Saudações, Tricolores! O São Paulo enfrentou seu primeiro clássico em competição oficial, fora de casa, e mostrou a que veio. Descemos a serra rumo ao litoral enfrentar o Santos, na Vila Belmiro. Em competições estaduais o Tricolor não conseguir bater o Santos no alçapão há 13 anos, mas tabu serve pra que mesmo? Aliás, que tabu? Vamos à analise.

Paulistão 2017 - Santos 1 x 3 SÃO PAULO

Escalação
Sidão; Buffarini, Rodrigo Caio, Maicon e J. Tavares; João Schmidt, Thiago Mendes e Cícero; Cueva,  Neilton e Gilberto.

O jogo
Primeiro tempo.
O primeiro a chegar com perigo foi o Santos numa jogada da esquerda para a direita com Zeca e Lucas Lima passando por Vitor Bueno que vai à linda de fundo e cruza rasteiro. Sidão defende com os pés e a bola sobra para Lucas Lima que chuta para fora. Aos 10 minutos o Santos abre o placar numa jogada pela esquerda de Vitor Bueno até alinha de fundo onde Buffarini é driblado e a bola é alçada para Copete fazer de cabeça.

Durante uns 20 minutos as equipes tentaram chegar com bolas alçadas, jogadas de linha de fundo, escanteios. Thiago Mendes tentou arrematar de longe, mas erro por muito. Aos 34 o São Paulo atacou pela esquerda com Cueva que prendeu a bola, esperou Junior Tavares encostar e este cruzou para a área. Gilberto subiu, mas foi empurrado pelas costas. Pênalti para o São Paulo! Cueva chamou a "responsa" apesar de ter errado um pênalti este ano. Correndo e parando esperou o goleiro se deslocar e meteu a bola o canto inverso. Empate!

Lucas Lima tentou chutar cruzado, mas jogou pra fora. Rodrigão recebeu livre e finalizou para fora. Assim o Santos foi tentando ampliar o placar sem sucesso.

Segundo tempo.
A única alteração na volta foi Ceni tirando Neilton e colocando Luiz Araujo. Sidão quase complica tudo ao receber uma bola recuada e jogar com os pés de volta para Junior Tavares. O passe foi cortado pelo santista Thiago Maia que tenta cruzar para o meio da área para Rodrigão, mas Rodrigo Caio cabeceou para escanteio.  Poucos minutos depois um lance inteligente de marcação e velocidade e controle de bola para atacar. Lucas Lima foge da marcação de Cícero e gira, mas Luiz Araujo rouba a bola e toca para Gilberto. O camisa 17 domina lança o garoto devolvendo que dispara pela direita, corta para esquerda, se livra do goleiro Vladimir e toca para o fundo das redes. Virada!!!

Thiago Mendes rouba bola pela esquerda, toca para Cueva e lança Gilberto. Ele dribla a marcação na entrada da área e chuta com a esquerda, mas Vladimir pega.
Precisando do resultado em casa o Santos tira o meio-campista Leandro Donizete e coloca o atacante Bruno Henrique (ex-Corinthians). Ceni também mexeu tirando Thiago Mendes e colocando Araruna.

Aos 27 Cueva recebe na boca da área marcado por 3 santistas. Prende, dribla e cruza para Luiz Araujo. Com toda frieza o menino domina e chuta cruzado ampliando o placar.
Com o placar favorável Ceni tira Cueva e colocar o lateral Bruno. O Santos tira Rodrigão e coloca Kayke. Depois coloca Thiago Ribeiro no lugar de Lucas Lima. O ataque santista avançou, mas se descuidou da defesa. Luiz Araujo rouba bola pelo lado esquerdo, corre e cruza para Gilberto livre de marcação. Ao encarar o goleiro chuta no canto errado. Vladimir resvala tirando a força. A bola iria entrar, mas Thiago Maia salva em cima da linha. Fim de jogo!

Opinião
A proposta de Ceni ao montar a equipe titular não era recuar por ser um jogo na Vila contra o Santos. Era sim propor um jogo. Demorou para engrenar e na habilidade do santista sobre Buffarini acabaram começando na frente. Empatamos com um pênalti bem marcado e bem cobrado.Gostei da segurança de Cueva para pegar a bola.

A polêmica foi a comemoração com a mão no ouvido de Cueva. Mas que polêmica? Ele sempre comemorou assim desde a base. comemorou assim contra o Corinthians em pleno "Itaquerão". Os santistas ficaram esquentadinhos dizendo que era falta de respeito e provocação à torcida. Fala sério!!! Cueva estava bem longe da torcida, nem olhou pra ela e ainda tomou um amarelo. Sabe porquê? Porque o juizão disse que se não desse amarelo os caras iam partir para agressão durante a partida. Um cartão injusto por uma comemoração pacífica visando evitar violência do time adversário? Fim dos tempos!!! E o cartão ao Thiago Maia por ir reclamar não tem, né? O Santos veio pra cima, mas nada conseguiram.

No segundo tempo uma simples substituição acabou com o sistema de Dorival Junior. Ceni tirou Neilton que não estava rendendo e colocou Luiz Araujo. O São Paulo ganhou em velocidade, qualidade de passe e gols. O menino da base pensa rápido e toma decisões certas nas jogadas. Nota 10 para o moleque.

Nota mil para Cueva. Virou peça fundamental de Ceni para prender a bola, cadenciar, criar. Se não faz gol deixa alguém na cara. O segundo gol de Luiz foi por uma jogada de Cueva. As substituições seguintes surgiram com a definição da partida. Descanso de Thiago mendes e de Cueva para  o jogo de sábado contra o Mirassol e tirar o risco de contusão ou cartão durante a partida.

Palmas para o São Paulo corajoso na Vila Belmiro! Mais um jogo que saiu perdendo e virou! Virou com placar ampliado. Os jogadores acreditaram no esquema montado por Ceni e na competência e na capacidade de cada um. O time está se consolidando e embalando no campeonato. Ceni também vai mostrando sua qualidade. Não dá para falar em taça, mas dá para ver que o time não é tão limitado assim.

Ainda temos Lucas Pratto e Jucilei para estrear e esperamos o retorno de Welington Nem. O Morumbi promete estar lotado de novo e agora contra o Mirassol no sábado. O adversário está em primeiro no grupo do Santos com 9 pontos e saldo de gols +6.

Não por acaso os maiores clubes do mundo venceram de virada ontem com o mesmo placar (Real Madrid 3 x 1 Napoli) kkkkkk...

Tabus servem para serem quebrados, amigos! Aliás, que tabu???

Próximos jogos
Paulistão 2017 - São Paulo x Mirassol
Paulistão 2017 - São Paulo x São Bento
Compartilhe:

João Paulo

Publicitário de formação, marqueteiro de profissão (rs) e são-paulino de alma e coração. Trabalhador, marido e pai de família. Paulistano.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours