Amigos, o técnico Dunga convocou na última quinta (5), o selecionado Brasileiro que disputará a Copa América, que comemora o centenário da Conmebol (será que há o que comemorar com tanta corrupção?), a convocação traz uma mescla de jogadores da seleção principal e olímpica, até aí é louvável, mas algumas escolhas são muito "estranhas", vamos aqui repercutir a convocação, que como sempre tem em seu recheio, afetos pessoais do treinador, isso para ele supre a qualidade, e merece sempre críticas.


Goleiros - Alisson (Internacional/Roma), Diego Alves (Valência) e Ederson (Benfica) 

Aí tudo certo, a maneira com que Alisson adquiriu a titularidade gera dúvidas até hoje, assim como gera dúvidas o descarte de Jefferson, por uma bola, onde nem sequer há certeza se foi ou não falha, ou simplesmente a não operação de um milagre por parte do goleiro do Fogo, mas isso é passado, Alisson e Diego Alves são dois goleiros qualificados para a titularidade, dois jovens, o do Valência com mais rodagem, será uma boa briga daqui em diante. E Ederson foi uma boa escolha, um goleiro jovem, que pode herdar a posição no Benfica em breve, ou ir para outro clube grande na Europa como Oblak, tem muita qualidade, é muito promissor, passa segurança mesmo sendo um garoto, e vai se ambientar na principal, vai conhecer Dunga, acho que dependendo do que fizer na olimpíada já pode até se firmar como terceiro goleiro, para seguir com o time no próximo ciclo de copa.


Zagueiros - Miranda (Internazionale), Gil (Shandong Luneng/CHI), Marquinhos (PSG), e Rodrigo Caio (São Paulo FC)

Vejam, finalmente Dunga abriu mão de David Luiz, vinha muito mal na seleção, pena não termos cobertura da Ligue 1, pois gostaria de entender por que para Blanc, David está na frente de Marquinhos, sendo que para a torcida Brasileira parece claro quem é o melhor, Blanc treina os dois diariamente e tem uma percepção diferente, Thiago Silva nem adianta debater, é uma questão de quebra de confiança, o zagueiro também tem sua responsabilidade nisso, em campo e fora dele e até eu tenho dúvidas de como deve ocorrer sua volta. Isto posto, Miranda é o nosso zagueiro de maior confiança, porém tem falhado absurdamente na Inter, e agora começa também a falhar na seleção, tomara que se recupere, seria um dos meus três além da idade para a olimpíada, se o clube Italiano permitir, claro. Gil é um grande jogador, um zagueiro que não comprometeu jamais na seleção, mas escolheu ir para a China, qual avaliação que se pode fazer de um zagueiro na China? Por essa escolha, eu convocaria (apesar das recentes falhas na Libertadores) Felipe, seu ex-companheiro. O caso mais grave é de Rodrigo Caio, durante todo o trabalho de Micale (que é quem deveria comandar a seleção na olimpíada) com a seleção olímpica, o jogador do Tricolor foi utilizado na sua melhor função, 1º volante, diferente até do que é usado hoje no clube, é clara a diferença de rendimento do atleta nas duas posições, como disse de forma infeliz um dirigente se seu próprio clube, na zaga ele luta por vaga em "seu condomínio", gastar uma vaga de zaga com Rodrigo Caio é absurdo, é ignorar seu desempenho no clube, será que para Dunga Rodrigo Caio deve atuar na zaga na olimpíada? Se sim, estamos perdidos.


Laterais - Dani Alves (Barça), Fabinho (Mônaco), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Douglas Santos (Atlético/MG

É simples, Dunga já trabalhou na seleção com os dois laterais olímpicos, não há a desculpa da ambientação com ele, enfim, erro na convocação. Os dois atletas tiram as vagas de Fagner e Marcelo, aliás, Marcelo que deveria ser o titular, por sua qualidade, é um dos nossos maiores laterais, excelente ofensivamente e que buscou evoluir para cumprir sua função defensiva. Alguns falam que a temporada do lateral do Atleti e melhor, talvez sim, mas lá ele trabalha com Simeone, cumpre uma função e uma estratégia de jogo bem determinada pelo técnico, e ainda assim, alguns gols importantes que o time sofreu na temporada, foram sob suas costas. Sobre Fagner, acho que está á frente de Danilo hoje, o lateral vem muito mal no Real Madrid e perdeu a posição de vez para Carvajal.


Volantes - Casemiro (Real Madrid), Luiz Gustavo (Wolfsburg) e Elias (Corinthians)

Finalmente Casemiro foi convocado, com essa convocação nem teria convocado Luiz Gustavo, há os seus fãs, estou até evitando debater isso, mas sigo crendo que em 2016, em times competitivos (times falam em 11 em campo, leiam também seleção) não cabe mais um jogador estático e de pouco recurso técnico como ele, em 2016 o volante precisa saber não só destruir, mas iniciar a construção de jogadas, algo que ele é pouco capaz. Para essa vaga eu testaria Allan (Napoli), fez uma grande temporada, é outro que corremos risco de perder, muitos se posicionaram contra quando citei, mas acho importante observar Hernanes no início da próxima temporada Europeia, a reta final dele no Calcio foi muito interessante, não joga mais como na Lazio, como um meia criativo pela esquerda, mas tem qualidade pra ser também, o volante moderno que pleiteamos. Sobre Elias, vem de lesão, creio que tenha sido convocado muito mais pelo conjunto da obra, do que por feitos recentes.


Meias - Renato Augusto (Beijing Gouan/CHI), Lucas Lima (Santos), Philippe Coutinho (Liverpool), Willian (Chelsea) e Rafinha Alcântara (Barça). 

Vejam, Renato Augusto é um nome muito questionado por sua decisão de ida para a China, creio que no futuro, assim como Gil, acabará pagando pela decisão errada, mas NO MOMENTO, pelas últimas atuações pela seleção, não pode ser descartado. Os nomes estão corretos, e ainda ficam de fora Lucas Moura, que fez grande temporada no PSG (hoje poderia ter espaço, na Copa não, estava muito mal, depois que perde é fácil cornetar), Firmino que se recuperou no Liverpool e vem jogando muito e ainda Ganso, que vem fazendo um ano magnífico no São Paulo FC, acho que para o meio temos várias boas opções, longe de tempos passados sim, mas opções competitivas. Uma delas poderia estar no lugar de Rafinha, mas o meia é do Barça, é um jogador experimentado, nada a acrescentar em relação a sua escolha.


Atacantes - Douglas Costa (Bayern), Ricardo Oliveira (Santos), Hulk (Zenit) e Gabriel Barbosa (Santos)

Vejam, Hulk creio ter dois concorrentes fortes para a sua vaga, os já citados Lucas Moura e Firmino, mas fico (apesar das críticas da Nação Brasileira) com Hulk, por ter mais poder de decisão. Jonas precisa ser mais pensado, a temporada de Ricardo Oliveira não é boa, e Jonas menteve o nível ao longo de toda a temporada. Acho desnecessário desfalcar o Santos com Gabriel já na Copa América, um capricho de Dunga, poderia ter levado o do Palmeiras, estaria tudo certo, estaria mais equilibrado.



Porém, há um erro do Santos em relação a convocação dos três nomes, eles deveriam ter sondado a CBF se tinha o interesse disso, e em resposta positiva, tentar barrar antes da convocação. Gilmar no seu cinismo solicitou ao Peixe então, que vete a convocação de um atleta, o clube jamais fará isso por saber que o sonho de todo atleta é vestir a camisa da sua seleção, o clima no clube seria impraticável, falhou o Santos, e pagará por um capricho de Dunga.


De todo modo, apesar de erros gritantes, é uma convocação que tem acertos e é competitiva, apesar da CBF ser o que é, seguiremos torcendo pela seleção e acompanhando-a, em todas as competições.



Falamos aqui sobre o Santos, este, e mais vários grandes clubes Brasileiros, tem um espaço a ser preenchido no Papo de Torcedor (Clique), se você é um torcedor fanático, mas que tem boa escrita e visão de jogo, entre em contato conosco através de nossa página: Jovens Cronistas! (Clique)




Foto: Acervo/Mowa Press. 



Compartilhe:

Adriano Garcia

Amante da comunicação escrita e falada, cronista desde os 15 anos, mas apaixonado pela comunicação, seja esportiva ou com visão social desde criança. Amante da boa música e um Ser que busca fazer o melhor a cada dia.

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours