Caros palestrinos, mais um Papo de Torcedor do Verdão para tratar de uma vitória obrigatória e essencial para quem briga na parte de cima da tabela. O Palmeiras recebeu o Santa Cruz no sábado 18 de junho em seu estádio, o Allianz Parque. Alguns retornos como no caso de Egídio (vinha de lesão) e Dudu (que vinha de "poupada"). Minha preocupação na verdade era como estaria a cabeça dos jogadores após a rodada de quarta feira. Durante a partida, deu para perceber que o ocorrido no Couto Pereira havia sido superado.

O Palmeiras não enfrentava o Santa Cruz desde 2006. Curiosamente, no jogo como mandante, foi a estreia de Tite pelo Palmeiras que brigava fervorosamente contra a degola naquele ano. Desta vez, a briga do alviverde é na parte de cima do campeonato e foi com esse espírito que o Palmeiras entrou em campo. Novamente, muita movimentação no ataque com Roger Guedes, Dudu e Jesus. Cleiton Xavier e Moisés conduziam a bola pelo meio campo, sendo que Moisés fazia um papel mais semelhante a segundo volante.

Palmeiras criava chances, mas faltavam ainda duas coisas: capricho no último passe e claro, o gol. Algumas finalizações com os chutes de Dudu e Cleiton foram defendidas pelo goleiro Thiago. Mas em um lance que começa a ser rotina do Palmeiras, lateral lançado pra área do Santa Cruz, Cleiton para em Thiago que lhe dá o rebote. Sem ser egoísta, rola a bola para Dudu fazer o 1x0.

No finzinho da primeira etapa, algo raro no futebol brasileiro: jogada ensaiada. Mais raro ainda: jogada ensaiada que dá certo. Em cobrança de falta, Jean aproveita as "ilusões" que Cleiton e Egídio proporcionaram ao santinha e soltou a bomba no canto de Thiago Cardoso e belo gol para tranquilizar o Palmeiras.

Na segunda etapa, o Palmeiras tirou um pouco o pé e o Santa começou a crescer em busca de um possível resultado positivo, o que é absolutamente normal. Mesmo assim, Gabriel Jesus, Moisés e o próprio Cleiton Xavier tiveram boas oportunidades até de ampliar o marcador. Mas, tendo em vista que jogadas ensaiadas são raras no futebol, quando se trata do Palmeiras, houve algo que tem sido comum: erro de arbitragem contra. Grafite se aproveitou de posição irregular e descontou para a cobra coral.

Mas o Palmeiras não se abalou e em jogada pela ponta direita, Dudu se atirou na bola após cruzamento na área para fazer o 3x1 e sacramentar a vitória. Claro que teve uma emoção extra com duas defesas fantásticas de Fernando Prass que vive grande momento. Uma cabeçada no chão a queima roupa e um chute de primeira que ainda desviou na trave e saiu. Fim de papo.

Palmeiras cumpriu com o dever de casa com mais uma ótima atuação, principalmente se tratando do setor ofensivo. Ao todo, foram criadas 23 chances de gol, algo que chega a ser mais que muitas chances de gol totais de muitos jogos, somando dois adversários. Cleiton começando de titular mostra mais uma vez o quão essencial é para o Palmeiras, já que sabe municiar o ataque. Dudu aparecendo com velocidade foi bem e Gabriel Jesus sempre atrapalhando e chamando a atenção da zaga adversária.

Jogada ensaiada de falta muito bem executada, e Jean começa a aparecer positivamente no setor ofensivo do Palmeiras (tem muita qualidade para isso). Lateral cobrado para a área adversária resultou por enquanto em três gols do Palmeiras (contra Grêmio, Coritiba e Santa Cruz). Único ponto negativo fica para mais um erro de arbitragem contra o Palmeiras, embora dessa vez o lance tenha sido bem difícil.

Terça feira tem que manter a pegada para vencer o América/MG em casa. Eles estão desesperados para sair do precipício, não podemos vacilar.
Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

4 comments so far,Add yours