Caros palestrinos, mais um papo de torcedor do Palmeiras aqui no Jovens Cronistas, estreando uma data nova para o futebol brasileiro na série A. Palmeiras foi a Recife enfrentar o Sport na Ilha do Retiro nesta segunda feira 4 de julho e saiu de lá com três pontos e mais uma boa atuação. Teve estreia, lesão, polêmica, boas jogadas, enfim, muitas coisas que tornam um jogo de futebol atraente.

O Palmeiras precisava encontrar um caminho fora de casa. O Sport e a Ilha do Retiro nem trazem boas lembranças para o torcedor alviverde, mas com certeza, o verdão tem que lembrar deste confronto com muito carinho. Cuca mandou a campo uma equipe modificada de última hora com Erik no lugar do Dudu, poupado. Mina estreou no lugar de Edu Dracena. Mas o diferencial do Palmeiras foi uma postura um pouco mais conservadora em relação à outras partidas fora de casa, com Thiago Santos comandando a marcação na intermediária.

O Palmeiras mostrou as caras no começo da partida. Após bom passe de Erik, Gabriel Jesus foi ao lado da área e devolveu na medida para ele marcar. 1x0. O jogo esquentava, principalmente quando Diego Souza poderia ter evitado um pisão desnecessário no Thiago Santos, mas, para sorte do volante não deu em nada mais grave.

Palmeiras ainda se deu ao luxo de perder uma chance ótima. Com o avanço do Sport em busca do empate, espaços eram deixados. Nisto, Roger Guedes arrancou e poderia ter passado a bola para Moisés livre tentar fazer o segundo e tranquilizar o jogo ainda na primeira etapa. Foi fominha e ainda por cima recuou para o goleiro Agenor.

O Sport precisava do empate e se lançou para cima do Palmeiras, na base do abafa, mas de maneira geral o sistema defensivo foi bem na primeira etapa. Veio o intervalo e poucas mudanças. A única veio no segundo tempo; Moisés sentiu a coxa e deu lugar a Matheus Salles. Pouco tempo depois, o Sport empataria a partida em lance que Daronco poderia ter dado pênalti sobre Rogério e talvez dado o segundo amarelo para Mina.

Insatisfeito com o empate, Cuca resolveu adiantar o time e buscar a vitória. Sacou Jean que fez uma partida segura e colocou Cleiton Xavier, voltando a dar um meio ofensivo à equipe alviverde. Foi de Cleiton a bola lançada para Gabriel Jesus acertar um belo tiro da pelota no canto direito de Agenor para desempatar a partida.

Em lance seguinte, Cleiton ganhou uma bola na lateral esquerda e deu assistência perfeita para Gabriel Jesus tirar do goleiro e sofrer um pênalti. Lance em que o Daronco poderia ter expulsado o goleiro Agenor, visto que era uma chance clara e manifesta de gol. Mas enfim, Cleiton bateu com perfeição e calou de vez a Ilha do Retiro. Fim de papo.

Ótima vitória em um momento crucial deste primeiro turno. Palmeiras atuou muito bem, de forma segura e gostei desse jeito mais conservador como visitante. O mandante tem que procurar espaços na nossa equipe e deixar espaços para o nosso contragolpe. Essa tem que ser a postura do Palmeiras fora de casa. Erik foi bem na movimentação, foi premiado com um gol, idem ao Gabriel Jesus, Roger Guedes faltou ser menos fominha hoje, mas não comprometeu. Mina estreou e acredito que vá ser um bom nome na zaga do Palmeiras, porém, falta ritmo de jogo e está nítido isso. Poderia talvez ter sido expulso, assim como o goleiro do Sport em lances que caracterizaram penalidades.

Cuca mais uma vez escalou bem a equipe e mexeu bem. A baixa fica para o terceiro cartão amarelo levado por Gabriel Jesus em um lance em que ele sequer falou alguma coisa ao defensor pernambucano, pelo contrário, só ouviu, mas acabou tomando o amarelo e desfalca o Palmeiras no clássico diante do Santos.

Além de Gabriel Jesus, Roger Guedes e Thiago Santos (estes com cartões amarelos mais do que merecidos) também desfalcarão o verdão. Fica a torcida para que a lesão de Moisés não seja grave, apesar de ter sido feia demais. Mas de resto, na Ilha do Retiro onde o Leão quase sempre ruge, hoje, quem rugiu foi o porco.


Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours