Amigos! Este é o primeiro de vários textos (á princípio) que aqui faremos para abordar o processo de reconstrução da Chapecoense, após o "acidente" (Sabemos que não foi puramente acidente e sim a IRRESPONSABILIDADE FATAL de um piloto/empresário) que vitimou no último dia 29 de Dezembro um total de 76 pessoas, sendo 70 vítimas fatais (uma, como dito, não é "vítima"). Muito se conjeturou, sobre de que forma a Chape esportivamente reagiria ao golpe praticamente fatal, a estrutura do futebol da equipe foi praticamente dizimada. Restava então, renascer no amor e na competência, ambas características que marcaram a meteórica ascensão do clube no cenário do futebol do Brasil.


Então a Chape reconstruiu toda a estrutura de seu departamento de futebol, no comando técnico do time, se cogitou Levir Culpi, mas este não ofereceu projeto algum além de curto prazo ao clube. Então, a diretoria historicamente competente, mostrou seguir na mesma linha administrativa e trouxe Wagner Mancini, um nome que não "top de linha", muito ao contrário, apesar de trabalhos de medianos pra bons, o treinador tem inclusive alguns "Haters". Mas aceitando ou não, é um treinador ousado, da nova geração, que tem uma linha de trabalho próxima da dos anteriores Guto Ferreira e o fantástico (sob todos os aspectos) Caio Jr. Não faria sentido algum mudar o panorama administrativo do clube para atender a demandas de terceiros e trazer um medalhão, que não tem a linha de trabalho que propiciou o sucesso do clube.


A formulação do elenco foi primorosa, claro, dentro das possibilidades do clube, é sempre bom ressaltar. Aliás, a SUJEIRA fez parte no início, das discussões sobre como o elenco do time deveria ser montado.Inúmeros HIPÓCRITAS, sob a desculpa de "ajudar" o time catarinense, começaram a "ofertar" nas redes sociais os DESAFETOS e RESTOS de seus clubes para a Chape, como se a fórmula de sucesso do clube fosse um amontoado de jogadores sem critério algum e sem comprometimento e o pior, usando o chulo (pela circunstância) argumento de que o time "evoluiria" de nível, pois supostamente esses que fossem JOGADOS na Chape, seriam de "melhor nível" do que os que se foram, como debater nível de quem MORREU? Felizmente e cabe novamente elogiar, o clube não caiu nessa e fez toda a reconstrução dentro da filosofia com que tem montado seus elencos desde os quatro acessos á partir da virada da década.

Dentro de sua filosofia, de suas observações, o time montou um elenco equilibrado, com peças de bom nível e o melhor, jogadores com muita fome, com muita vontade de trabalhar duro para fazer história, fator preponderante para o time fazer história. Com isso, o time hoje tem um goleiro que jogou no futebol europeu, que tem grande experiência e passa extrema segurança que é o Artur, e um goleiro reserva que fez uma grande temporada passada no Juventude, o camisa 12 Elias. Bons zagueiros, destacando Douglas Grolli e Nathan, deste gosto bastante, pois vi seu desenvolvimento e seu MAL APROVEITAMENTO no Palmeiras e sei o quanto pode crescer nesse time. O time tem Apodi de volta, com sua qualidade de "todo campista" e tem Reinaldo, sim, ele foi "chutado" do SPFC, mas fez um grande trabalho na Ponte Preta e chegou muito bem na Chape, já fazendo o gol histórico, o primeiro na Libertadores. 

Na meia, uma boa composição, onde vale destacar Luiz Antônio e outro jogador oriundo do Palmeiras, que teve poucas chances, Andrei Girotto. Para o ataque, como não citar que o time volta a ter dois centroavantes de muita qualidade, estes inclusive com uma experiência enorme e comprovado faro de gol, Wellington Paulista que dispensa apresentações, é um jogador muito rodado e se não é "craque", fez gols onde passou. E Túlio de Melo, que tem uma carreira internacional interessantíssima e é u centroavante clássico.


Com este elenco o time iniciou o ano com um amistoso contra o campeão Brasileiro Palmeiras e mesmo tendo sido recém montado, o time se portou bem e mostrou as características de luta e ousadia que sempre vimos, arrancando um empate em 2 x 2. 

O time arrancou bem no estadual, mas sofreu no início de fevereiro com uma sequência maluca e absurda, ocasionada também pelo estadual, mas sobretudo pela INCHADA, Primeira Liga, que fez com que o time jogasse novamente 25 horas pela competição regional, após derrota ante o Figueirense no campeonato local. Do início da temporada em 26/01 com a estreia na Primeira Liga até 11/02 foram sete jogos, ainda bem que o time tem elenco, mas é uma maratona absurda, mesmo pra um time que não fosse remontado. Nisso, falou-se em um "suposto fracasso" de Mancini, dadas as três derrotas consecutivas, uma injustiça, em seguida reparada.

Dali em diante foram seis jogos sem perder, com quatro vitórias, os resultados de destaque, claro, o empate ante o Galo na competição regional e a grande vitória na estréia da Liberta ante o Zulia, na Venezuela. Um time que não é bobo, que tem nada menos que dois dos maiores jogadores da história do futebol venezuelano, o maior, sem dúvida, Juan Arango e o goleiro Vega de 66 jogos com a camisa da seleção.Um jogo onde o time foi taticamente perfeito (ué?) atacando com velocidade, pressionando o adversário desde a saída, abafando o rival como se estivesse em casa, um jogo perfeito, premiado com a vitória e com a escrita de mais uma página dessa linda história. Além da Libertadores, no campeonato estadual o time figura na segunda colocação, com 17 pontos.


É claro que não podemos vir aqui e fazer extremos ufanismos, o caminho é longo, o elenco não é "recheado de estrelas" e nem poderia ser. Mas este time, este elenco já deu mostras de que manteve a fórmula, jogadores compromissados, trabalhadores, aguerridos, que DÃO A VIDA se preciso pelo que fazem, o "espírito de Condá" está nitidamente presente neste time, que vai sim, ser competitivo em todas as competições que disputar.



Nós estaremos sempre junto a Chape e garantimos que este espaço vai sempre existir com especiais temporais (é claro que não dá pra comentar todos os jogos, trabalho, faculdade, etc) falando das coisas do clube. Mas queremos fazer um convite especial ao TORCEDOR da Chape e de outros clubes do Brasil também. Se você é fanático pela Chape (ou por outro clube ainda não reporesentado), gosta de escrever e/ou tem pretensões jornalísticas, entre em contato conosco através de nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: Divulgação Chapecoense, AFP 




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours