Amigos, amantes do Calcio, chegamos a rodada final de mais uma temporada onde tenho a honra de acompanhar o futebol Italiano, vamos aqui falar dos jogos das grandes equipes, e fazer um pequeno balanço do desempenho de cada um desses times durante a temporada, vamos juntos.


Juventus 5 x 0 Sampdoria

Sem grandes dificuldades, a pentacampeã Juve bateu a Sampdoria com uma sonora goleada na despedida da Série A, na temporada (ainda tem decisão na Coppa Itália ante o Milan), Evra, Dybala (2), Chiellini e Bonucci anotaram os gols da Vecchia Signora. 

A Juventus termina o campeonato nove pontos á frente do Napoli, como já tratamos no texto em que a saudamos como campeã, o time saiu de uma depressão após a perda de alguns de seus principais nomes, para a volta por cima e a reafirmação em muito pouco tempo, vejamos o que acontecerá na janela, mas após uma temporada que começou com tudo pra dar errado, e terminou de forma apoteótica, fica difícil vislumbrar a perda do domínio do time no Calcio. É importante também parabenizar Allegri, que conseguiu dar uma cara pessoal a esse time, conseguiu desvincular o time, á figura de Conte, e teve total êxito e mérito nessa reconstrução. 

Já em relação á Sampdoria, uma temporada um tanto quanto decepcionante, o time foi eliminado já na qualificatória da Europa League (tirou o Genoa pra isso) e por vezes chegou a se imaginar que pudesse lutar diretamente contra o descenso, temporada abaixo do que pode o time, vejamos se o time engrena para a próxima temporada.

Napoli 4 x 0 Frosinone

Gosto amargo? O Napoli se despediu de uma temporada onde por um espaço de tempo, imaginou-se que o time poderia finalmente interromper a série de títulos da Juventus e conquistar o título, mas acabou perdendo o confronto direto, perdendo outros jogos que não se pode perder numa luta por título e terminando na vice-liderança do campeonato, a vaga direta na Champions League dá ao time um patamar importante financeiramente, é fundamental passar da fase de grupos agora, ao menos. E há que esperar pra ver o que aocntece na janela, Higuain mais uma vez é dúvida para a próxima temporada, após um ano maravilhoso com recorde de gols. ele tem total direito de avaliar o que é melhor para si, mas é importante tanto pro time, quanto pra ele ficar e tentar crescer ainda mais junto com o time, o time tem sim, potencial de crescimento ainda. Prova disso é que o time ainda destoa na relação sistema ofensivo e defensivo, até vieram nomes para a defesa, mas não foram suficientes para elevar esse setor no patamar ideal para um time que pensa ser campeão. 


O camisa 9 encerrou o campeonato marcando uma tripleta, chave de ouro, e Hamsik também deixou o seu, encerrando com goleada a temporada da equipe. 


Quanto ao Frosinone, já era esperado o retorno á Série B, o time era extremamente frágil e ainda assim fez um papel digno, colecionando oito vitórias na sua inédita participação na Série A, vejamos se consegue lutar pelo acesso novamente. 

Milan 1 x 3 Roma

Clássico na despedida de temporada para as duas equipes, que refletiu bem o que foi a participação de ambas na Série A, levou a melhor a Roma com gols de Salah, El Shaarawy (que não comemorou) e o Brasileiro ex-Santos Emerson Palmieri, descontou como sempre para o Milan, o colombiano Bacca. 

A Roma passou por momentos difíceis que levaram a mudança de comando, e conseguiu ter uma boa arrancada final, que possibilitou uma luta com o Napoli pela vaga direta na Champions, não deu, e vejamos o que o chaveamento reserva, é um time que tem condições de seguir se fortalecendo e ser mais competitivo, para brigar de forma mais direta pelo segundo posto na Itália e quem sabe incomodar a Juve. 


Já o Milan também trocou de técnico, oscilou bastante, em dado momento achamos que poderia engrenar, mas terminou a temporada ainda inconstante e de forma até um tanto melancólica, vejamos como o time chega para a próxima temporada, foi importante chegar na decisão da Coppa Itália, acho que por esse feito o time já merecia uma vaga na Europa League e assim voltar a disputar Ligas Europeias, mas depende da vitória na decisão do próximo dia 21, o que é possível, afinal é futebol, mas a franca favorita é a equipe adversária, vejamos o que acontece e vamos reportar aqui, claro.

Sassuolo 3 x 1 Internazionale

Com dois de Politano e um de Pellegrini, o Sassuolo bateu o misto da Inter nesta rodada final, os Nerazzurri descontaram com Palácio. 

A Inter se despede com vaga na fase de grupos da Europa League, o que já é muito importante, foi uma temporada que começou muito bem, o time passou por séria instabilidade em dado momento e no final terminou estável, numa quarta colocação que era mesmo onde era plausível chegar, e o preocupante são as expectativas de perda de jogadores que são muitas, vejamos o que se concretiza e como o time irá repor. 

Sobre o Sassuolo, a vaga na Europa League fica na dependência da decisão da Coppa Itália as chances de vir são enormes, mas é aplaudível a temporada que o time fez independente disso, batendo as principais equipes Italianas, com um jogo ofensivo muito agradável. e que isso possa se manter, é claro que deve vir mais uma recarga de perdas em relação ao time, mas que o time possa novamente se reinventar e se manter competitivo. 


Palermo 3 x 2 Hellas Verona

O Palermo conseguiu se safar da Série B, com a vitória em casa ante o já rebaixado Hellas Verona, muito se falou que a "lei do paraquedas" poderia influir na desportividade da equipe visitante, por favorecer o Palermo visando 15 Mi Euros a mais de cotas, mas se isso foi feito foi de forma muito bem disfarçada, pois foi um jogo quente, onde quase o Palermo se complica. Vazquez, Maresca e Gilardino marcaram os gols que garantiram a festa, enquanto Viviani e Pisano causaram calafrios no torcedor local.

Nada contra o time Siciliano, mas a campanha foi muito ruim, o time terminou um ponto á frente do rebaixado Carpi, mas dada a tradição, dado o nível financeiro, colocando tudo na balança, o Carpi merecia mais ter permanecido na Série A do que o Palermo, mas não há "merecimento" que supere a pontuação, então cabe parabenizar o torcedor e simpatizante Rosanero. Já o Hellas foi bem abaixo do que pode, é um time que fez jogos interessantes nesse campeonato e que deu trabalho na temporada passada, vejamos se mantem uma base, para voltar ao final da próxima temporada. 


Lazio 2 x 4 Fiorentina

Na despedida melancólica da temporada para a Lazio, Klose marcou seu último gol com a camisa laziale, porém isso não foi suficiente para impedir mais uma derrota na irregular campanha do time, desta vez ante a Fiorentina, que garantiu com o trinfo a presença nos playoffs da Europa League. O outro gol dos donos da casa foi marcado por Lulic logo no início, enquanto Vecino (2), Bernardeschi e Tello marcaram para a Viola. 

Após ótima temporada passada, a Lazio não vingou nesta, o trabalho elogiado de Pioli até aquela oportunidade, acabou interrompido e o time agora vive o desafio da reconstrução, para voltar a brigar por coisas grandes á partir da próxima época. 

Já a Viola conseguiu em parte êxito, chegou a ameaçar brigar por Champions, mas com o crescimento da Roma acabou ficando para trás, ainda assim há claro, que elogiar o trabalho de Paulo Sousa á frente do time e esperar que, no mínimo, o patamar atual seja mantido. 


Demais Resultados

Chievo 0 x 0 Bologna
Empoli 2 x 1 Torino 
Genoa 1 x 2 Atalanta
Udinese 1 x 2 Carpi


Classificação Final
















Artilharia

Higuain (Napoli) - 36 gols

Dybala (Juventus) - 19 gols

Bacca (Milan) - 18 gols.





Obrigado de coração á todos que nos acompanharam com afinco, que nos prooporcionaram boa audiência nessa cobertura mais uma vez, foi uma honra estar com vocês em mais um ano de cobertura do Calcio, dentre outros veículos, incluindo o "Esquadrão", já são mais de dez anos cobrindo essa competição que amo, e que venham muitos mais, arrivederci! 



Curta nossa Página: Jovens Cronistas! (Clique)





Imagens: AFP, EFE, Gazzeta dello Sport e Reprodução Twitter. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours