Caros palestrinos, mais um papo de torcedor do verdão hoje para falar da vitória diante do Santa Cruz (PE) no "mundão" do Arruda. Um jogo em que era essencial a vitória para distanciar um pouquinho do Flamengo e do Atlético (MG) e também para confirmar o favoritismo diante de um adversário inferior tecnicamente. Mas contavam com o fator casa e com aquele "gás" tradicional de time desesperado de querer jogar tudo na reta final para não cair. Vamos ao jogo.

Únicos desfalques do time, Mina (seleção colombiana) deu lugar a Edu Dracena e Dudu cumpriu suspensão por cartão amarelo dando lugar a Erik no time titular. Novidade também foi o adiantamento de Zé Roberto para o meio de campo e Egídio na lateral esquerda. O jogo começou bem amarrado, sem grandes perigos, até que Roger Guedes chutou perigosamente para defesa do goleiro. Mas as "novidades" do Palmeiras se entenderam e Erik fez muito bem o pivô para Zé Roberto abrir o placar com muita categoria. Golaço.

A partir daí nenhum time levou perigo mais para o gol adversário na primeira etapa; o Santinha tentava penetrar na intermediária alviverde, mas o Palmeiras estava bem postado e forçava sempre o adversário a recuar a bola e trabalhar novamente no campo de defesa, ou seja, o único lance de perigo, por incrível que pareça, foi criado pelo próprio Palmeiras em cabeçada estabanada de Moisés. Mas sem final triste (gol contra).

Veio a segunda etapa e Doriva lançou o tricolor à frente. O resultado veio logo aos dez minutos quando Arthur acertou belo chute no canto esquerdo de Jaílson. Cuca então trocou Erik por Leandro Pereira, além de Egídio por Cleiton Xavier, deslocando Zé Roberto para a lateral e colocando o Cleiton para armar as jogadas. Palmeiras ganhou mais volume de jogo e conseguiu marcar o segundo gol com Leandro Pereira acertando um chute difícil.

Não demorou muito e Jean fez pênalti extremamente bobo que gerou reclamação dos palestrinos. Reclamação pertinente não pela marcação deste pênalti e sim pela não marcação de um a favor do Palmeiras em lance em cima de Edu Dracena. Grafite converteu e empatou a partida.

Parecia que tudo se resolveria na igualdade. Mas não. Jogada pela direita do campo e Cleiton acertou lindo passe (lembrando os bons e velhos tempos de Cleiton Xavier) para deixar Roger Guedes na cara do gol e decretar o 3x2 para o verdão. Palmeiras depois recuou um pouco, pecou um pouco na hora de trabalhar a bola, principalmente em jogadas de preciosismo de Gabriel Jesus. Grafite teve a chance do empate ainda no fim do jogo, mas Jaílson apareceu e segurou. Vitória confirmada e fim de papo.

Palmeiras confirmou o favoritismo, mas a crítica vai para o comportamento da equipe. Fazer um gol de vantagem, é legal segurar, etc. Mas as vezes é melhor ter um jogo morto controlado do que ter um jogo "aberto" tentando ser controlado. O Palmeiras acatou a segunda opção e tomou alguns sufocos desnecessários; poderia ter matado a partida e nem ter sofrido alguns sustos.

De resto o time foi bem, consciente do que faz; mesmo não criando inúmeras chances é difícil ver o Palmeiras fazendo jogadas desperdiçadas no ataque, o famoso "fazer por fazer". O time do verdão sabe o que faz com a bola e isso tem mostrado resultado. Destaque positivo vai em conjunto para a aplicação tática na primeira etapa, cercando todos os espaços possíveis. E claro não posso esquecer de citar o belo gol de Zé Roberto (e ainda tem gente que fala que o Palmeiras só faz gol feio, alguém passa um bom oculista pra essas pessoas?).

Gabriel Jesus precisa voltar a fazer o simples. Ontem perdeu pelo menos três bolas tentando dar "toquinho" de letra e deu posse de graça pro Santa Cruz. Não é jogador do Guardiola ainda. Precisa continuar amadurecendo e aqui é assim, fez coisa certa é elogiado e fez caca, recebe críticas. Diferentemente de alguns torcedores de diploma que existem nas programações da vida. Opa! Falando neles, muitos brigaram com imagem (pra variar) falando que o Grafite sofreu pênalti no primeiro tempo. Nada melhor que o próprio jogador esclarecer isso afirmando que não foi. Portanto, vai uma moral para você, Grafite! Entende mais de futebol que muitos torcedores de diploma.

Grafite "confessa" a repórter que não sofreu pênalti (torcedores.com)

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours