Caros palestrinos, mais um papo de torcedor do verdão aqui nos Jovens Cronistas para tratar da vitória diante do Coritiba, no Allianz Parque neste 24 de setembro de 2016. Aproveito a postagem de hoje também para dar uma rebatida em certo torcedor "com diploma" que gosta de fazer críticas vazias e sem nexo nenhum. Mas claro, primeiro vamos à partida!

Palmeiras recebeu o Coritiba com um único desfalque; Gabriel de volante. Cuca mandou um "pseudo" 4-2-4 com um losango a frente do meio de campo com Dudu fazendo, ou melhor, tentando fazer o papel de jogador da armação do time. Não deu certo. Na primeira etapa, o Palmeiras encontrava muitas dificuldades. O Coritiba impôs a marcação com as famosas duas linhas de quatro e a criação do verdão passou a ficar limitada; sem um meia criador, nossa única arma era a subida de Moisés e Tchê Tchê. Ficavam contidos na marcação, ou seja, o Palmeiras pouco produziu. A única chance clara surgiu aos 46 do primeiro tempo em bola para Gabriel Jesus que finalizou para defesa de Wilson.

Palmeiras produziu pouco na primeira etapa e possuía alguma jogada ou outra envolvendo os famosos arremessos laterais. Mas era preciso mais do que isso. Era preciso criar mais. Cuca mexeu e colocou Leandro Pereira no lugar do Erik para tentar melhorar. Em 3 minutos, a equipe criou 3 chances de gol, até que aos cinco minutos, Leandro Pereira disputou bola no ar com Wilson que tentou dar o famoso "migué de goleiro" reclamando de falta e fez 1x0. Leandro foi Pereira e Wilson foi Banana no lance.

Mas não parou por aí. Dudu voltou mais aberto no campo e começou a infernizar a retranca coxa branca. Porém, em determinado lance tomou cartão amarelo injusto por simulação, que lhe rendeu suspensão automática diante do Santa Cruz na próxima rodada. Falando em jogadas abertas, falando em cruzamentos excessivos, falando em criando mais, o Palmeiras teve falta na direita, a bola foi rolada rasteira para Egídio que acionou Roger Guedes que rolou para Leandro Pereira, Mina e Vitor Hugo tirarem "dois ou um" pra ver quem fazia o gol. Mina foi lá e dançou mais uma vez.

Palmeiras mais tranquilo passou a produzir mais chances e poderia ter ampliado o placar com mais oportunidades desperdiçadas por Gabriel Jesus e outras com boas defesas de Wilson. O Coritiba chegou a diminuir com Iago para 2 a 1, em lance que Jaílson foi um pouco displicente ao virar de costas para a jogada; nenhum goleiro pode virar de costas para a bola, espero que tenha aprendido isso com a partida. E fim de papo.

Vitória sofrida, mas algo de positivo pode ser tirado. Palmeiras tem limitações no setor criativo, mas parece que o Cuca tem sabido contornar isso. Vimos uma outra equipe na segunda etapa que chegou a lembrar aquela que envolvia no começo do campeonato. Mais positivo ainda foi ver uma jogada ensaiada de falta! A última vez que vi isso tinha sido na partida diante do Santa Cruz, isto é, quase um turno atrás. Espero que na próxima partida haja escalação com os jogadores em suas respectivas funções e não coloquem atacantes para criarem como meias; a saída para retrancas é ataque com velocidade nos lados e uma referência no ataque - hoje foi Leandro Pereira.

Agora umas palavrinhas sobre o que foi comentado durante a semana: o tal do Cucabol e os excessivos chuveirinhos dentro da área. Pois bem, chuveirinho é bola lançada dentro da área, mas o Palmeiras é o time que mais aproveita cruzamentos; sinto muito, caro torcedor de diploma, mas isto é treino e não sorte. Na época do Marcelo Oliveira podia afirmar que sim, era sorte. Com Cuca já é diferente. E comigo não tem papo furado, se o time vai mal eu critico, se vai bem eu elogio, mesmo eu não tendo o "diploma" que muitos têm.

Para criticar sem propor nada para melhorar ninguém precisa de diploma. É só abrir a boca e falar mal (o duro é ver gente recebendo salário para falar coisas assim). Aqui não! Aqui em todas as vezes que critiquei a equipe, a crítica foi feita com base em fatos e na maioria das vezes foram propostas soluções, agradem a uns ou não. Então, caro torcedor de diploma, se quiser criticar pode fazê-lo. Mas proponha melhorias, alternativas. É muito cômodo apenas criticar. Assim como é pífio e patético não reconhecer os valores que o Palmeiras vem tendo no campeonato; mesmo sendo um time com setor criativo limitado, tem o melhor ataque e o melhor saldo de gols. Aproveite bem seu diploma.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. quase levaram o 2x2.... Mina! Seus gol é da hora! :D

    Que jogadinha ensaiada heimmm

    ResponderExcluir