Amigos, estamos de volta para mais uma análise de mais um dia de competições nos jogos olímpicos Rio 2016, dia com grandes vitórias como no basquete e algumas tristezas. Dia também onde Phelps mais uma vez fez história, vamos juntos.


Basquete

O dia foi de emoções fortes e opostas no basquete, no masculino, um jogo espetacular do selecionado brasileiro, que corrigiu os erros da estreia ante a Lituânia e bateu a fortíssima Espanha por 66-65, com direito a cesta vitoriosa da partida restando 5.5 segundos. 

Foi uma exibição que mostrou o real potencial desse time, o jogo coletivo finalmente apareceu com Huertas distribuindo o jogo magnificamente e uma grande atuação de todo o time, Leandrinho apareceu pouco, mas deu lugar a uma exibição fenomenal de todo o time, muito diferente do "dar a bola no Leandrinho e no Nenê", que foi no que se resumiu a exibição na derrota na estreia. Claro que não cabe aqui uma crítica a explorar nossos dois melhores jogadores, muito pelo contrário. Vimos um jogo onde os fundamentos funcionaram perfeitamente, defesa, arremessos (fora algumas chutadas do Nenê), rebotes ofensivos e defensivos e coletividade. Em jogando dessa maneira e tendo como fatores de desequilíbrio as atuações de Leandrinho e Nenê, temos sim condições de lutar por medalha, quem sabe pela Prata. 

Já no feminino infelizmente não fomos felizes, fizemos um jogo mais equilibrado ante a Bielorrusia, onde assim como contra a Austrália na estreia mostramos um bom jogo durante o primeiro tempo da partida. Mas depois com muitos erros, o time voltou a se desequilibrar e permitiu a virada por dois pontos das adversárias e ficou numa situação muito difícil no grupo, tendo de desesperadamente vencer as duas partidas finais, sendo que a próxima é nada menos que a França, ficou muito difícil. O placar final do jogo foi 65-63 e o triste de tudo isso é saber que apesar de estarmos longe de termos nossa melhor geração e organização no feminino, poderíamos fazer um jogo muito mais competitivo do que estamos fazendo, isso entra na conta do emocional e do preparo, entra na conta de Barbosa. Infelizmente o time feminino acabou de anunciar a perda da ala Tatiane Pacheco, que deixa o time ante a suspeita de caxumba. 




Judô - Nestes quarto e quinto dia de competições o nosso judô novamente ficou pelo caminho infelizmente. Mariana Silva vinha bem e chegou a disputar o bronze, mas acabou derrotada por Anicka van Emdem por yuko e com isso perdendo a medalha. Mas valeu o grande desempenho, afinal é importante registrar que ela não era considerada favorita a disputar medalha. Antes já havia caído Victor Penalber, que pegou logo de cara uma pedreira, Sergiu Toma/EAU

Já no 5º dia de competições, os brasileiros Maria Portela e Thiago Camilo, (este segundo grande esperança de medalha) começaram bem, mas acabaram eliminados. Thiago estreou vencendo lindamente o sul-africano Piontek aplicando um yuko no início da luta e atacando muito mais, até que no último segundo do combate, aplicou um ippon espetacular e venceu. Enquanto Portela estreou vencendo por yuko no Golden Score Ninag de Marrocos. 

Porém Portela acabou eliminada em decisão polêmica já no golden score, contra Bernadette Graf. Camilo por sua vez protagonizou um duelo duro contra Mehdiyev do Azerbaijão. Porém acabou derrotado por waza-ari. 




Vôlei de Praia - Desempenhos distintos no masculino e feminino, as duplas masculinas vão se complicando na competição. Pedro Solberg e Evandro sofreram a sua segunda derrota e jogam tudo na última partida. A dupla foi derrotada por 2-1 (21-17, 18-21 e 14-16) novamente pela dupla Saxton e Schalk/CAN. Larissa e Talita seguem com um grande desempenho e garantiram vaga na sequência da competição, ao derrotarem por 2-0 (21-16 e 21-13) Fendrick e Sweat/EUA as meninas vem forte na busca pelo ouro. 




Tênis - Novamente o torcedor brasileiro ficou dividido entre alegria e tristeza em uma modalidade. Enquanto Thomaz Bellucci derrotou Pablo Cuevas/URU por 2-1 (6-2, 4-6 e 6-3). A nossa grande esperança de ouro, a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares acabou caindo para a dupla Mergea e Tecau/ROM por 2-1 (4-6, 7-5 e 2-6). 

Dentre os grandes tenistas, vale destacar Nadal, que avançou nas chaves de simples e duplas e estreia nas duplas mistas. Andy Murray também avançou ao derrotar por 2-0 o argentino Juan Monaco. Enquanto que a outra surpresa do dia ficou na conta da eliminação de Serena Williams também no simples, para Elina Svitolina (UKR) por 2-0 (6-4 e 6-3). 



Handebol - O Brasil entrou em quadra pelo masculino e feminino ante pedreiras e acabou derrotado. No masculino o time pegou a tradicional Eslovênia e parou no goleirão adversário, caindo pelo placar de 31-28. O Handebol masculino está alguns passos abaixo do feminino, mas está mostrando competitividade, tem tudo pra com o apoio da torcida passar de fase o que já seria um grande feito, e é isso, é jogar como franco atiradores daqui em diante, só de ter vencido na estreia já foi um grande feito. 

Já nossas meninas tomaram uma ducha fria ante a Espanha, as adversárias fizeram um jogo perfeito, sobretudo com Peña e Pinedo, enquanto nós erramos demais no ataque e com isso permitimos as adversárias sempre manter uma margem entre três e seis gols, que ficou impossível de ser tirada no fim da partida. 29-24 no placar final, é erguer a cabeça, entender os erros ofensivos e seguir em frente rumo a real chance de medalha. 


Ginástica - A equipe brasileira teve um desempenho abaixo de seu potencial na final por equipes, a tensão acabou sendo fator determinante, chegamos em alguns momentos a ter pontuação de bronze, mas terminamos apenas na oitava posição. O fator positivo é essa renovação no esporte, nosso melhor desempenho foi com a menina (dessa vez literalmente) Flávia Saraiva que tem toda uma carreira brilhante pela frente, assim como Rebeca Andrade que apesar de ter errado nessa prova final, mostrou muito talento nesses jogos. É a despedida da grande Daniele Hypolito, mas ela pode ir feliz com o legado que deixa e com tudo que deu pelo país na modalidade, mas também esperançosa de uma manutenção do nível da nossa ginástica artística feminina. O ouro ficou com os EUA, com destaque para Simone Biles, a prata com a tradicional Rússia e o bronze com a China. 




Já no Vôlei masculino, o time de Bernardinho derrotou o Canada por 3-1, caracterizado pela força, o time adversário venceu o primeiro set da partida por 26-24. Mas o time conseguiu fazer dali em diante um grande jogo, ótima atuação sobretudo de Lucarelli e venceu as parciais seguintes. Não é o caso de se lamentar a perda de um set nesse jogo, pela periculosidade do time adversário, que já venceu os EUA na competição. 

Vale destacar também pelo time brasil, os avanços no Boxe, com destaque para Michel Borges, que na categoria 81 Kg já está a uma luta de garantir medalha para o Brasil. 



Outros destaques deste dia 4 ficam por conta de dois americanos que fizeram história, Michael Phelps chegou ao seu 21º ouro, com 25 medalhas olímpicas na carreira, ao vencer as provas dos 200m Borboleta e o revezamento 4x200 livre. Enquanto a também americana Kristin Armstrong chegou ao tricampeonato olímpico no ciclismo de estrada, na modalidade contrarrelógio. 




Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: Reuters, EFE e AFP. 


Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours