Amigos, estamos começando nossa cobertura dos esportes olímpicos, após a grande cerimônia de abertura (que calou todos os críticos) e as estreias do futebol. Agora é hora de acompanhar todas as demais modalidades e juntos traremos os destaques (sobretudo da delegação Brasileira) das competições neste quadro.


A primeira medalha dos jogos foi para os EUA, no Tiro Esportivo feminino, na carabina de 10 Metros o ouro ficou com Virgínia Thrasher. As Chinesas Du Li e Yi Siling ficaram respectivamente com Prata e Bronze.

A primeira medalha para o Brasil nos jogos foi para Felipe Wu, também no tiro, na categoria 10 metros pistola de ar. Numa disputa final emocionante, o Brasileiro conseguiu tirar mais de um ponto de desvantagem no penúltimo tiro e assumir a dianteira no placar. Mas acabou superado no tiro final pelo Vietnamita Vinh Xuan Hoang que mesmo sob ensurdecedoras vaias, conseguiu um tiro monumental para tomar de Wu o ouro. A medalha de Bronze ficou com o Chinês Wei Pang. 


Handebol  

As meninas do Brasil deram um importante passo na estreia do time ante a Bicampeã Olímpica Noruega. Num jogo digno de final (afinal fomos campeões mundiais em 2013, naquela jornada memorável) estivemos á frente do placar durante toda a partida e vencemos por 31-28. 

Destaca-se positivamente a grande atuação de Ana Paula (artilheira da partida) e Duda. E um destaque especial para a goleira Mayssa, que garantiu a vitória com defesas monumentais. A se observar defensivamente o excesso de punições que o time sofreu, isso pode ser melhorado por Morten Soubak para dar ainda mais segurança ao jogo do Brasil, que sem dúvida é candidato ao ouro.


 No masculino, uma importante e surpreendente vitória dos nossos garotos ante a forte Polônia por 34-32, o time foi empurrado pela torcida e numa exibição fantástica coletivamente, tanto no aspecto ofensivo quanto defensivo o time garantiu essa vitória. O grande destaque individual foi o goleiro Bombom, que foi titular na vaga do experiente Mike, que deu show no pouco tempo que entrou com duas defesas monumentais. Não se imaginava até essa estreia o selecionado masculino brigando por medalha, mas é uma geração muito promissora, que á reboque da seleção feminina e com o apoio da torcida, pode surpreender positivamente.

Vôlei

As meninas derrotaram com tranquilidade a seleção de Camarões na estreia por 3-0 (25-14, 25-21 e 25-13) não tiveram sustos, talvez no 2º set perderam um pouco a concentração e deram espaço pro ataque adversário, mas ainda assim viraram o set e não deram bobeira, cumprindo a missão de não perder sets em jogos onde na teoria e prática a dificuldade é menor, nossas meninas vem muito forte na busca pelo ouro. 

Já no masculino, vacilamos no 1º set e acabamos cedendo ao México o 23-25, com uma atuação fraquíssima (talvez pela tensão da estreia) o bloqueio inexistiu, o saque facilitou a defesa adversária e o ataque foi tímido. Mas dai em diante Bernardinho corrigiu e o time conseguiu uma vitória importante onde nossas virtudes apareceram. 3-1 (23-25, 25-19, 25-14 e 25-18) é deletar esse primeiro set e seguir em frente, mesmo vivendo uma renovação, temos um time muito forte, que pode sim brigar pelo ouro. É torcer para que o incidente com Lucão seja apenas um susto e o atleta esteja em seu máximo já para o próximo duelo. 

Basquete

No feminino começamos bem o jogo, chegamos a fechar o primeiro quarto com dez pontos á frente da Austrália, com grande atuação de Iziane, mas á partir do meio do segundo período o jogo foi ficando muito difícil pro Brasil, com a diferença caindo substancialmente, mas o time ainda tinha poder de reação, foi para o intervalo com quatro pontos na frente do placar. Porém no último quarto da partida, o time de Barbosa se perdeu completamente, as adversárias anularam as ações do Brasil, a craque do time Iziane não foi mais acionada e com isso estava aberta a possibilidade da abertura de uma grande vantagem para as rivais, que acabaram fechando a partida em 84-66. 

O grande fato é que as meninas se perderam no último período da partida, os três primeiros deram esperança de competitividade, é preciso que Barbosa resgate esse espírito em nossas meninas, afinal o resultado se desenhava ótimo até então, ante uma potência nos esportes femininos. 


Já no masculino aconteceu contrário, depois de cinco minutos iniciais muito bons do time Brasileiro, com Nenê se destacando, o time se perdeu e permitiu que a Lituânia abrisse larga vantagem no primeiro tempo, com 29 pontos á frente e uma atuação muito ruim, uma defesa nula, infiltrações erradas, arremessos tortos, o time de Magnano vivia um caos total. Porém na volta do intervalo, Leandrinho chamou a responsabilidade e recolocou o Brasil no jogo, vencemos os dois últimos períodos, o time trouxe a torcida pra si e quase levou o jogo para a prorrogação, mas infelizmente não deu, ficou em 76-82. 

Porém isso deixa claro o potencial desse time, é bem verdade que o jogo coletivo não funcionou, Magnano não usou Leandrinho no primeiro tempo e o time sentiu. O armador entrou na etapa final e chamou o jogo, quase levando junto com Nenê o Brasil á uma virada histórica. O time mostrou potencial e tem elenco, é preciso melhorar o jogo coletivo, é preciso que nomes como Giovanonni, Benite, Alex, dentre outros joguem mais, se isso acontecer, podemos sim pleitear uma classificação (não em quarto) no grupo, para buscar medalha. 


Destaca-se também a grande vitória da seleção dos EUA ante a China na estreia, um massacre de 119-62, mesmo sem LeBron James e Stephen Curry, o "Dream Team" trucidou um adversário que não é qualquer um. Realmente é muito difícil imaginar que alguém seja páreo pra esse time. 



Já no Tênis de Mesa, Hugo Calderano igualou a melhor qualificação do Brasil em Jogos Olímpicos na modalidade, chegando as Oitavas de final após bater por 4-2 Peng Tang de Hong Kong, somando assim sua terceira vitória na competição.

Destaca-se também as classificações das equipes masculina e feminina da Ginástica Artística para as finais. Bem como a grande vitória na estreia do Polo Aquático por 8-7 ante a Austrália. 

No Tênis, o Brasil avançou com Marcelo Melo e Bruno Soares com 2-0 nas duplas ante os irmãos Ratiwatana, da Tailândia. Avançou também Thomaz Bellucci após desistência de Dustin Brown (ALE) e também Rogério Dutra ao vencer Thomas Fabbiano (ITA) por 2-0 (7-6 e 7-4). Já no feminino, infelizmente Teliana Pereira ficou pelo caminho tanto no individual, como nas duplas, ao lado de Paula Gonçalves. Outro destaque no tênis é a eliminação das irmãs Williams, que caíram ante as Tchecas, Safarova e Strycova por 2-0 (6-4 e 6-3). E outra dupla brasileira que avançou num jogo espetacular, foi Bellucci/Sá, com vitória por 2-0 (7-6 e 7-6) sobre os irmãos Murray. Vislumbramos algo muito positivo no tênis, para as olimpíadas talvez, mas sobretudo pra modalidade em si.




É isso, tivemos quedas duras como no Judô principalmente, também na natação ainda não entramos nas nossas melhores disputas, mas são apenas o início dos jogos, temos grandes possibilidades nessas modalidades, bem como nos esportes coletivos e nas próximas edições do "Resumão" entraremos mais fundo nessas modalidades. Em relação ao futebol, comentaremos a grande vitória de nossas meninas e o duelo do masculino ante o Iraque no próximo texto, que será especialmente destinado ao futebol.



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)



Imagens: AFP




Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours