Amigos, saiu enfim a convocação da Seleção Brasileira, que representará o nosso futebol nos jogos olímpicos do Rio. Rogério Micale, defendido por nós como o homem ideal para conduzir nossa seleção nos jogos, visto que foi ele quem acompanhou o processo de evolução e todos os desafios que esses jogadores encararam, independente da qualidade mais do que atestada de Tite, é sim o melhor caminho. Isso dito tanto por suas observações, por sua qualidade na condução destes garotos. Quanto pela necessidade da seleção principal de ter foco total agora na classificação para a copa, como bem frisado pelo novo comandante. Vamos juntos analisar os nomes e trazer uma perspectiva para os jogos.


Goleiros - Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético/MG).

Muito interessante essa introdução do Prass, sou suspeito pra analisar por que sou fã deste goleiro desde o Vasco. É um goleiro tecnicamente muito interessante, que tem boa colocação para as bolas simples, mas também sabe operar grandes milagres quando necessário e tem um espírito de liderança espetacular. É uma pena a perda de Ederson (Benfica), um goleiro de muito futuro, talvez com ele, a presença do arqueiro do Palmeiras não fosse necessária (afinal, foi titular quase toda a temporada em um dos grandes clubes do mundo), mas uma vez o perdendo, não penso que seja adequado chamar Alisson, gastar uma das vagas além 23 anos com um bom, mas comum goleiro no aspecto de liderança, com Jefferson (Botafogo) lesionado, era este mesmo o caminho e usa-se Uilson como opção, que quando exigido no Atlético rateou, talvez poderiam testar-se outras opções, mas Prass creio que chega preparado e não exigirá de seu reserva.


Zagueiros e Laterais - Marquinhos (PSG), Luan (Vasco), Rodrigo Caio (SPFC), Douglas Santos (Atlético/MG), Willian (Internacional), Zeca (Santos)

Vejam, quem nos acompanha sabe as restrições que tenho á Marquinhos, o considero um zagueiro baixo, muito bom pelo chão, boa saída de bola, mas com dificuldades notáveis na bola aérea, que o colocam no banco de David Luiz no PSG. Mas é fato que em idade olímpica é nosso grande expoente. Quanto á Rodrigo Caio, sempre foi utilizado por Micale na posição certa, como volante. E assim deve continuar, salvo algum problema com os titulares Luan e Marquinhos, afinal, como zagueiro o jogador do São Paulo talvez seja ideal mesmo para times de fim de semana, como sugerido por um diretor. É claro que não é ideal tratar assim um atleta, ainda mais um dirigente do clube onde joga. Mas a declaração retrata uma realidade, o jogador na função de zagueiro é abaixo do ideal, muito abaixo.


Volantes e Meias - Rodrigo Dourado (Internacional), Thiago Maia (Santos), Fred (Shakhtar Donetski/UKR), Rafinha (Barça), Felipe Anderson (Lazio), Douglas Costa (Bayern)

Agrada bastante as escolhas, vejamos se Rafinha e Fred terão problemas para vir, o segundo é plenamente substituível, o primeiro já é de suma importância. Felipe Anderson pode ser de uma importância ofensiva, é um jogador muito qualificado que também destacou-se no Santos ante de rumar para a Lazio, que não creio que imporá problemas na liberação do atleta. Não vejo a necessidade de se jogar com dois volantes, sobretudo nesta primeira fase, mas será uma briga boa, são dois ótimos jogadores. Sobre Douglas Costa, não entendo que seria importante gastar uma vaga além 23 anos com ele. Vejamos qual será a postura do Bayern, se essa vaga tivesse de ser gasta na meia (ponta), que fosse com Willian (Chelsea), esse é o nosso entendimento.


Atacantes - Neymar (Barça), Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Luan (Grêmio)

Belo ataque, bom saber que nosso capitão será Fernando Prass e melhor ainda saber que Micale vai até Neymar para ter uma séria conversa com ele. O jogador faz fora de campo o que quiser na sua folga. Mas Neymar não tem tido atitudes que condizem com a postura de um capitão, de um líder, sobretudo fora de campo, mas também dentro, como visto recentemente. É claro que há muita pressão sobre o jogador, com processos sob suas costas, tudo isso é compreensível. Mas as diferentes formas de reação sobre a pressão que tem mostrado o jogador, mostram um mimo, uma instabilidade emocional e uma infantilidade sem tamanho. É preciso que apareça um novo Renê Simões no caminho de Neymar para fazê-lo refletir, e Tite e Micale podem cumprir este papel.

Um ataque rápido e envolvente com os dois Gabi, o do Peixe mostrou na seleção que pode ser uma referência leve, de movimentação interessante. Cuca tem escalado Jesus mais centralizado por seus problemas com gringos e a suspensão de Alecsandro no Palmeiras, e tem obtido bons resultados, creio que os dois brigam por uma vaga, ótima briga e com ela o selecionado brasileiro (inclusive o principal) só tem a ganhar e Luan (assim como o que ficar no banco) será ótima opção para quando necessário, mudar os rumos do jogo. Voltando um pouco ao Palmeiras e o torcedor pode se irritar, mas Roger Guedes seria uma fantástica opção, caso Douglas Costa fique de fora.



Vejam, é claro que já tivemos seleções olímpicas na história muito mais fortes que essa. Por outro lado não temos grande ameaça sobretudo na fase inicial com Dinamarca, Iraque e África do Sul. Os outros grupos são muito mais fortes, neles temos adversários que podem preocupar, como México, Nigéria, Argentina, Portugal e Alemanha. Felizmente a Suécia não terá o reforço de Ibrahimovic, nem Portugal o de Cristiano Ronaldo, Argentina de Messi, mas as seleções já destacadas, Honduras são times que podem dar trabalho evidentemente. Por outro lado, nosso time tem bons jogadores, atletas que já tem um lastro, uma vivência de até certo protagonismo em seus clubes. Temos portanto, possibilidades reais de conquistar um inédito ouro olímpico em casa.



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)


Foto: Mowa Press



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours