unanimidade no PSG. Entre os dois, qualquer que fosse convocado seria justo, mas Dudu, por incrível que pareça é mais útil taticamente, mais técnico, pode executar mais funções além de recompor, é justa a convocação.


É isso, comentem, aprovem, reprovem, refutem com argumentos. Estamos aqui para responder! 



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: MowaPress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours