Amigos! Nação Corinthiana! Os que nos acompanham devem estar estranhando o título do texto, uma vez que eu sempre coloco que não é por um resultado de derrota que se deve fazer terra arrasada, ou mesmo findar todo um trabalho. Eu sigo com essa opinião, mas essa derrota, da maneira como aconteceu ante o competentíssimo Grêmio dentro de sua Arena gera sim preocupações extremas, não pela perda dos três pontos (o que convenhamos eu esperava), mas o 3 x 0 ressaltou inúmeras encruzilhadas em que o time se encontra no momento, e vamos claro destrinchá-las aqui.


O jogo começou com um Corinthians tentando e até conseguindo nos minutos iniciais fazer um jogo parelho ante os adversários. Porém isso caiu por terra com o gol do time da casa, em bola recuperada na saída. Tivemos na etapa inicial chances para chegar ao empate, porém não tivemos poder de fogo e pagamos por isso na etapa final.

Logo no início o Tricolor Gaúcho marcou o segundo, em bela jogada. As mudanças de Cristóvão após o segundo gol, sobretudo com a entrada de Marlone fizeram com que o time tivesse mais agudez, sim, mas muito levemente e a grande realidade é que o time pregou, sim, o time não teve condição física no 2º tempo, algo que sempre foi determinante no time, quando aqui tínhamos Fábio Mahseredjian que agora serve á Seleção Brasileira. Essa (já me adiantando) é uma das encruzilhadas que vemos o time envolvido. O terceiro gol foi em mais uma jogada trabalhada, o avante adversário saiu na cara de Cássio que foi em seu pé, mas a bola espirrou e sobrou com Bolaños, cadê a marcação de toda essa trama? Não vejo falha do goleiro não.

Nos lançamos então ao ataque na base de "dar a bola" em Marlone e Lucca (ambos entraram logo após o segundo gol, mas a realidade é que não fossem as intervenções gigantescas de Cássio, poderíamos ter saído do Sul com uma goleada histórica.



Vejam, estamos em várias encruzilhadas nesse momento, como disse no início. Sigo crendo que apesar de sérios problemas, esse time pode ser, e é competitivo. Dentro da ideia de que não existe nenhum "super time" dentro do futebol brasileiro e todos vão ganhar e perder jogos (está aí o também 3 x 0 sofrido pelo Galo ante o Santos que não nos deixa mentir). O que não pode é perder como perdeu e sofrer os gols como sofreu, sobretudo os dois últimos, em jogadas onde os adversários trabalharam a jogada como quiseram.

Temos no entanto, problemas que podem ser determinantes na nossa queda de desempenho. Não pode um time como o Corinthians não ter uma opção decente de ataque. Romero não é, e não será esse comandante de ataque, o que poderia abrir uma brecha pra entrada de Marlone pela ponta esquerda (o lugar onde ele funciona), Lucca também não exerce essa função, o negócio dele também é atuar mais pela ponta. André é totalmente sem condições, coitado de quem usa Love como referência pra crer que ele vá ser útil (sob vários aspetos que aqui já tratamos) e não há como trazer mais um centroavante de qualidade, visto que a janela internacional está fechada e o que aqui existe é RESTO, não se pode crer que quem aind anão tem 7 jogos na Série A pode ser peça determinante pra mudar o quadro do ataque, muito menos se aceitar investimentos exorbitantes em jogador de Série B.

Portanto, ESSA DIREÇÃO precisa ser cobrada, que é o que dentro de sua calmaria tenta fazer Cristóvão e falta á nós fazer, pois criticar o treinador é mais fácil, pois o técnico cai sob pressão, uma direção dificilmente. E quanto ao ataque, Luciano mesmo não rendendo é uma solução interna, ele já demonstrou qualidade na função antes da lesão, um gol pode fazê-lo recuperar a confiança. Mas seria interessante uma sombra que seja, ao invés de tentar pagar 6 Mi em 50% de promessa da Série B, por que não tentar reintegrar Gabriel Vasconcellos que foi emprestado? Mesmo que seja verdade a informação de que ele gosta da noite, isso pode ser conversado, se o clube não acreditar nem na conversa, deixe logo o atleta sem vínculo contratual, o que não se pode é ter um atleta genuinamente da posição cedido á terceiros e um drama como esse no elenco. Solução não seria, até por que é um peso enorme, mas seria uma composição, uma alternativa que o treinador não tem.


Outra questão gravíssima, essa queda física do time, já é claramente efeito da perda de nosso preparador físico para a seleção. O time tinha a parte física como determinante, VENCIA muitos jogos na etapa final e pregou no Sul, mesmo com o jogo sendo ás 11h isso não é algo comum, visto que o Grêmio sobrou no segundo tempo. Pode ser o abalo psicológico pela cacetada de 3 x 0, pode, vamos ver isso nos próximos jogos, mas se o time efetivamente demonstrar uma queda física tão acentuada nas próximas partidas, precisamos correr atrás de um novo preparador.


Por fim, é evidente que essa derrota foi tenebrosa e é compreensível que o torcedor canalize no técnico do time suas frustrações. Mas QUE ELENCO tem o Cristóvão? Ele PODE USAR seu elenco? Por que na partida anterior, só foi tirar o ROMERO, vou repetir, ROMERO, que foi achincalhado. Calma lá, NENHUM jogador desse elenco tem qualidade suficiente pra ser insubstituível, o técnico tem o direito e o DEVER de tentar reagir aos momentos do jogo mudando o time, dessa vez foi M. Gabriel (que pensa ser craque) que saiu e mais reclamação nas redes sociais, porra, então não é pra mexer nos "craques indiscutíveis" que tem o time, é pra aceitar passivamente os resultados negativos? Me ajude aí né.

Não se pode pleitear demissão de treinador agora, primeiro por que o ÚNICO técnico adequado para assumir o time seria Abel Braga que tem problemas com a nossa cúpula por desdobramentos do título de 2005. Ou vocês tem outro nome, Luxa? Levem ele pra casa de vocês se o quiserem, aqui não. Um time com os defeitos que temos, se entrar numa espiral de demissões de treinador cai na tabela e luta contra o descenso.

Acho que vale sim acompanharmos por mais algumas rodadas o trabalho de Cristóvão, que já teve resultados e atuações interessantes com esse time e á persistirem as derrotas isso pode e deve ser reavaliado. Mas focar nele as responsabilidades por desmandos diretivos é fora de propósito, mesmo quem não vai com a cara dele (Será que ele tem todos os dentes na boca?) deve admitir que foi o grupo que dirige o clube, hoje na pessoa de Roberto de Andrade mas sempre com Andrés Sánchez por traz (e saibam, Andrés aprovou, nada acontece sem sua aprovação no clube) é o responsável por tudo que aí está (elenco desmanchado, dívida exorbitante, a comissão técnica que aí está, etc) eles devem ser os primeiros alvos de qualquer indignação, não o treinador que não foi bater na porta do clube pra ser contratado, nem os jogadores que também não o fizeram e tem limitações. Ninguém entra em campo pra perder, se o técnico (o que não endosso) e o time são fracos, á "César o que é de César", temos de ser mais inteligentes e cobrar a DIRETORIA do clube por suas falhas e desmandos.



Curta nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)



Foto: LancePress. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours