Amigos! Amantes da velocidade! Estamos mais uma vez juntos, hoje para comentar o GP do México de F1, que teve vitória de Hamilton, que não admite jogar a toalha, mas com o competente Rosberg novamente no segundo posto, com isso precisando apenas de uma vitória no GP de Interlagos para confirmar o título da temporada. Com polêmicas, a prova acabou tendo praticamente três pilotos na terceira posição, com as punições a Verstappen e Vettel, o australiano Ricciardo acabou herdando o terceiro posto.


A briga na largada foi intensa, mas as flechas de prata conservaram a ponta, com o Inglês em primeiro. Hulkenberg tomou a posição de Ricciardo e uma batida atrás envolvendo Ericsson e Wehrlein exigiu a entrada do Safety Car. Massa e Nasr também ganharam posições na largada.

Massa protagonizou uma intensa luta com Vettel até a volta 15, quando entrou para os boxes e neles, o alemão da Ferrari acabou conseguindo a 4ª posição. O piloto aliás fez uma perna mais longa, parando apenas na volta 32 e voltando na sexta posição naquele momento.

Uma boa luta na prova foi entre Verstappen e Rosberg, com o piloto da Mercedes levando a melhor. A partir disso, as emoções mais fortes e as polêmicas ficaram reservadas para o final da prova. Era a briga pelo pódio entre Vettel e Verstappen, o holandês defendeu-se, mas acabou cortando caminho após perder a freada, punição justa que colocava então Vettel na terceira posição. Era o fim da prova e Ricciardo vinha com muito apetite para buscar o pódio. E aí veio a punição a Vettel, numa manobra onde a FIA considerou que a direção de Vettel foi ilegal, ao mudar de direção mais de uma vez na tentativa de ultrapassagem do australiano. Algo que é polêmico e que gera discordância na maioria do público, mas que é já determinado por Ecclestone. 



A decisão pela punição de Vettel veio horas depois do fim da prova, elevando a polêmica em torno do ato. Isso vem gerando grande insatisfação nos torcedores da categoria, esse excesso de regras e punições, que se por um lado visa a segurança, por outro contrai a competitividade de uma categoria que vem retomando isso. É preciso uma auto-crítica, que sejam revistos esses critérios, para que a categoria que vem tendo uma retomada de qualidade e de disputas, mantenha-se numa crescente.


Sobre o campeonato, salvo se Rosberg que é muito regular, bater, quebrar ou não pontuar em uma das duas corridas finais é muito difícil imaginar que não se sagre campeão. Penso que no Brasil o campeonato pode não ter ainda sua decisão, Hamilton retomou, tem grandes possibilidades de vencer aqui. Mas no GP final da temporada em Abu Dhabi deve ser definido o título de Rosberg, que merece pela regularidade, o Inglês deu "azar" e acabou sendo superado no momento decisivo da temporada, pela maior regularidade de Nico, esse título em se confirmando, me lembrará em parte o título de Button ante Barrichello na Brawn. Também vejo que Rubens tinha mais talento que Button, mas a regularidade falou mais alto. Vale lembrar que no começo da temporada, Ross tinha grana pra potencializar ao máximo apenas um carro, o que acabou sendo decisivo contra o brasileiro.


Classificação da Prova

1: Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3:
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
4: 
Max Verstappen (HOL/Red Bull)
5:
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
6: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
7: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
9: Felipe Massa (BRA/Williams)
10: Sergio Pérez (MEX/Force India)
11: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
12: Jenson Button (GBR/McLaren)
13: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
14: Jolyon Palmer (GBR/Renault)
15: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
16: Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
17: Kevin Magnussen (DIN/Renault)
18: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
19: Esteban Gutiérrez (MEX/Haas)
20: Romain Grosjean (FRA/Haas)
21: Esteban Ocon (FRA/Manor)




Se você ama velocidade e gosta de escrever. Junte-se ao nosso time. Estamos recrutando colaboradores (voluntários) nesta seção (e em outros esportes) para colaborar escrevendo sobre outras categorias e também sobre F1 em caso de eventualidades. Entre em contato conosco através de nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: AFP. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

2 comments so far,Add yours

  1. Não acho que tenha sido justa a punição do Verstapoen. Quando você perde uma freida, a sua reação correta tem de ser voltar pra pista perdendo o menor tempo possível e com a maior segurança, que foi exatamente o que o Verstappen fez. Ele errou, recuperou o erro e continuou na pisição que estava antes. Quando esse mesmo erro, no mesmo lugar, foi cometido na volta 8,quando não tinha outro carro próximo, a manobra foi idêntica e ninguém foi punido. Outra questão: se o Verstappen deveria ter tirado o pé pra compensar o corta-caminho, quanto ele deveria tirar de pé do pedal, pois se existe regra, onde está escrito isso? Para não ser punido ele deveria ter sedido a posição só pra Ferrari, ou para o Ricardo também? Se essas perguntas não forem respondidas pelo regulamento, então não cabe a punição.
    Na minha opinião o grande erro é da organização, que deixou um trecho da pista mais rápido por fora dela. E qualquer pista que tenha um tipo de cirta-caminho, tem de ter algum tipo de obstáculo para tornar naturalmente o erro do piloto num prejuízo de tempo de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu mesmo disseste. "Não tinha outro carro próximo". A punição ocorreu por que TINHA outro carro próximo, ou seja, o "erro" acabou fazendo Max ganhar terreno na luta pela posição, se ele tivesse devolvido a posição e tentado retomá-la na pista, não teria sido punido.

      A regra estipula que quando ocorre esse tipo de "corte de caminho" em disputa por posição, é preciso ceder a posição, todos nós acompanhamos F1 não de ontem.

      Não discordo do erro no traçado, isso deve ser estudado, mas achando "legal" ou não, diferente da sua colocação, há regulamentação para tais casos sim.

      Infelizmente não colocou o nome, mas ainda assim, obrigado por opinar.

      Excluir