Nação Cruzmaltina, essa crônica é a ultima de 2016 sobre o nosso querido Vasco. Foi um ano de altos e baixos e momentos diferentes nos dois semestres desse ano. Com uma arrancada espetacular no fim do campeonato, foi rebaixado para segunda divisão pela terceira vez em menos de dez anos, a equipe manteve boa parte do elenco, jogadores como Nenê e Riascos, que foram exaltados pelas boas atuações, perdendo apenas o volante Serginho, substituído por Marcelo Mattos, além do técnico Jorginho, terminando ano de 2015 em grande estilo, mesmo com a queda.

Com a permanência de boa parte do elenco, o Vasco pouco contratou no início da temporada de 2016. Além de Marcelo Mattos, veio também Yago Pikachu, lateral destaque no Paysandu. No decorrer da temporada, a equipe perdeu o atacante Riascos e o Zagueiro Rafael Vaz, destaques do primeiro turno e do título carioca e com a queda de rendimento no segundo turno do campeonato brasileiro vieram Rafael Marques, Júnior Dutra, Fellype Gabriel e Éderson, sendo o único que mais deu certo, fazendo gols importantes e terminando a temporada como titular. Agora vamos falar um pouco do Vasco nos três campeonatos disputados na temporada de 2016.


Campeonato Carioca
Atual campeão, o Vasco estreou bem no campeonato e logo nas primeiras rodadas, jogou contra o Flamengo  em São Januário, já que o Maracanã estava entregue ao comitê olímpico. Rafael Vaz fez o gol da vitória, garantindo a invencibilidade em cima do maior rival. A invencibilidade manteve contra Botafogo e Fluminense, mas empatando com a equipe de General Severiano. O Vasco liderou as duas primeiras fases do campeonato, conquistando a Taça Guanabara. Com a liderança, enfrentaria novamente o Flamengo na semifinal e dessa fez foi em jogo único em Manaus e com a boa atuação de Andrezinho e Riascos, os vascaínos passaram por cima dos flamenguistas  enfrentando os botafoguenses pela na segunda final consecutiva entre as equipes.

As duas partidas da final foram complicadas e com gol de Jorge Henrique, o cruzmaltino venceu a primeira partida. Na segunda partida, o Botafogo até tentou e abriu o placar, mas o Vasco conseguiu um empate com gol salvador de Rafael Vaz, que havia entrado na segunda etapa, garantindo o bicampeonato carioca e de forma invicta.


Copa do Brasil
Disputando a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o Vasco tinha a Copa do Brasil como o único caminho para a disputa da Libertadores da América de 2017. A primeira fase o foi contra o Remo, vencendo em Belém com o placar de 1x0 e em São Januário por 2x1. Na segunda fase foi contra o CRB, vencendo o primeiro jogo por 1x0 e empatando o segundo no placar de 1x1. Na terceira fase, o adversário seria o Santa Cruz, atual campeão da Copa Nordeste. Empatou em casa no placar de 1x1 e venceu fora por 3x2 em um jogo dramático para a torcida vascaína. Na quarta fase, já com as equipes vindo da Libertadores, o Vasco enfrentou a equipe do Santos. Perdeu a primeira fora pelo placar de 3x1 e empatou em casa por 2x2, acabando com o sonho de conquistar o bicampeonato e a classificação para o torneio continental de 2017.


Campeonato Brasileiro Série B
Com o excelente desempenho no Campeonato Carioca, o Vasco da Gama iniciou sua participação na Série B com grandes expectativas e até a garantia de subida de forma bem antecipada como em 2009. Estreou com goleada em cima do Sampaio Corrêa, além das vitórias consecutivas contra o Tupi, Vila Nova e Bahia, até empatar com Oeste. Depois vieram mais duas vitórias sobre o Goiás e Joinville até a primeira derrota do ano para o Atlético-GO na oitava rodada do campeonato, acabando com a maior invencibilidade em jogos oficiais de sua história: 34 partidas sem perder. Mesmo com a derrota, a equipe de São Januário conseguiu mais nove vitórias garantindo a liderança no primeiro turno da competição.

No segundo turno, o caminho do Vasco na Série B começou a desandar.Nas quatro primeiras rodadas foram dois empates (Sampaio Corrêa e Tupi) e duas derrotas (Vila Nova em casa e Bahia), voltando a vencer apenas na quinta rodada contra o Oeste. Após a vitória, vieram foram quatro jogos sem perder, "recorde" que veio contra a equipe do Náutico. Restando dez rodadas, o Vasco foi caindo na tabela. Veio a derrota para a equipe do Paysandu, venceu a equipe do Londrina, voltou a perder para o CRB e vencer a equipe do Paraná, depois vieram três jogos sem vencer, restando apenas três rodadas para o fim do campeonato. O Vasco venceu a equipe do Bragantino e precisaria de mais uma vitória para garantir o acesso de forma antecipada, mas perdeu para a equipe do Criciúma, sendo ameaçado de ficar mais um ano na segunda divisão. A última partida foi contra o Ceará e a torcida esgotou todos os ingressos. No total, tinham 56 mil pessoas no Maracanã. Para sorte do Vasco, o Oeste venceu o Náutico, mesmo com o resultado, o time virou com dois gols de Thalles garantindo o retorno a equipe de São Januário a elite do Campeonato Brasileiro.

O que esperar de 2017?

Após a garantia do retorno a Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco começou planejar a temporada de 2017. Jorginho não seguiu no comando e trouxe de volta Cristóvão Borges, vice-campeão brasileiro em 2011 e eliminado nas quartas de final da Libertadores em 2012. Eu sinceramente achei um bom nome e tem uma identidade com o Vasco. Em questão de reforços, até a publicação desse artigo, foram muitas especulações e apenas um reforço, o meia Escudero.

Não dá para fazer previsões, já que é ano de eleições e tudo pode acontecer, mas espero que o Vasco invista de verdade no elenco e que traga de volta a alegria aos vascaínos, pois não podemos ficar brigando para não descer, pois não é a grandeza do Vasco e espero que volte a ser o Gigante da Colina e que volte a brigar por títulos nacionais e não apenas estaduais, como falou outras vezes o nosso presidente Eurico Miranda.


Que 2017 seja um ano de mudanças e vitórias para o Vasco. Saudações Vascaínas /+/.

Siga Jovens Cronistas nas Redes sociais (Facebook) (Twitter)

*José Nunes (@JosecleiNunes) é fundador e editor do blog Futebol Retrô. Escritor, graduando em história. Ama futebol, política e um bom papo de botequim.
Compartilhe:

Joseclei Nunes

30 Anos, Carioca, Licenciando em História na Simonsen, amante e pesquisador de Futebol, Política e Carnaval.

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. Veja Nunes, primeiramente parabéns pela retrô, mostrou bem o que foi o ano do Vasco.

    Vejo que essa queda na segunda metade se deu de fato por conta do envelhecimento e do número diminuto de boas peças (basicamente o time titular) do elenco, o objetivo matemático foi alcançado, mas o PRIMEIRO LUGAR (não falo em título, pois é de divisão abaixo do lugar do clube) não veio, o que representa independente dos méritos do campeão, uma decepção.

    Sobre a volta de Cristóvão, pode ser o lugar certo para que ele reerga sua carreira, não é mal técnico, precisa de respaldo pra ter tranquilidade pra trabalhar, entre tantos pontos negativos do mandatário, um positivo é esse. Vejamos se a torcida terá a "paciência" que Eurico historicamente tem, caso os resultados não sejam imediatos. Mas para "vingar", Cristóvão precisa de material humano, até agora...

    ResponderExcluir