Vejam, tivemos nesta quarta (15) o Dia Nacional de Mobilização, proposto pelas centrais sindicais, entidades da sociedade civil e movimentos populares, contra as "Reformas" da Previdência e Trabalhista. A proposta inicial era de uma Greve Geral, o que acabou, naturalmente não acontecendo por diversos fatores, o poder que tem o setor privado de subverter um direito fundamental, garantido pela constituição que é o de greve e de livre manifestação é o principal deles. Todo cidadão têm direito de reivindicar suas demandas, mas, como disse o poeta: "Ninguém respeita a constituição". E agora está se mexendo com o futuro, não apenas da Nação em si, mas o futuro do trabalhador de hoje e das futuras gerações, um verdadeiro acinte contra a sociedade, a pretexto de um suposto "rombo" que a previdência causa ao Estado (Maior), sabemos bem que não é "a Previdência" em si que causa o tal "rombo", se é que ele existe na prática e pode ser mensurado, como diremos mais á frente.


O fato é que alguns setores do serviço público pararam parcial ou totalmente durante a manhã, o setor mais sentido pela parcela da população que tem CERCEADO seu direito de manifestação, foi, evidentemente, o dos Transportes, onde em quase todas as capitais e regiões metropolitanas do país, os transportes tanto sobre rodas como sobre trilhos, foram parcial ou totalmente paralisados, gerando claro, uma grande muvuca e um grande desespero em quem (COM RAZÃO, afinal como já dito estes tem de estar lá, vendendo sua MÃO DE OBRA BARATA aconteça o que acontecer) precisava chegar ao trabalho para cumprir sua jornada de geração de lucros a quem não será afetado (muito pelo contrário) com as tais "Reformas" de Temer. 

Eis que logo pela manhã surgem nos programas matutinos de rádio, os "baluartes da ética e da defesa intransigente do cidadão", alcunhando como Terroristas os que tentam (independente se a forma é ou não a mais "Republicana") fazer algo para impedir este acinte, ou, como cremos aqui, modificar a FORMA com que estas "Reformas" estão sendo feitas. Eles começam pela manhã, passam pelo horário do almoço onde também na TV se instalam, voltam ao rádio velho de guerra durante o período vespertino até quando cai a noite nas suas pingadas e pingaiadas e nos comentários sempre "brilhantes" dos "Colunistas de política" dos jornais principais das emissoras de TV. Todos eles quase que de forma unânime, defendendo a "bandeira" do "acinte de uns trabalhadores contra outros, que cerceiam - vejam só - o poder de ir e vir da população, assim agindo como Terroristas". Essa é uma visão justa ou deturpada de acordo com interesses poderosos?

Claro, ninguém aqui é tolo, entendemos que o "Republicano" seria fazer uma manifestação no Domingo, que contaria em SP por exemplo (só que não) com as Catracas livres do Metrô tartaruga de Geraldo Alckmin (pra quem não é de São Paulo, ele abriu catracas quando dos protestos do Pato - que não é o Alexandre - de Skaf solicitando a eleição de Tem..Digo, o afastamento da ex-Presidenta(e) Dilma Rousseff) e maciça participação de "patriotas" trajando a camisa da corrupta CBF (E registre-se que esse comentário não tem NADA A VER com Tite).

Mas como nem eu, nem você leitor somos tolos, todos nós sabemos que não foi a manifestação do pixuleco e do "Alexandre" Pato, que "privou" inúmeras famílias de assistirem ao Domingo Legal ou o The Voice  que tirou Dilma do Planalto, mas sim a perda de apoio, que levou á Manobra Institucional que conduziu Temer ao poder. Portanto, está provado ipso facto que uma manifestação no "Dia do Sol" geraria repercussão, geraria um bruburinho, mas NÃO TERIA EFEITO PRATICO em relação á causa. Afinal, nossa maior parcela corrupta de políticos, políticos estes que sequer dão "expediente" segunda e sexta, que dirá no Domingo? Estariam enquanto nas grandes avenidas do país estivessem os manifestantes, nem estariam vendo pela TV, pois estariam em suas intermináveis surubas regadas ao nosso dinheiro nas mais diversas formas, seja com o pagamento de competentes profissionais do ramo de entretenimento adulto, seja com caríssimos whiskeys e inclusive com nosso dinheiro vivo, de suas cuecas, para outras lingeries. Portanto, nem sentiriam o "clamor das ruas" vestidas de canarinho. 

Portanto, a forma encontrada é sim uma maneira LEGÍTIMA de reivindicação de direitos, é a arma que a população tem, afinal, sob o pretexto da "legitimidade da representação parlamentar e soberania da atuação dos poderes executivo e legislativo", como gosta de dizer Rodrigo Maia/DEMo, historicamente nossa maior parcela de políticos profissionais e que atendem a interesses pessoais e corporativos age da forma que quer, sem consultar os interesses e entender as necessidades da população.


E aí vemos o nosso "Presidente" Michel dizer que: "A Reforma é necessária para evitar um colapso do Estado Brasileiro e garantir direitos adquiridos", não. Se a reforma vai tornar praticamente INALCANÇÁVEIS estes direitos, como ela serve pra garanti-los? Mas, como sempre, qualquer questionamento que se faça a este "governo" não é respondido de uma forma clara e sim com "verdades absolutas" que calçam muito mal seus argumentos.

Para começar, será feito um recálculo pra baixo do já minguado valor dos benefícios. O acinte continua idade mínima passa a ser de 65 anos independente do sexo, cabe aí uma reflexão: O que vai acontecer com o trabalhador que perder o emprego aos 40, no cenário atual? Sabemos da dificuldade em conseguir um trabalho de acordo com a legislação trabalhista após a entrada na MEIA IDADE, que dirá na terceira, como este cidadão vai viver o fim da sua vida? Vai pra debaixo da ponte? Vai pro lixão? Enfim, além disso, os benefícios assistenciais também sobem para até 72 anos em sua idade mínima.

Estes dois dados revelam a perversidade dessas medidas, é praticamente um NÃO ao acesso ao benefício das camadas mais vulneráveis da população, visto que em grande parte das periferias do país, a expectativa de vida não supera os 55 anos, como na minha Cidade Tiradentes em São Paulo, que tem a expectativa de vida de menos de 54 anos. Mas o dado mais matador quanto á INACESSIBILIDADE do benefício de seguridade social, uma conquista do povo brasileiro é o que vem á seguir: Para ter acesso á aposentadoria integral, o trabalhador terá de ter 49 anos de registro em carteira. Ué, este pediu ás esferas do Dragão (entendedores entenderão) a vida eterna? Pois considerando que se comece a trabalhar com 16, haveria que trabalhar no mesmo emprego até os 66, o que convenhamos é praticamente impossível.

Além disso, dados da tabela Anfip (com base no orçamento Federal) mostram que não há déficit em nossa Seguridade Social, ao contrário, há até um pequeno superávit. Mas mesmo considerando o "rombo", também há dados que mostra que somente dívidas com o fisco, desonerações e renúncias fiscais gerariam mais que o dobro do suposto "rombo", que segundo os vampirões, é de 149 Bi. 


O fato irrefutável é que os mais afetados por essa medida são os setores mais vulneráveis da sociedade, as mulheres, os trabalhadores rurais, os que recebem aposentadoria especial, os professores que também aderiram em massa e foram acusados de "atrapalhar pais de alunos que querem trabalhar", as pensionistas que não poderão acumular benefícios, os servidores públicos, enfim, o TRABALHADOR, o PROLETARIADO, a CLASSE DOMINANTE, os grandes conglomerados empresariais e financeiros e as oligarquias política só  vão lucrar com isso. Como desmistificado nos últimos parágrafos, de "Reforma" isso nada tem, por que REFORMA é uma MELHORIA de algo e não a inacessibilidade ao benefício público de seguridade social.


Ante todo o exposto e dentro da democracia, onde cabe qualquer ponto de vista, eu convido você leitor a responder sendo honesto consigo mesmo. Afinal, quem são os TERRORISTAS? Os "Representantes do povo" de Brasília que querem acabar com conquistas que demoraram séculos para serem conseguidas em menos de dois anos ou os TRABALHADORES que querem defender seus direitos?




Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: Estadão. 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours