Caros palestrinos, vou falar sobre a derrota no choque-rei no estádio do Morumbi, sofrida pelo Palmeiras ao ser derrotado pelo São Paulo por 1x0. Não é um resultado absurdo, mas acontece que o Palmeiras atraiu demais a derrota já durante a semana. Um time sem meia armador, com improvisações nunca iria conseguir vencer um bom time postado, ainda mais em seus domínios.

O Palmeiras precisava buscar algum ponto fora de casa e pra isso contou com Dudu, Alecsandro, Gabriel Jesus e Roger Guedes fazendo um losango no campo de ataque em que Dudu era mais próximo do meio campo, Roger e Gabriel pelas pontas e Alecsandro mais avançado e postado na área, para ser o homem de referência. No setor de Roger Guedes, logo no começo, Dudu e Jean articularam boas jogadas e em uma Alecsandro bobeou e mandou nas mãos de Dênis. Nas outras duas, Lugano exerceu boa marcação sobre Gabriel Jesus e não o deixou virar e completar a jogada.

Logo depois desse bom início do verdão, veio o lance capital. Dudu perdeu bola no ataque e no lance seguinte em que foi falta... falta de experiência de Thiago Martins que não antecipou o quicar da bola e Ganso mandou pras redes fazendo 1x0. Prass poderia ter fechado no cruzamento, mas no decorrer do texto aqui, vamos absolver o arqueiro.

Após o gol, o São Paulo recuou um pouco e passou a esperar o verdão tomar a inciativa. O alviverde, porém, não tinha aquele jogador para dar o passe para servir Guedes, Jesus ou até mesmo Alecsandro. Tanto que a primeira etapa terminou em 1x0 para o tricolor.

Na segunda etapa, Cuca mexeu bem na equipe. Sacou o apagado e estabanado Thiago Santos para a entrada de Moisés, além de Roger Guedes para a entrada de Rafael Marques. Não sei se era o momento de sacar o Roger, já que vinha fazendo boas apresentações, mas enfim, fato que o Palmeiras tentou chegar mais no começo da segunda etapa. Porém, o São Paulo estava bem postado atrás e esperava os momentos para sair no contragolpe.

Contragolpes extremamente perigosos que terminaram em pelo menos duas intervenções importantíssimas de Prass. Não só em jogadas correndo, mas também em cabeçadas em escanteios e chutes de fora da área em boas chegadas de Ganso e Thiago Mendes. Viram? Absolvo da "falha" no gol sofrido.

De maneira geral, o São Paulo foi melhor e a única chance CLARA do Palmeiras na segunda etapa foi um chute que Dênis rebateu para o meio da área e no rebote, salvou de novo e quase teve que substituir em entrada firme de Alecsandro. De resto, mais nada e fim de Papo.

Palmeiras começou bem a partida, mas um detalhe individual resolveu o clássico. O resultado poderia ter sido diferente, caso não houvesse a burrice de "poupar" um meio campista essencial em um jogo tão importante. Faltou essa criação para desorganizar o sistema de marcação do tricolor paulista. Dudu é um ótimo segundo atacante, mas não tem que jogar de meio campo. Roger e Jesus ficaram muito sobrecarregados em criar a jogada em vez de "receberem" as jogadas. Alecsandro poderia ter feito o primeiro gol, mas acontece... nem sempre um centroavante vai fazer todas as oportunidades virarem gols.

Novamente, cito que mesmo em situação adversa, o Palmeiras não se desorganizou em campo e os espaços dados ao São Paulo na segunda etapa foram reflexos da necessidade de buscar o placar e não de desorganização tática. Palmeiras se mostrou um bom time jogando em casa e tem que manter esse retrospecto. mas está na hora de buscar mais ponto fora. Precisa ser mais decisivo quando chegar no ataque, ser mais o que o São Paulo foi no choque-rei de hoje.

Compartilhe:

Leonardo Paioli Carrazza

Deixe seu comentário:

0 comments so far,add yours