Olá fãs do automobilismo! Estamos de volta neste domingo, tratando mais uma vez da maior categoria do automobilismo mundial, desta vez de uma grande corrida, digna de medalha de ouro! Num fim de semana de expectativas depois da luta entre Rosberg e Hamilton na Áustria, o GP de Silverstone não decepcionou. Mais uma vez, a chuva se fez presente. E se Hamilton venceu tranquilo, praticamente de ponta a ponta, em todo o restante do grid os pilotos proporcionaram duelos e cenas de tirar o fôlego no domingo britânico. Acompanhe conosco a crônica da excelente excelente corrida na Inglaterra.



Com a forte chuva que caiu antes do início da prova, especialmente na reta dos boxes, todos os pilotos largaram com pneus de chuva extrema, e limitados pelo safety car. Houve quem criticasse a decisão da FIA em evitar a largada tradicional, com os pilotos lado a lado, mas há de se entender o lado da Federação Internacional de Automobilismo. A responsabilidade que a entidade carrega é gigante, qualquer acidente pode trazer consequências gravíssimas, e colocar em risco a vida dos pilotos. Nós, fãs da velocidade, queremos ver ação, e principalmente, a habilidade de cada piloto nas situações adversas, mas agir com cautela pode ser mais inteligente do que agir com o coração.

Já com o carro de segurança nos boxes, era a hora de ver o show começar. Lewis 'driblou' bem Nico Rosberg, abrindo importante vantagem na largada. Verstappen manteve sua posição, a exemplo de Ricciardo. Uma largada cautelosa e sem incidentes, mas com sintoma de muitas brigas para a sequência da corrida.

Lewis Hamilton, Mercedes, Silverstone, 2016Logo no segundo giro após a saída do SC, boa parte do pelotão entrou no pit para trocar os pneus de de chuva extrema para os compostos intermediários, afinal parte da pista estava praticamente seca, e o sol já começava a dar as caras em Silverstone. Ao contrário dos demais, os ponteiros permaneceram na pista, e se beneficiaram poucas voltas depois, quando o safety car virtual foi acionado após a escapada de Wehrlein.


Já com boa vantagem, Hamilton seguia na ponta. Em segundo vinha Rosberg, pressionado por Verstappen. Logo atrás, Pérez surpreendia na quarta posição. Com bom rendimento no molhado, Hamilton ia abrindo sobre Rosberg, que via Max se aproximando no seu retrovisor. Rápido e paciente, o holandês ficou a espera de um erro do alemão, e quando Rosberg saiu do trilho já formado em parte da pista, Verstappen fez linda manobra pelo lado externo da curva, ultrapassando o alemão e assumindo o primeiro lugar. Grande ultrapassagem e sobretudo, grande atitude do jovem holandês, que evolui a cada final de semana.

E enquanto Verstappen abria de Nico, os virtuais adversários diretos da Mercedes penavam no meio do grid. Com punição de 5 posições pela troca de câmbio, Vettel aparecia no 11º lugar, sua posição de largada. Räikkönen, de contrato renovado para 2017, aparecia um pouco mais à frente, no sexto lugar. Um fim de semana péssimo para o time italiano, que sequer fez frente à Red Bull, e já vê os austríacos ameaçarem no Mundial de Construtores.

O sol ajudava a secar a pista, que rapidamente se tornou apta para o uso dos pneus slik. Porém, as altas velocidades aliadas à curvas de alta obrigavam os pilotos a seguirem rigorosamente o trilho que se formara no traçado habitual do circuito. Qualquer 'pisada' no molhado significaria a perda de controle do bólido, e o risco de um grave acidente.

Com condições 'normais' de pista, a soberania da Mercedes ia se confirmando. Quatro segundos atrás de Verstappen, Rosberg começava a caça ao holandês, se aproximando a cada volta. Enquanto isso, no meio do grid, a proximidade entre os carros e o traçado molhado fora do trilho propiciavam altas emoções, com escapadas constantes e duelos interessantes.


Com uma já conhecida deficiência em pista molhada, os pilotos da Williams tiveram dificuldades nas primeiras volts da prova, caindo para fora da zona de pontuação. Já no seco, se esperava que Massa e Bottas ao menos tentassem escalar o pelotão. Porém, Bottas se atrapalhou, e saiu diversas vezes da pista, perdendo muito tempo e despencando na tabela. Massa também não se encontrava com o carro, e viu sua Williams ser ultrapassada por Alonso, em sua McLaren em crescente ascensão. Outro fim de semana desapontante para a Williams, dessa vez no seu 'home GP'. Mais uma vez, a escuderia de Sir Frank Williams vai caminhando para o esquecimento.
Felipe Massa, Williams, Silverstone, 2016
Lá na frente, Rosberg chegara em Verstappen. Com o melhor equipamento, o alemão se via na obrigação de ultrapassar o concorrente, para depois tentar alcançar seu companheiro e adversário Lewis Hamilton, que disparava na liderança. Mas, outra vez o jovem holandês mostrou serviço, segurando bravamente Nico por aproximadamente 10 voltas! Um pouco mais atrás, Ricciardo deixava Pérez para trás, ocupando a quarta posição.

Na liderança, Hamilton apenas controlava a distância para Rosberg, caminhando tranquilo para mais uma vitória na temporada, a quarta nas últimas cinco corridas! Enquanto Pérez perdia mais uma posição, deixando Räikkönen com o quinto lugar, Rosberg enfrentava problemas com o câmbio. Numa mensagem polêmica, a equipe deu instruções via rádio para Nico solucionar os problemas algo proibido no regulamento da FIA. Até a conclusão desta crônica, os comissários investigavam a situação de Nico, estudando uma possível punição. Punição esta que seria justa, afinal a equipe descumpriu uma regra prescrita no regulamento, que pode até ter evitado o abandono de Rosberg. Infelizmente, mais uma das regras confusas e mal formuladas do regulamento, que prejudica o entendimento do esporte e atrapalha o próprio desenrolar da corrida.

*No fim, vitória tranquila de Lewis Hamilton, que se jogou nos braços da torcida inglesa. Imbatível neste fim de semana, a força da torcida empurrou Lewis para uma grande exibição, que eleva sua moral e deixa o campeonato ainda mais disputado. Rosberg por pouco não perdeu a segunda posição para Max, e aguarda ainda a decisão dos comissários de Silverstone. De momento, o alemão ainda lidera o campeonato, com apenas quatro pontos de vantagem para Hamilton (168 a 167). Em terceiro aparece Kimi Räikkönen, com 106 pontos, seguido de perto por Daniel Ricciardo (100 pontos)  e Sebastian Vettel (97).

No Mundial de Construtores, o destaque fica para a Red Bull, que se aproximou de vez da Ferrari. No momento, a Mercedes lidera com 335 pontos, seguida por Ferrari (204), Red Bull (190) e Williams (92).

Confira a classificação do GP de Silverstone: 
Resultado do GP da Inglaterra (Foto: Divulgação)


*Após o encerramento desta edição, foi confirmada a punição de 10s para Rosberg, que assim caiu para o terceiro lugar na prova, embolando ainda mais a disputa pelo título. 

Não se esqueça de seguir acompanhando as novidades do nosso blog por nossa página no Facebook e nosso perfil no Twitter. Grande abraço e até daqui a duas semanas, com o GP da Hungria!
Compartilhe:

Ricardo Machado

Um sonhador, que anseia por deixar sua marca no mundo. Apaixonado por automobilismo, futebol, letras e pelas tardes frias e chuvosas de inverno.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours