Leia Também! Veja os peris dos outros candidatos à Prefeitura de SP

Vamos juntos conhecer um pouco sobre a biografia, propostas e visão de cada candidato à Prefeitura de São Paulo. O edifício Matarazzo nunca esteve tão concorrido. Ao todo são 11 candidatos ao posto de mandatário do executivo Municipal e você os conhecerá um a um, em posts regulares.

Celso Ubirajara Russomanno (60), o Celso “defensor do consumidor”, é o candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRB (Partido Republicano Brasileiro). Apresentador de TV, bacharel em Direito pela faculdade de direito de Guarulhos, Russomanno é pai de três filhos. Sua vida mudou quando no inicio da década de 90, ao ver sua mulher, Adriana Torres Russomanno, morrer de meningite, devido à negligência médica de alguns funcionários do hospital São Camilo, ele pegou uma câmera e começou a filmar, chocando todo o país com as fortes imagens de indignação. Daí em diante, Russomanno iniciou uma carreira de sucesso na televisão, defendendo todo consumidor que se sinta lesado pelo comerciante, lojista, assim como ele faz nos dias de hoje. Devido sua fama, ele logo se consagrou como mais um político do Brasil, quando em 1994, com pouco mais de 233 mil votos, foi eleito deputado federal pelo PSDB. Celso está na câmara dos deputados deste então, tendo sido reeleito por mais quatro vezes.

Celso enquanto apresentador do Aqui Agora do SBT; Foto:Youtube


Celso é o candidato à Prefeitura que mais está ligado ao poder judiciário. Ele, mesmo sendo bacharel em Direito, não conseguiu passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e, na lógica, não poderia se passar por advogado, não é? A reposta correta seria SIM, mas Russomanno talvez não tenha assistido às aulas de Ética do curso e exerceu por um tempo os ofícios de advogar, sendo questionado inúmeras vezes por essa situação. Para resumir, o candidato ainda não tem registro, portanto não é advogado. Continuando o nosso pequeno passeio pela controversa vida de Russomanno, em 2010, se envolveu numa “que é difícil de explicar”, quando destinou por meio de uma emenda, uma quantia de pouco mais de R$ 1,1 milhão para uma ONG administrada por seus familiares. Num primeiro momento ele desmentiu e chegou a ameaçar de abrir um processo, caso continuassem com a publicação dessa informação, já num segundo momento, voltou atrás e resolveu destinar esse valor a outras instituições: InCor e a Faculdade Paulista de Medicina.  Só nesse ano, em que se candidata a prefeito de São Paulo, Russomanno teve dois grandes “probleminhas”, o primeiro foi a acusação de crime peculato (desvio de dinheiro ou bem público para finalidades pessoais) que Celso sofreu, por ter pagado uma funcionária de sua produtora com dinheiro público, o que quase não possibilitou sua participação no pleito desse ano, tendo que se submeter a julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal), onde foi absolvido por 3 votos a 2. Já o outro problema, foi o caso do “bar do alemão”, um restaurante localizado em uma região nobre de Brasília, em que ele foi sócio, sendo apenas um dos administradores, e que em menos de dois anos de funcionamento faliu deixando dividas com o estado (impostos), fornecedores e funcionários. Semana passada a imprensa repercutiu a informação de um calote de R$ 2 milhões por parte do candidato no pagamento dos benefícios aos funcionários do bar. Por sinal, nessa reta final de campanha, a concorrente Marta, do PMDB, tem se utilizado desse imbróglio para tentar desmoralizar Celso, que por enquanto, de acordo com as ultimas pesquisas de intenção de voto, estaria indo para o 2º turno ao lado de João Dória, do PSDB.
 
Foto: Twitter

Hoje no PRB, Russomanno está no pleito ao cargo de prefeito da capital, defendendo um plano recheado de projetos, ideias, nomes que chamam atenção. Programa para todas as áreas da cidade: educação, saúde, segurança pública, lazer, entre outras. Assim como em 2012, quando também concorreu ao cargo, chegando também a estar no topo das pesquisas de intenção de voto, Russomanno fala, fala, fala e não quer dizer nada. Talvez seja por isso que, volto a repetir que assim como em 2012, ele declina nas pesquisas quando o domingo eleitoral se aproxima.
Compartilhe:

Claudio Porto

Jornalista independente.

Deixe seu comentário:

1 comments so far,Add yours

  1. É, realmente o Russomanno tem uma vida bastante controversa. Tem uma imagem a zelar na vida pública. Talvez por isso caso vença, tente realmente "melhorar os serviços públicos" tanto o quanto diz. Algumas ideias por ele apresentadas beiram o estapafúrdio, por isso resta saber se além de querer, ele SABE COMO melhorar efetivamente esses serviços.

    ResponderExcluir